Qual o prazo para agendar perícia no INSS?

Perguntado por: Valentim Edgar Carneiro  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (15 avaliações)

Quem recebe a notificação tem 30 dias, a contar da data de recebimento informada pelos Correios, para marcar o procedimento. A relação completa pode ser consultada no Diário Oficial da União e o exame pode ser marcado pelo aplicativo “Meu INSS”, pela Central de Atendimento 135 ou pela página do instituto na internet.

Quanto tempo tenho para agendar perícia?

Documentos necessários

Quem não fizer o agendamento para o atendimento na perícia médica vai ter seu benefício suspenso nos primeiros 30 dias. Após 60 dias, o seu pagamento será cancelado.

Quando devo agendar a perícia INSS?

Confira quais são os casos que exigem o agendamento de perícia:
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-doença (Auxílio por Incapacidade Temporária);
  • Benefício de Prestação Continuada – BPC;
  • Aposentadoria por invalidez (Aposentadoria por Incapacidade Permanente);
  • Aposentadoria da Pessoa com Deficiência;

Como faz para agendar uma perícia no INSS?

O agendamento pode ser feito por meio do aplicativo Meu INSS ou da central de atendimento 135. Se o segurado não agendar a perícia, o benefício será suspenso e só será reativado após novo agendamento. “Caso não ocorra a manifestação do cidadão, o auxílio será cessado definitivamente”, alerta o INSS.

Como agendar perícia no INSS 2021?

Avaliação
  1. Entre no Meu INSS;
  2. Clique em “Agendar Perícia” e, em seguida, em "Novo Requerimento";
  3. Escolha entre “Perícia Inicial” se for a primeira vez, ou “Perícia de Prorrogação” se já estiver em benefício;
  4. Siga as orientações que aparecem na tela;
  5. Informe os dados necessários para concluir o seu pedido.

Prazo para agendar revisão de perícia médica no INSS termina nesta sexta-feira (19)

44 questões relacionadas encontradas

Qual o Whatsapp do INSS?

O INSS não possui número de whatsapp para atendimento. Os únicos canais oficiais para contato com o órgão são as agências físicas, o site ou aplicativo Meu INSS e o telefone 135.

Como estão as perícias do INSS 2022?

Segundo o instituto, as perícias que já estavam previstas para os próximos dias foram suspensas e serão reagendadas para o segundo semestre de 2022. O INSS reforçou que todos os segurados que recebem o auxílio doença e foram afetados pela medida, serão devidamente notificados pelo órgão.

Quando o INSS volta a fazer perícia presencial?

A partir de 1º de janeiro de 2022, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) voltará a exigir a perícia presencial para a concessão do benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença. Segurados terão que fazer agendamento on-line para realizar a perícia no posto.

Quanto tempo depois posso pedir o Auxílio-doença?

Carência. O benefício também exige um período mínimo de carência, ou seja, um número mínimo exigido de contribuições para que o empregado faça jus ao recebimento do benefício previdenciário. No caso da lei do auxílio doença, o trabalhador precisa contribuir para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses.

Qual o valor máximo que o INSS paga de auxílio doença?

Teto do auxílio doença

Ele corresponde à média dos últimos 12 salários. Por exemplo: um contribuinte que recebia 2 mil reais e passou a ganhar um salário mínimo no último ano vai receber o máximo de R$ 1.212 de auxílio doença, que é o valor atualizado do mínimo.

Quantas vezes pode pedir prorrogação do auxílio doença?

A renovação poderá ocorrer por até duas vezes. E, após a segunda renovação, será necessário agendar novo pedido. Com as novas regras, caso o segurado não se sinta apto a retornar ao trabalho, terá que fazer um novo pedido 15 dias antes de cessar o recebimento do benefício de auxílio-doença.

O que é necessário para pedir auxílio doença?

Para solicitar o auxílio-doença o trabalhador deverá ter um laudo médico atualizado e detalhado com o diagnóstico da doença o tempo necessário para afastamento que deve ser superior a 15 dias. Com o laudo em mãos o segurado deverá entregar à empresa para registro do afastamento e preenchimento do afastamento.

Está tendo perícia médica presencial no INSS?

INSS: perícia presencial de revisão do auxílio-doença está suspensa após novos casos de Covid-19.

Quando INSS volta a funcionar 2022?

Veja os pagamentos por período do ano para quem ganha até um salário mínimo: Janeiro de 2022 - de 25 de janeiro a 07 de fevereiro. Fevereiro de 2022 - de 21 de fevereiro a 09 de março. Março de 2022 - de 25 de março a 07 de abril.

Quando o INSS volta a funcionar normalmente 2022?

Depois de um longo período de restrições, o atendimento presencial com agendamento retornará no dia 14 de março e o atendimento presencial espontâneo somente em abril. Na quarta-feira (2), uma portaria foi publicada no Diário Oficial da União detalhando como funcionará o retorno.

Qual número para falar com INSS?

Seja para agendar um benefício ou apenas solicitar alguma informação, o principal canal de atendimento do INSS é o telefone 135. A ligação gratuita pode ser feita através do telefone fixo.

Quem tem direito a receber o auxílio doença?

O auxílio doença é pago ao trabalhador que cumpriu o período de carência exigido (quando for o caso e está incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 dias (consecutivos ou num período de 60 dias).

Quem nunca contribuiu tem direito a auxílio doença?

A boa notícia é que mesmo aqueles que nunca contribuíram no INSS têm direito a benefícios da Previdência Social. Um serviços é o Benefício de Prestação Continuada (BPC) que é regulamentado pela Lei Orgânica de Assistência Social – Lei nº 8742/93 (LOAS).

Quantas vezes posso pedir prorrogação do auxílio-doença 2022?

Não existe um período máximo em que uma pessoa pode ficar de auxílio-doença. Ele pode ser até mesmo recebido indefinidamente.

O que fazer quando o INSS nega a prorrogação?

Recorrer no próprio INSS é um dos caminhos para quem está com o pedido do auxílio-doença negado. Nessa possibilidade, o segurado que teve o benefício indeferido entrará com um recurso administrativo, diretamente na via administrativa do próprio INSS.

Como é feita a perícia de prorrogação?

Para ter a prorrogação do auxílio-doença, o trabalhador deve passar por uma nova perícia médica. Nota-se que o pedido dessa prorrogação pode ser feito de maneira online, usando o site ou aplicativo Meu INSS. Ao passo que, os usuários conseguem ver o resultado do pedido na mesma plataforma.

O que os peritos do INSS avaliam?

A perícia médica do INSS é o momento em que você será avaliado por um médico-perito do INSS. Esse perito deve analisar se realmente existe a incapacidade para o trabalho, seja se forma parcial ou total, temporária ou permanente.

Como fazer o pedido de prorrogação do INSS?

A prorrogação, porém, precisa ser solicitada ao instituto, pelo site, pelo aplicativo do Meu INSS ou pelo telefone 135. Do contrário, o benefício será encerrado.

O que é pedido de prorrogação com documento médico?

O pedido de prorrogação é um serviço destinado aos segurados que estão em auxílio-doença, e que precisam permanecer afastados de suas atividades por mais tempo do que o previsto inicialmente pela perícia médica do INSS.

Artigo anterior
Quais são os signos mais egoísta?
Artigo seguinte
Qual é a segunda maior favela de São Paulo?