Como acionar seguro?

Perguntado por: Isaac Pinheiro  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (46 avaliações)

Como acionar o seguro auto?
  1. Sinalize o local. O primeiro passo após um acidente é averiguar se não há nenhum ferido. ...
  2. Registre a ocorrência. Quando há vítimas do sinistro, é necessário registrar um Boletim de Ocorrência. ...
  3. Contate a seguradora. ...
  4. Leve o carro à oficina. ...
  5. Pague a franquia ou renove o seguro.

Qual o prazo para acionar o seguro?

Como vimos nesse artigo, o segurado dispõe de um período de 1 ano para acionar o seguro em caso de colisão. O prazo é o mesmo para o registro do boletim de ocorrência. Já o terceiro ou beneficiário possui um prazo de 3 anos. De qualquer forma, sempre tente acionar o seguro o mais rápido possível.

Precisa de boletim de ocorrência para acionar seguro?

É necessário fazer boletim de ocorrência para solicitar a indenização do seguro. Afinal, em caso de colisão, este é o documento que vai comprovar que o acidente ocorreu e como foi. Ou seja, este possui todos os detalhes que a seguradora vai precisar para liberar a indenização do seguro.

Quanto paga para acionar o seguro?

A parte paga pelo segurado é a franquia do seguro. Seu valor é determinado na apólice da proteção, e pode ser fixo ou percentual. Já a perda total, ou integral, acontece quando os danos ao carro são superiores a 75% do seu valor de mercado.

Como acionar sinistro seguro?

Dúvidas frequentes sobre acionar a seguradora
  1. Faça um Boletim de Ocorrência do sinistro;
  2. Contate a seguradora por um canal de atendimento (telefone, aplicativo, chat etc.);
  3. Encaminhe o carro para uma oficina e envie a documentação conforme orientação da seguradora;

?Bati o carro? e agora? - bati o carro e agora? ?o que fazer para acionar o seguro

32 questões relacionadas encontradas

Como relatar um sinistro?

Aviso de sinistro é um relato completo e detalhado do fato, informando dia, hora, local exato e circunstância do acidente; nome, endereço e carteira de habilitação de quem dirigia o veículo; se existem outros seguros em vigor para o mesmo veículo; e nome e endereço de eventuais testemunhas, se for do seu interesse.

Como registrar um sinistro?

Em caso de roubo ou furto do veículo, ligue 190, avise a polícia militar e faça imediatamente o boletim de ocorrência (B.O.). Em seguida, avise o seu Corretor e a seguradora para que as equipes de análise façam a constatação das coberturas.

Quando acionar seguro para terceiros paga franquia?

Uma dúvida comum aos motoristas é se é necessário pagar uma franquia quando o seguro contra danos a terceiros é acionado. A resposta é categórica: não.

Como funciona acionar franquia do seguro?

A franquia de seguro nada mais é que o valor com que o segurado deve arcar em determinados tipos de sinistro para que a seguradora faça os reparos necessários. Na prática, essa participação obrigatória funciona como um recurso de segurança para as companhias de seguro, resguardando-as contra o mau uso do serviço.

Quando o seguro não paga o sinistro?

Em tese, a seguradora poderá se recursar a pagar o valor do sinistro, mas isso deverá ser justificado por escrito e enviado ao cliente junto com as provas da negativa. Isso porque é bastante comum as seguradoras se recusarem a pagar de forma abusiva, quando não há nenhum impedimento legal para isso ser feito.

O que precisa para dar entrada no seguro do carro?

Documentos solicitados em caso de sinistro
  1. Cópias do RG e CPF;
  2. Cópia do comprovante de residência;
  3. Cópia da carteira de habilitação;
  4. Cópia do boletim de ocorrência;
  5. Cópia do prontuário médico, caso tenha ocorrido atendimento médico;
  6. Cópia do documento do carro do segurado;

Para que serve o boletim de ocorrência de trânsito?

Em acidentes sem vítimas, o boletim de ocorrência é opcional, mas é sensato fazê-lo. Além de ser um registro exato do que aconteceu, ele é necessário para acionar o seguro e resolver de maneira rápida o pagamento dos danos por parte de quem teve culpa.

O que acontece quando aciona o seguro?

Então sempre, que ele sofrer um acidente, que seja coberto pelo seguro contratado, e acionar a seguradora, ele deverá arcar com o pagamento da franquia que possuirá um valor fixo. Além dessa opção principal de franquia, podem existir outras em uma mesma apólice.

Quanto tempo tenho para avisar um sinistro?

Qual é o prazo para comunicar sinistro? O recomendável é entrar em contato com a seguradora o mais rápido possível. Normalmente, o prazo nos casos de colisão para segurando e de até 1 ano contato a partir do sinistro, enquanto nos casos em que terceiros ou beneficiários devem receber a indenização é de 3 anos.

Quando acionar o sinistro?

Quando e como acionar o sinistro do auto?
  1. Quando alguém bate no seu carro e não assume a culpa. ...
  2. Quando você bate o carro. ...
  3. Quando seu carro é roubado. ...
  4. Quando seu carro pega fogo. ...
  5. Quando seu carro é vítima de enchente. ...
  6. Quando alguém bate no seu carro e você é o terceiro. ...
  7. Quando os danos são mínimos.

Como é feito o pagamento da franquia do seguro?

A franquia do seguro deve ser paga apenas em conserto realizado no veículo do próprio cliente, e se o dano for parcial e passível de conserto. Nesse caso, ele deve pagar o valor da franquia, que é determinado de acordo com cada empresa.

Precisa pagar franquia em caso de roubo?

Basta, apenas, preencher o documento que registra a transferência de propriedade do veículo. No entanto, se seu veículo foi furtado ou roubado e, dentro do período de 5 a 7 dias foi encontrado, com avarias que necessitem de reparo, você precisará pagar a franquia para que o seguro realize tais consertos.

Como funciona a franquia para terceiros?

Franquia é uma estratégia utilizada em administração que tem, como propósito, um sistema de venda de licença na qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da sua marca, patente, produtos ou serviços. Abrir uma franquia tem sido comum para pessoas que querem empreender ou ampliar o seu negócio.

Como funciona o seguro contra terceiros?

O seguro de carro para terceiros indeniza, dentro do valor estipulado na apólice, os danos que você causou em outro carro ou até em outras pessoas, como pedestres. Com esse seguro é possível acionar a seguradora para custear o conserto desse carro ou da indenização, poupando que você tenha gastos inesperados.

Quem paga a franquia de terceiros?

Diferentemente da franquia que é paga quando você bate o carro e precisa arrumar o seu próprio veículo, quando há colisão com veículo de terceiros, por exemplo, o custo fica por conta da seguradora.

O que é abrir um sinistro?

Os sinistros provavelmente são fenômenos naturais, batidas, alagamentos, explosões, roubos e por aí vai. Caso algumas dessas situações ocorram, o seguro indeniza o segurado em um prazo de até 30 dias. Basta registrar um boletim de ocorrência — usado pela seguradora para análise — e comunicar o acontecido.

Quais são os tipos de sinistros?

Veja como os sinistros são classificados
  • Pequena monta. ...
  • Média monta. ...
  • Grande monta. ...
  • Roubo e furto. ...
  • Acidentes de trânsito. ...
  • Danos a terceiros. ...
  • Causas naturais.

Como escrever carta a seguradora?

Use frases curtas (uma ideia por frase), linguagem simples e direta. Seja específico quanto ao que pretende que a seguradora faça por si (uma indemnização, um reembolso, a reparação de um bem,…). Se o incidente envolver colaboradores da própria seguradora, procure identificá-los.

O que é valor do prêmio do seguro?

3- O que é prêmio do seguro? É o valor que o segurado paga à seguradora pelo seguro para transferir a ela o risco previsto nas Condições Contratuais. Pagar o prêmio é uma das principais obrigações do segurado.

Artigo anterior
O que foi a Teoria de Pasteur?
Artigo seguinte
O que fazer para parar de peidar?