Qual o prazo para aceitar a aposentadoria?

Perguntado por: Lara Nádia Ferreira Valente  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (48 avaliações)

Prazo de 30 dias foi extinto para evitar transtornos aos beneficiários O segurado pode, a qualquer momento, desistir do pedido de aposentadoria, desde que não saque o primeiro benefício depositado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), nem os recursos do FGTS ou do PIS.

Quanto tempo para analisar pedido de aposentadoria?

O órgão previdenciário terá de analisar em até 90 dias as solicitações de aposentadorias, exceto aquelas provocadas por invalidez, cujo prazo permanece em 45 dias. Quarenta e cinco dias era o prazo oficial para todos os requerimentos administrativos apresentados por segurados ao INSS.

O que acontece se não sacar o benefício do INSS?

PAGAMENTO: Quem não sacar benefício em 60 dias tem que pedir desbloqueio ao INSS. Da Redação (Brasília) - Os benefícios que não são sacados em 60 dias, depois da data prevista para o pagamento, são devolvidos pelo banco ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Qual o prazo que o INSS têm para conceder aposentadoria?

O prazo legal previa o limite máximo de 45 dias para a análise de todos os benefícios. No entanto, o INSS vinha descumprindo esse limite. Por isso agora o INSS terá um prazo de 30 a 90 dias para analisar a concessão, dependendo do benefício.

Quando o benefício é concedido Quanto tempo para receber?

Apesar do prazo legal de 45 dias, atualmente, o período é de cerca de 120 dias para que o cidadão receba uma resposta, o que causa filas de espera. Ao longo da análise, é possível acompanhar o requerimento por meio do site do INSS ou por telefone.

Qual o prazo para obter a cópia do processo de aposentadoria?

20 questões relacionadas encontradas

Como saber se o requerimento do INSS foi aprovado?

Para conferir o resultado da sua perícia médica do INSS o cidadão deve acessar o portal Meu INSS ou aplicativo Meu INSS. Para ter acesso a todos os serviços disponibilizados pelo Instituto o cidadão deverá entrar com o seu login único Gov.BR.

O que fazer quando o benefício volta para o INSS?

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

Pode deixar o dinheiro da aposentadoria na conta?

Portanto, sim, pode depositar dinheiro em conta de aposentadoria, desde que essa conta seja corrente ou poupança.

Quando o INSS pode cortar o benefício?

Os segurados que não realizarem o agendamento ou não comparecerem na data agendada terão o benefício suspenso. Se após 60 dias da suspensão o segurado não realizar a perícia o benefíco será cancelado.

Por que o INSS demora tanto para analisar um processo?

Mas por que o INSS demora tanto? A demora da análise de um benefício no processo administrativo do INSS pode ter origem em falhas internas do instituto ou por desatenção do próprio segurado, por exemplo.

Quando o INSS diz concluído?

3 – CONCLUIDO

Significa que já houve uma decisão no seu pedido. Logo abaixo dessa informação consta qual o tipo de conclusão: DEFERIDO (ou CONCEDIDO): É a resposta esperada por todos! Significa que seu pedido foi concedido (aprovado) pelo INSS.

Quais as causas que levam a perder o auxílio-doença?

Isso pode acontecer se, ao analisar a papelada, houver falhas como falta de carimbo e do número do CRM (registro profissional) do médico, ou falha na assinatura. O que fazer: Ao entrar com um recurso, o trabalhador deve apresentar um novo laudo médico com as especificações exigidas pelo INSS.

Quando corta o auxílio-doença?

O INSS pode suspender o benefício de quem não agendar a perícia que vai avaliar se o beneficiário permanece incapaz para o trabalho. Se o benefício for suspenso, só pode ser reativado após novo agendamento. “Caso não ocorra a manifestação do cidadão, o auxílio será cessado definitivamente”, alerta o INSS.

É possível receber a aposentadoria direto na conta poupança?

Sim. O aposentado pode optar por receber seu benefício em conta corrente ou poupança em qualquer banco que tenha contrato com o INSS para pagamento de benefícios. Para isso, realiza solicitação diretamente na agência bancária onde deseja receber seu benefício.

O que é saque de resíduo?

O resíduo do INSS é o nome que se dá ao valor do benefício que permanece na conta do beneficiário após a morte deste. O direito ao saque deste valor, ou mesmo quem é que pode ter direito a ele, são algumas das dúvidas que devem ser solucionadas para evitar problemas ou procedimentos indevidos.

Como posso desistir da aposentadoria?

Como eu disse antes, você só pode desistir da aposentadoria antes de começar a recebê-la. Após o recebimento do primeiro pagamento da aposentadoria, do saque do FGTS ou do PIS/PASEP, você não pode mais desistir do benefício. E não é possível “devolver” tais valores para desistir da aposentadoria.

O que significa benefício reativado?

Serviço que permite ao cidadão solicitar ao INSS a reativação do seu benefício que está suspenso ou cessado. Para ter acesso a este serviço, não é necessário comparecer a uma unidade do INSS (a solicitação e o recebimento podem ser feitos diretamente pela web).

O que significa crédito retornado?

Essa é uma medida de segurança, em que o banco devolve o valor ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que bloqueia o pagamento.

O quê crédito não retornado?

Crédito não retornado

Parte dos beneficiários registram como “Crédito não retornado” casos em que o sistema aponta que o benefício foi pago, mas o segurado não recebeu o valor em sua conta.

Como faço para saber se o meu benefício foi liberado?

Entre no site oficial da Previdência: www.previdência.gov.br; No menu que se situa na lateral esquerda do site, clique em “Serviços do INSS”; Em seguida, clique no link “Consulta de situação de benefício”; Aparecerão as duas opções citadas: “Acompanhar pedido” ou “Resultado de requerimento de auxílio doença”.

Como saber se meu benefício foi liberado?

A consulta pode ser feita pelo site ou aplicativo Meu INSS ou pela Central de Atendimento ligando para o número 135.

Como saber se meu nome está na lista do INSS?

Para você consultar se seu nome está na lista, basta consultar o site dos TRF (tribunal regional) responsável pela sua ação.

Como saber se fui cortado do Auxílio-doença?

Se você não sabe o motivo pelo qual o seu benefício foi cessado, ou pensa que foi cortado de forma errada, você pode ligar para a central 135, ou então ir em busca de um profissional especialista em benefícios do INSS para acompanhar o seu caso.

Como saber se o Auxílio-doença foi cancelado?

Por meio do Portal de Serviços da Previdência Social, o Meu INSS, todo cidadão pode consultar suas informações previdenciárias, verificar os benefícios ativos em seu CPF, agendar atendimentos, solicitar dados e muito mais.

Artigo anterior
Quais são os três aspectos do meio ambiente?
Artigo seguinte
Qual rádio toca flashback?