Qual o prazo do contrato de trabalho temporário explique?

Perguntado por: António Neves Santos  |  Última atualização: 11. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (51 avaliações)

Prazo. Antes da alteração realizada pelo Decreto 10.060/2019, o prazo máximo de contrato temporário estabelecido pela Lei 6.019/74 era de três meses. O artigo 25 do decreto aumentou-o para 180 dias corridos, independentemente de a prestação de serviço ocorrer em dias consecutivos ou não.

Qual é o prazo do contrato de trabalho temporário?

Qual o prazo máximo de um contrato temporário? Normalmente, o prazo do contrato não pode exceder 180 dias, consecutivos ou não. Porém, quando necessário, pode ser prorrogado por, no máximo, 90 dias a mais, totalizando 270 dias.

Qual prazo mínimo para contrato temporário?

Prazo do Contrato de Trabalho Temporário

Outra coisa que eu gostaria de lembrar é que, o prazo de contrato de trabalho temporário não tem um período mínimo, mas precisa manter o prazo de 180 dias.

Como funciona o contrato de trabalho temporário?

“Trabalho temporário é aquele prestado por pessoa física contratada por uma empresa de trabalho temporário que a coloca à disposição de uma empresa tomadora de serviços, para atender à necessidade de substituição transitória de pessoal permanente ou à demanda complementar de serviços”.

Quais são os prazos dos contratos de trabalho?

Duração: no máximo de dois anos. Prorrogação: O contrato poderá ser prorrogado mais de uma vez, desde que o tempo máximo seja de dois anos. Se ultrapassar o prazo de dois anos, o contrato passará a ser contrato por tempo indeterminado. Intervalo para o novo contrato: Mínimo de 6 meses para ser renovado o contrato.

Entenda a diferença entre contrato temporário e por prazo determinado

19 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de contratos de trabalho?

Vejamos quais são os tipos de contrato de trabalho permitidos por lei atualmente:
  • Contrato por tempo indeterminado.
  • Contrato por tempo determinado.
  • Contrato de trabalho temporário.
  • Contrato de trabalho autônomo.
  • Contrato de prestação de serviços.
  • Contrato de trabalho terceirizado.
  • Contrato de trabalho intermitente.

Quais são as regras de um contrato de trabalho?

Regras do contrato de trabalho por prazo determinado
  • As regras de sua prestação devem ser escritas e registradas formalmente;
  • Um contrato de trabalho por prazo determinado não pode durar mais de dois anos;
  • Pode-se prorrogar o trabalho uma vez.

Quais são os direitos do trabalhador temporário?

Isso inclui pagamento de horas extras, adicional noturno, vale transporte, descanso semanal remunerado, 13º salário proporcional ao tempo de serviço e férias, também proporcionais ao período trabalhado. O trabalhador temporário não tem direito a seguro desemprego, aviso prévio, 40% do FGTS e férias.

Quem trabalha com contrato temporário tem direito a FGTS?

Na modalidade de mão de obra temporária o trabalhador NÃO TEM direito a multa sobre o FGTS. Como o trabalho temporário é um contrato com prazo predeterminado de até 180 dias de forma flexível, o empregador não fica obrigado a pagar multa sobre o FGTS.

Quem trabalha com contrato temporário tem direito a Seguro-desemprego?

O trabalhador temporário não tem direito ao seguro-desemprego, bem como não tem direito a aviso-prévio, 40% do FGTS e férias integrais.

Como funciona o contrato de 9 meses?

De acordo com a portaria, os contratos de trabalho temporário poderão durar até nove meses, além dos três habituais conforme prevê a Lei 6.019/89, desde que ocorram circunstâncias e motivos a justifiquem e vale exclusivamente na hipótese de substituição de pessoal regular e permanente.

Como sacar FGTS contrato temporário?

Quando o vínculo empregatício é temporário (até três meses), o empregado também tem direito a sacar o Fundo de Garantia quando o contrato se encerra. Documentos adicionais necessários: – Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho; – Carteira de trabalho com cópia das páginas de identificação.

Quando o trabalhador temporário poderá sacar o FGTS?

Também é possível sacar a grana ao término de um contrato temporário de trabalho, ao se aposentar e ao atingir 70 anos de idade. Outra situação em que o acesso ao dinheiro é permitido é quando o funcionário perde o emprego por causa de falência da empresa ou morte do empregador individual.

Quem trabalha temporário tem direito aos 40 do FGTS?

Não. A multa de 40% sobre o FGTS é prevista em lei somente nos casos de dispensa sem justa causa. Como o trabalho temporário é um contrato com prazo flexível, limitado a 180 dias, não há depósito da multa sobre o FGTS.

Quem trabalha temporário tem direito a décimo terceiro?

- Verbas rescisórias - em caso de encerramento do contrato de trabalho por dispensa sem justa causa, pedido de demissão ou término normal do período o trabalhador fará jus ao recebimento do saldo de salário, férias proporcionais, saque do FGTS, décimo terceiro.

Quem paga o salário do trabalhador temporário?

Quem paga o trabalhador temporário? A Utilizadora. Ainda que a contratação seja intermediada por uma Agência, é a empresa Utilizadora quem remunera e dirige os trabalhadores temporários. A Agência é responsável por elaborar folha especial dos temporários e repassar a remuneração para o trabalhador mensalmente.

Quais são as principais características do contrato de trabalho?

– Bilateral ou sinalagmático: envolve obrigações para ambas as partes. A obrigação é recíproca entras as duas partes. ... – Consensual: ainda que tácito, há o consentimento das partes; ainda que este consentimento se demonstre de forma comportamental e não pela palavra ou escrita.

O que a CLT fala sobre o contrato de trabalho?

No Brasil, a regulamentação das relações trabalhistas é exercida pela Constituição Federal, pela CLT (Consolidação das Leis do trabalho) e por outras leis complementares. Essas medidas visam garantir direitos e deveres aos empregados e empregadores.

Quais são os tipos de contratação?

2. Quais são as 10 formas de contratação?
  • Carteira assinada (CLT) É a contratação em regime integral clássica da CLT, indicada para colaboradores fixos da organização. ...
  • Trabalho com contrato PJ (freelancer) ...
  • Contratação temporária. ...
  • Trabalho parcial. ...
  • Estágio. ...
  • Jovem Aprendiz. ...
  • Terceirização. ...
  • Home office ou trabalho remoto.

Quais são os tipos de contratos administrativos?

Contrato administrativo: o que é, tipos e características
  • O que é a Administração Pública? ...
  • Contratos de obras públicas. ...
  • Contratos de serviço. ...
  • Contratos de fornecimento. ...
  • Contratos de gestão. ...
  • Contratos de concessão. ...
  • Contratos de alienação. ...
  • Finalidade pública.

Como faço para sacar o FGTS mesmo trabalhando?

Embora muitos não saibam, o trabalhador pode sacar o FGTS mesmo trabalhando. Isto é, o resgate do Fundo de Garantia não ocorre apenas após o final do contrato de trabalho. Por isso, ele pode ser fonte de dinheiro extra ainda em 2021! ... O Fundo de Garantia é pago aos trabalhadores formais mensalmente.

É possível sacar todo o FGTS?

Todos os trabalhadores, que possuam contas ativas ou inativas do FGTS, podem sacar até R$500 de cada uma delas, limitado ao valor do saldo. Para saber os valores disponíveis para o saque, os canais de recebimento e as opções de crédito em conta, clique aqui.

Quem trabalha 9 meses tem direito a Seguro-desemprego?

Para solicitar o seguro-desemprego pela 1ª vez, o trabalhador com carteira assinada precisa ter atuado por pelo menos 12 meses com carteira assinada em regime CLT nos últimos 18 meses imediatamente anteriores à data de dispensa. ... Já na 3ª e demais, precisa ter atuado na empresa por no mínimo 6 meses.

Quem está recebendo seguro desemprego pode trabalhar temporário?

Os direitos dos trabalhadores ainda geram bastante dúvidas. Uma delas é se o trabalho temporário tem direito ou não ao seguro-desemprego. De acordo com a Justiça do Trabalho, a resposta é não. O trabalhador temporário não tem direito ao seguro-desemprego.

Quem trabalha por contrato perde o seguro desemprego?

Quem trabalha de carteira assinada e é dispensado sem justa causa tem o direito de receber o seguro-desemprego. ... Assim, quando ele inicia um contrato temporário, o seu seguro-desemprego fica suspenso. Com o final do contrato temporário, ele passa a receber novamente os meses faltantes."

Artigo anterior
Quais são as normas infraconstitucionais?
Artigo seguinte
Quais são as grandes áreas das artes?