Como plantar e cuidar da melissa?

Perguntado por: Juliana Faria Freitas  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (19 avaliações)

AMBIENTE: Pode ser parcialmente sombreado e sempre protegido contra geadas e frio excessivo. Uma recomendação importante é cultivar melissa em solo fértil, com bom teor de matéria orgânica e boa umidade, mas o terreno deve ser bem drenado e livre de encharcamento.

Como cuidar de melissa no vaso?

Melissa de vaso

Não gosta de terra encharcada então, não abuse das regas e faça uma boa drenagem no vaso. Essa planta aguenta bem o solo ressecado mas, se tiver muita umidade e pouca insolação, vai criar fungos e outros bichinhos que estragarão o seu chá, depois.

Como se planta a melissa?

As sementes são pequenas e não devem ser enterradas a mais do que 6 mm de profundidade. O ideal é peneirar uma leve camada de terra sobre as sementes ou simplesmente deixá-las na superfície do solo. O transplante para o local definitivo é feito quando as mudas estão com cerca de 10 cm de altura.

Quantas vezes regar melissa?

Deste modo, regar a melissa uma vez por semana será suficiente e, caso as plantas estejam diretamente no chão, no inverno podem chegar, inclusive, a viver sem a necessidade de irrigação constante.

Qual a diferença de melissa e erva cidreira?

A melissa (Melissa officinalis) é outra planta conhecida popularmente como cidreira. Nativa da Europa e Ásia, e também cultivada no Brasil, tem as folhas bem desenhadas. As folhas e inflorescências são empregadas, na forma de chá, como calmante nos casos de ansiedade e insônia.

Dicas para saber plantar erva cidreira, ou melissa, em vaso

29 questões relacionadas encontradas

Para que serve melissa ou erva-cidreira?

O chá de melissa melhora a digestão, controla sintomas de ansiedade e combate a insônia, entre outros benefícios. A melissa (Melissa officinalis), também conhecida como erva-cidreira, é uma planta arbustiva da família Lamiaceae.

Como cuidar do pé de melissa?

AMBIENTE: Pode ser parcialmente sombreado e sempre protegido contra geadas e frio excessivo. Uma recomendação importante é cultivar melissa em solo fértil, com bom teor de matéria orgânica e boa umidade, mas o terreno deve ser bem drenado e livre de encharcamento.

Como cuidar de uma melissa?

Cuidados com melissa: tenha sempre um calçado com aparência de...
  1. Lave com sabão neutro. Ao limpar a sola do calçado, utilize uma esponja macia ou uma escovinha com cerdas macias. ...
  2. Deixe secar na sombra. ...
  3. Não deixe resíduos. ...
  4. Limpe a parte interna corretamente. ...
  5. Guarde o calçado adequadamente. ...
  6. Passe verniz com certa frequência.

Como manter a melissa?

Aí é o seguinte: coloque duas folhas de papel-toalha em um prato. Distribua as ervas e cubra com mais papel-toalha. Elas têm que ir para o microondas em potência média por 30 segundos. Dê uma olhadinha e rode mais 30 segundos e assim por diante, até desidratarem.

Como plantar muda de melissa em vaso?

Espaçamento: cada semente pode originar uma planta, por isso você pode semear de 3 a 5 sementes por vaso e depois da germinação, escolha a muda mais forte para continuar o cultivo. Se cultivar na jardineira, faça a semeadura a cada 5 cm, e depois de 1 mês, recomendamos que sejam mantidas de 3 a 5 mudas.

Quando colher a melissa?

As folhas da melissa são colhidas no verão (preferencialmente no começo). Para fazer um chá, é preferível colher as folhas da melissa antes da floração, pois após este período as folhas perdem um pouco do sabor e cheiro. É possível colher as folhas logo após a floração.

Quem não pode tomar chá de melissa?

A água de Melissa não deve ser consumida por pessoas com problemas na tireoide, já que pode causar inibição de alguns hormônios. Além disso, deve ser usado com cuidado em pessoas com pressão alta ou com glaucoma.

Quais os tipos de melissa?

Existem três tipos de erva-cidreira: a erva-cidreira verdadeira que lembra a hortelã; a erva-cidreira brasileira que é maior e tem pequenas flores lilás; e o capim-cidreira, também chamado de capim-santo,. As três plantas têm propriedades de calmante, relaxante e analgésico.

Quantas vezes devo regar Hortela?

A terra deve sempre permanecer úmida, mas não encharcada. Se o clima estiver quente, você pode regar a planta várias vezes por dia. Deixe o vaso voltado para o leste, pois a hortelã se desenvolve melhor com seis ou mais horas de luz solar.

Quanto tempo dura uma melissa?

Assim, o seu calçado será um investimento a longo prazo, já que ele poderá durar por décadas. Vale ressaltar que por todo esse tempo ele ainda contará com o cheirinho característico da marca. A Melissa também pode ser lavada normalmente com sabão neutro e água sem que o material seja danificado ou o brilho prejudicado.

Como manter o cheiro da melissa?

Para manter o conhecido cheiro do calçado e evitar maus odores, após o uso é recomendado deixar suas Melissas expostas à ventilação. Procure sempre guardá-las em locais frescos e arejados, especialmente se não as for usar por algum tempo.

O que tira mancha de melissa?

-> ÓLEO DE BANANA (sem acetona) - ótimo produto para tirar manchas de melissas e um dos preferidos entre as melisseiras! Pode ser passado tanto nas melissas brilhosas, quanto nas foscas. Para aplicá-lo, embebede um algodão com óleo de banana e esfregue na Melissa. Não é necessário retirar o produto.

Quem tem pressão alta pode tomar chá de melissa?

O chá possui um efeito tranquilizante que auxilia no suprimento da pressão arterial. É uma excelente bebida para pessoas que possuem hipertensão. Ele ainda diminui as chances de ter aterosclerose, derrames e ataques cardíacos.

Qual é a folha da melissa?

A planta melissa, também conhecida como erva-cidreira, é originária da Ásia e pertence à mesma família do hortelã e do boldo - sendo geralmente utilizada no preparo de infusões ricas em nutrientes. Ela tem um leve aroma de limão, por conta da presença do limoneno (um tipo de terpeno antioxidante) em suas folhas.

Qual é a erva melissa?

A erva-cidreira é a planta medicinal Melissa officinalis, também conhecida como cidreira ou melissa, que é rica em compostos fenólicos e flavonóides com propriedades calmantes, sedativas, relaxantes, antiespasmódicas, analgésicas, anti-inflamatórias e antioxidantes, sendo muito utilizada para tratar vários problemas de ...

Qual a diferença entre melissa e hortelã?

A Melissa officinalis, popularmente conhecida como melissa, ou erva-cidreira verdadeira, tem uma folha bastante parecida com a do hortelã, mas que são facilmente diferenciadas pelo aroma (o do hortelã é bem marcante). É nativa da Ásia e da Europa.

Quais os benefícios da erva-cidreira?

Benefícios da erva-cidreira
  • Alivia o estresse.
  • Reduz a ansiedade.
  • Melhora a função cognitiva.
  • Alivia insônia e outros distúrbios do sono.
  • Faz bem para indigestão.
  • Ajuda a tratar náuseas.
  • Minimiza cólicas menstruais.
  • Alivia dor de cabeça.

Porque quem tem hipotireoidismo não pode tomar água de Melissa?

Não deve ser usado em casos de hipotireoidismo, pois ocorre inibição de certos hormônios tireoidianos. Pessoas com glaucoma devem evitar o uso de óleo essencial de Melissa officinalis, pois o citral pode aumentar a pressão ocular.

Artigo anterior
Como dividir turnos de trabalho?
Artigo seguinte
Qual a proporção de areia e cimento para concreto?