Como prevenir a filariose?

Perguntado por: Rebeca Fabiana Araújo Simões Simões  |  Última atualização: 15. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (5 avaliações)

Tomada de medidas que previnam a picada do mosquito, como por exemplo, repelentes, roupas que cubram o corpo, evitar água parada e acúmulo de lixo.

Como podemos evitar a filariose?

A melhor forma de prevenção é o combate tanto ao vetor, o mosquito C. quinquefasciatus, quanto às suas larvas com a utilização de inseticidas e saneamento ambiental. Assim que forem percebidos os sintomas da filariose, um médico deve ser consultado.

Que medidas podem ser tomadas para prevenir a elefantíase?

A prevenção da elefantíase é feita se evitando o contato com mosquitos transmissores, através de medidas como:
  1. Uso de mosquiteiro para dormir;
  2. Telas nas janelas e nas portas;
  3. Evitar deixar água parada em pneus, garrafas e vasos de plantas, por exemplo;
  4. Usar repelente diariamente;
  5. Evitar locais com moscas e mosquitos;

Como prevenir Wuchereria bancrofti?

A prevenção da infecção pela Wuchereria bancrofti é através de medidas para evitar a reprodução e picada do mosquito responsável pela transmissão da doença, sendo recomendado usar mosqueteiros, usar repelentes e evitar água parada, por exemplo.

Como se adquire a filariose?

Descrição: Doença parasitária crônica de caráter endêmico, restrita a áreas focais. Transmissão: O ser humano é a fonte primária de infecção, o parasita nematóide Wuchereria bancrofti é transmitido de pessoa a pessoa por meio da picada do mosquito Culex quinquefasciatus (pernilongo).

Como prevenir a FILARIOSE

39 questões relacionadas encontradas

Como começa a elefantíase?

A elefantíase é uma condição também chamada de filariose linfática, causada por um parasita transmitido pela picada de um mosquito, levando a uma inflamação no sistema linfático, fazendo com que o paciente desenvolva um grande inchaço (também conhecido como edema) em seus membros e em pontos como os seios e a bolsa ...

Qual o nome do agente causador da doença elefantíase?

A filariose, ou elefantíase brasileira, é causada pelo nematelminto Wuchereria bancrofti e ocorre só na espécie humana.

O que pode ser feito para evitar a esquistossomose?

A prevenção da esquistossomose consiste em evitar o contato com águas onde existam os caramujos hospedeiros intermediários infectados.

O que deve ser feito para evitar as verminoses?

Para evitar as verminoses, algumas recomendações podem ser seguidas:
  1. Lavar as mãos com frequência;
  2. Lavar adequadamente os alimentos, principalmente os que serão consumidos crus, como frutas e legumes;
  3. Manter as unhas sempre cortadas e limpas;
  4. Evitar andar descalço;
  5. Beber água filtrada ou fervida;

O que causa a Wuchereria bancrofti causa no homem?

A filária Wuchereria bancrofti causa a filariose linfática. É um helminto (verme) longo e delgado, que vive quase que exclusivamente em seres humanos.

Quais são as formas de prevenção do amarelão?

O amarelão é uma doença característica de países subdesenvolvidos em que as condições de saneamento e higiene são precárias. Assim, é importante andar sempre calçado, evitar mexer em terra e adotar medidas básicas de higiene, como lavar as mãos antes de comer e antes e depois de ir ao banheiro.

O que poderia ser feito para evitar a verminose e malária?

- Lavar bem os alimentos, principalmente aqueles que serão ingeridos in natura; - Nunca consumir água sem estar filtrada ou fervida; - Evitar andar descalço; - Não tomar banho em rios e lagos que possam estar contaminados por esgoto.

Quais as medidas devem ser adotadas como prevenção às parasitoses qual a forma mais simples e barata de prevenção?

· beber somente água filtrada ou fervida; manter limpa a casa e terreno ao redor, evitando a presença de insetos e ratos; · conservar as mãos sempre limpas, as unhas aparadas, evitar colocar a mão na boca; não deixar as crianças brincarem em terrenos baldios, com lixo ou água poluída.

Quais as orientações de enfermagem como forma de preventiva e ou combate às parasitoses?

As principais estratégias e atividades que os profissionais das equipes de ESF desenvolvem para a prevenção e controle das parasitoses intestinais são: Promoção da Saúde; Educação em Saúde / Grupos; Visita Domiciliar (V.D); Vigilância Epidemiológica (V.E) e o Trabalho em Equipe.

Quais medidas poderiam ser tomadas para diminuir o número de casos de esquistossomose?

A Transmissão da esquistossomose é bem complexa e composta por uma diversidade de fatores condicionantes, então o controle da doença depende de várias ações e medidas preventivas: a) diagnóstico precoce e tratamento oportuno; b) vigilância e controle dos hospedeiros intermediários; c) ações educativas em saúde; d) ...

Quais os 3 tipos de filariose?

São divididos em três grupos de acordo com o nicho que ocupam dentro do corpo: filariose linfática. filariose subcutânea. filariose da cavidade serosa.

Qual é o causador da doença filariose elefantíase o vetor é o que afeta *?

A filariose é causada por várias espécies de vermes. No Brasil, o principal causador da doença é o nematódeo Wuchereria bancrofti. A transmissão não ocorre de pessoa para pessoa, é necessário um vetor, o qual pode ser um mosquito ou mosca.

Qual parte do corpo a filaria ataca?

Sintoma: inchaço dos membros superiores e inferiores (braços e principalmente as pernas), podendo atingir a região escrotal e as mamas. Medidas de controle: combate ao mosquito vetor, utilização de telas nas janelas e portas das residências, uso de repelentes e tratamento dos indivíduos infectados.

Como a esquistossomose é transmitida?

A transmissão da esquistossomose ocorre quando o indivíduo, hospedeiro definitivo, infectado elimina os ovos do verme por meio das fezes humanas. Em contato com a água, os ovos eclodem e liberam larvas que infectam os caramujos, hospedeiros intermediários que vivem nas águas doces.

Quem tem elefantíase tem obstrução das veias das pernas por qual verme?

A filaríase ou elefantiase é a doença causada pelos parasitas nemátodes Wuchereria bancrofti, Brugia malayi e Brugia timori, comumente chamados filária, que se alojam nos vasos linfáticos causando linfedema.

Porque a filariose também é conhecida como elefantíase?

É conhecida também como filariose de Bancrofti ou elefantíase, devido a uma das manifestações na fase crônica, que ocasiona o aumento excessivo do órgão afetado, similar a uma pata de elefante.

Qual das medidas preventivas para doenças parasitas a seguir não foi executada por Jequinha na sua rotina diária?

Qual das medidas preventivas de doenças parasitárias relacionadas abaixo não deve ter sido observada por Jequinha na sua vida diária. a) Comer carne de porco ou de boi inspecionada e bem cozida. b) Lavar bem as mãos e os alimentos antes das refeições. c) Andar calçado para que a larva não penetre pelos pés.

Que verminose pode ser evitada pelo uso de calçados?

A ascaridíase é causada pela lombriga, um verme nematódeo, sendo a construção de instalações sanitárias adequadas e o uso de calçados as principais medidas preventivas da doença.

Por que o saneamento básico é uma medida profilática eficiente contra muitas verminoses?

O saneamento básico é talvez a forma mais eficaz para o controle dessa doença, assim como das demais parasitoses causadas por vermes. Nesse caso, a eliminação dos vetores, os caramujos, também pode ser listada como meio de controle da endemia (doença que mantém o seu nível de incidência) no país.

Como deve ser feito o tratamento das verminoses?

O tratamento para vermes deve ser feito com o uso de remédios anti-parasitários prescritos pelo clínico geral ou infectologista, como Albendazol, Mebendazol, Tinidazol ou Metronidazol de acordo com o parasita responsável pela infecção.

Artigo anterior
O que é AC no Instagram?
Artigo seguinte
O verão que mudou minha vida?