Como foi a evolução da Geografia?

Perguntado por: Fernando Matos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (55 avaliações)

A Geografia enquanto ciência no sentido Moderno surge somente no século XIX. Na Antiguidade a Geografia desenvolve-se com os gregos. No Feudalismo grande parte de seus estudos estarão influenciados pelo conhecimento Teológico. Na Idade Moderna a Geografia se constitui Ciência com embates das “Escolas” alemã e francesa.

Qual é a evolução da Geografia?

A geografia passa evoluir como ciência a partir da idade moderna com Friedrich Ratzel, Paul Vidal de La Blache, Page 2 Milton Santos, etc. Com Friedrich Ratzel, constrói-se a Escola Determinista ou o Pensamento do Determinismo Ambiental, o qual dizia que “o meio determina o homem”.

Qual a origem e evolução da Geografia?

A palavra “geografia” tem origem grega e é formada pelos radicais “geo”, que significa Terra, e “grafia”, que significa descrição. Essa nomenclatura refere-se à definição antiga da ciência geográfica, que relacionava Geografia somente aos fenômenos que ocorrem na superfície terrestre.

Qual foi a evolução da Geografia na Antiguidade?

INTRODUÇÃO Na antiguidade, o estudo da geografia utilizava-se de observações astronômicas e estudos filosóficos, como os de Aristóteles, que foi o primogênito a classificar o Planeta Terra como uma esfera. Porém, somente no século XIX, é que a geografia é sistematizada como disciplina acadêmica.

Como foi a evolução da Geografia no Brasil?

A trajetória da Geografia como ciência escolar teve início ainda no século XIX. Em 1837, a Geografia foi implantada como disciplina escolar obrigatória pela primeira vez no Brasil, fato que aconteceu no Colégio Pedro II (Rio de Janeiro).

Origem e Evolução da Geografia - GEOGRAFIA

25 questões relacionadas encontradas

Quem trouxe a Geografia para o Brasil?

Todavia, era a primeira vez que se abordava o Brasil como um todo. Foi somente no século XX que um professor do Colégio Pedro II, Carlos Miguel Delgado de Carvalho, formado na França e autor de livros didáticos no Brasil trouxe à discussão sobre a Geografia Moderna Explicativa e Científica.

Quando o ensino da Geografia foi institucionalizada no Brasil?

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA GEOGRAFIA NO BRASIL

Segundo Rocha (2000, p. 1): Foi através do decreto n 19.851, de 11 de abril de 1931, que o Ministro Francisco Campos renovava o ensino superior brasileiro com a introdução do sistema universitário.

Quais são as fases da evolução do pensamento geográfico?

A evolução do pensamento geográfico consiste nos relatos deixados pelos filósofos gregos1, tais como: Tales de Mileto através do conhecimento matemático e astronômico, Pitágoras com os elementos da natureza, “terra, água” e Aristóteles com a esfericidade da Terra e a ideia de anecúmeno e ecúmeno, durante a Antiguidade ...

Quais foram as principais contribuições dos povos da antiguidade para a Geografia?

Erastóstenes (276-194 a.C.) – Além de demonstrar a existência da curvatura da Terra e calcular suas dimensões com notável precisão, também localizou mares, terras, montanhas, rios e cidades no primeiro sistema de coordenadas geográficas, no qual estavam presentes as latitudes e as longitudes.

Como a Geografia foi definida inicialmente?

Inicialmente, a Geografia foi definida como o estudo da superfície da Terra. O grego Heródoto (484-420 a.C.) é considerado o pai da Geografia e da História.

Qual é a origem da Geografia?

A origem dessa ciência ocorreu na Grécia Antiga, estudiosos gregos que viajavam para diversos pontos passaram a registrar tudo o que viam, com destaque para os recursos naturais e aspectos da cultura dos povos.

Quem foi que inventou a Geografia?

A Geografia irá surgir como ciência no século XIX, na Alemanha. Os autores considerados como os “pais” da Geografia são os alemães Alexander von Humboldt e Karl Ritter.

Qual é a importância da Geografia?

A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.

Quais são os princípios básicos da Geografia?

A geografia baseia-se em cinco princípios metodológicos, a saber: princípio da extensão, princípio da analogia (ou da geografia geral), princípio da causalidade, princípio da conexidade ou interação e princípio da atividade.”

Quais são os principais conceitos da Geografia?

Os conceitos principais são: espaço, território, região, paisagem e lugar; além destes, também as discussões sobre territorialidade, associada ao conceito de território e as escalas e redes geográficas.

Qual é o objeto de estudo da Geografia?

A Geografia é a ciência cujo objeto de estudo é o espaço geográfico e as relações nele estabelecidas. Geografia é, atualmente, a ciência que possui como objeto de estudo o espaço geográfico, espaço esse que é palco da dinâmica social, ou seja, das relações entre o homem e o meio.

Quais as principais contribuições dos povos antigos para os dias atuais?

Além disso, foram os primeiros povos a criarem concursos para a ocupação de cargos públicos. Atualmente, a grande disponibilidade de recursos estéticos, cirúrgicos e terapêuticos para cuidar do corpo nos leva a crer que pertencemos à era do “culto ao corpo”.

Qual a contribuição por parte dos povos primitivos ao conhecimento geográfico?

Entre os povos primitivos, aqueles que viveram na pré-história mesmo sem conhecimentos da escrita já eram ideias geográficas. Transmitiam os conhecimentos através da oralidade e dos manuscritos em rochas, demonstrando ter uma concepção de mundo.

Quais contribuições dessas civilizações antigas são importantes para nós hoje?

Arquitetura, grandes construções, astronomia e matemática são algumas de suas contribuições. No entanto, o maior legado dessa civilização foi o desenvolvimento do sistema de escrita ou, como todos nós conhecemos, o alfabeto.

Quais são as principais correntes do pensamento geográfico?

Correntes do Pensamento Geográfico
  • I) Geografia Moderna. ...
  • II) Geografia Tradicional. ...
  • III) Geografia Quantitativa/Teórica/Nova Geografia. ...
  • IV) Geografia Crítica/Radical. ...
  • V) Geografia Humanista.

O que significa pensamento geográfico?

A História do Pensamento Geográfico é um ramo da disciplina geográfica, onde se estuda os postulados, pensamentos e correntes dos autores que contribuíram para a sistematização da geografia como disciplina acadêmica no século XIX.

O que são correntes do pensamento geográfico?

A sistematização da Geografia teve inicio em meados do século XIX, com Humboldt e Ritter. Destacam-se como correntes de pensamento geográfico: o Determinismo Ambiental, o Possibilismo, o Método Regional, a Nova Geografia e a Geografia Crítica. ...

Qual foi a razão da institucionalização da Geografia?

Neste texto apontam-se razões da origens da institucionalização académica da disciplina, durante o século XIX, a exemplo de outros países europeus. Na constituição das Faculdades de Letras, implementada em 1911, após a Revolução Republicana de 1910, destaca-se a produção científica de nível superior em Geografia.

Em que ano o ensino de Geografia passou a fazer parte do currículo oficial das séries iniciais do ensino fundamental?

Em 14 de junho de 1993, por meio da lei nº 8.663, foi revogado o decreto-lei nº 869/69, que incluía a EMC nas escolas, mas somente com a publicação dos PCNs é que de fato a Geografia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental passou a ter espaço legal no currículo escolar.

Em quais paradigmas a Geografia brasileira foi instituída?

Com base nas discussões apresentadas e nos autores consultados, podemos classificar o determinismo ambiental, o possibilismo e o método regional como os três principais paradigmas da geografia tradicional. Estes dominaram a produção geográfica e o debate durante o final do século XIX, até meados da década de 1950.

Artigo anterior
Como escrever uma boa história?
Artigo seguinte
Qual o ganho de peso de um bezerro a pasto?