Qual o poder de destruição da antimatéria?

Perguntado por: Isabel Ana Rocha  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (30 avaliações)

Uma ressalva porém, é o facto de que um grama da antimatéria tem energia de 20 quilotons de TNT, parecida com uma bomba nuclear, que pode causar estragos devastadores.

Qual o poder de uma bomba de antimatéria?

Como no livro foram usados 1/4 de grama de antimatéria, a potência da bomba seria de aproximadamente 10 Kilotons. Uma bela explosão para 1/4 grama se comparada aos 10 Kg de urânio 235 da bomba de Hiroshima...

Quanto vale 1 kg de antimatéria?

Antimatéria: R$ 18,6 trilhões por grama

O CERN cria pequenas quantidades suficientes para que uma equipe de cientistas a estudem.

O que acontece se a antimatéria?

Podemos concluir então que, quando uma partícula de antimatéria se choca com uma partícula de matéria ocorre a aniquilação de ambos, originando radiação gama (γ), que libera uma grande quantidade de energia.

É possível criar algo do nada?

Essa lei da física pode estar sendo ultrapassada por um grupo de pesquisadores da Universidade de Michigan, que diz ter descoberto um meio de gerar matéria a partir do vácuo – popularmente conhecido como “nada”. Isso seria possível porque, na verdade, o que nós chamamos de nada não é um vazio absoluto.

E Se Você Explodir Uma Bomba De Antimatéria Na Terra?

41 questões relacionadas encontradas

Como criar do nada?

Em 1934, uma equipe de físicos desenvolveu uma teoria sobre como criar matéria a partir de partículas de luz. Segundo eles, a colisão de dois fótons resultariam em um eléctron e um pósitron, ou seja, matéria.

É possível criar um vácuo?

O vácuo perfeito, porém, não é possível na natureza, ainda que ocorram situações muito próximas dele (por exemplo, no espaço sideral) e também não pode ser criado por um ser humano, pois para criação do vácuo poderíamos pensar em retirar o ar de um recipiente o que seria executável, porém nunca será possível a retirada ...

O que a antimatéria pode fazer?

Uma das possibilidades de aplicação da antimatéria é a construção de motores superpotentes, semelhantes aos motores utilizados por naves em filmes de ficção científica, como Jornada nas Estrelas e Star Trek.

Para que é usada a antimatéria?

Para que serve a antimatéria? Atualmente, a principal aplicação para a antimatéria é a detecção de tumores feita a partir do exame PET-SCAN. A imagem tridimensional de um tumor pode ser produzida pela energia luminosa que surge do contato de pósitrons com os elétrons que constituem o corpo humano.

Porque antimatéria é tão caro?

Criar uma só partícula de antimatéria requer o uso de 10 mil partículas de matéria. Isso é feito em altíssimas velocidades, gastando uma quantidade enorme de energia, o que eleva muito (muito mesmo!) os custos da operação.

Como gerar energia com antimatéria?

A luz do laser entra na microestrutura na frente do alvo de ouro, conduzindo fótons gama de alta energia (laranja) e gerando partículas, incluindo os pares de antimatéria elétron-pósitron (azul e verde).

Como capturar antimatéria?

Tudo o que os físicos precisam fazer é acelerar prótons comuns até que eles alcancem uma velocidade altíssima. Depois, os prótons são bombardeados contra um alvo, o que leva a uma chuva de partículas, entre elas algumas de antimatéria.

Quanta energia a antimatéria gera?

A aniquilação em larga escala existente no encontro de partículas e antipartículas pode gerar quantidades exorbitantes de energia. Uma quantidade de 10 quilos de antimatéria pode gerar a energia correspondente a seis anos de pleno funcionamento da Usina de Itaipu!

Como funciona o motor de antimatéria?

A ideia é disparar um raio de antiprótons – o equivalente da antimatéria aos prótons – para iniciar a reação de fusão, com o hidrogênio sendo convertido em hélio e liberando muita energia. A propulsão poderia ser obtida de diversas formas, como aquecendo um combustível ao ejetá-lo em altíssimas velocidades.

Quem produz antimatéria?

RIO – O Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern), lar do maior acelerador de partículas do mundo, conseguiu produzir com sucesso o primeiro feixe de antimatéria.

Qual a função de um acelerador de partículas?

Acelerador de partículas é uma máquina capaz de acelerar prótons, elétrons ou átomos carregados, confinando-os em feixes estreitos, com velocidades próximas da velocidade da luz, por meio da aplicação de intensos campos elétricos e magnéticos.

O que é anti elétron?

Pode-se mostrar que num mar de elétrons com energia negativa, um buraco se comporta como uma partícula de massa positiva (igual a do elétron), e com carga oposta à do elétron. Este buraco é então visto em nosso mundo como uma partícula similar ao elétron, mas com carga oposta e é chamado de pósitron ou anti-elétron.

O que são os pósitrons?

Pósitron: o elétron com carga positiva. É estranho pensar nessa definição, uma vez que o normal é elétrons com carga negativa. Mas neste caso as partículas são produzidas artificialmente. A formação de um pósitron acontece quando um próton no núcleo decai dentro de um nêutron e um elétron é carregado positivamente.

É possível criar matéria?

"A questão básica do que é o vácuo, o que não é o nada, vai além da ciência." Sob as condições adequadas - que incluem um feixe de laser de ultra-alta intensidade e um acelerador de partículas de dois quilômetros de extensão - pode ser possível criar algo do "nada".

O que acontece se um átomo detectar um vácuo falso?

O que, por sua vez, eventualmente resulta em um falso vácuo — AKA, é instável. Se esta instabilidade é capaz de absorver mais energia, inevitavelmente chegará a um ponto em que ela não terá mais capacidade de abertura e, portanto, se lançará ao caos e destruirá tudo o que existe.

Quanto tempo uma pessoa sobrevive no vácuo?

A consciência não iria se esvair logo no primeiro contato do corpo com o espaço sideral; levaria cerca de 15 segundos até que o corpo começasse a utilizar as reservas de oxigênio das células da corrente sanguínea – coisa que poderia durar mais um tempinho, levando a uma sobrevida de até 2 minutos sem danos permanentes.

Como matéria é criada?

A matéria é composta por espécies atômicas ligadas por diferentes forças inter e intramoleculares. Os átomos se organizam e formam moléculas, e as moléculas se unem e formam elementos de dimensões maiores.

Quanto tempo demora para criar antimatéria?

Existem algumas armadilhas magnéticas capazes de armazenar antipartículas por tempo suficiente para que possamos estudá-las, alguns cientistas do CERN, já foram capazes de produzir átomos de anti-hidrogênio e manté-los por 16 minutos.

Qual é o caderno mais caro do Brasil?

Comprei no site da Americanas.com um kit do Caderno Tilibra Zip 2018 1x1 capa dura 96 folhas com 4 cadernos - capas azul, preto, cinza e vermelho - cujo preço do kit sairia por R$ 51,62.

Artigo anterior
O que significa bravios em português?
Artigo seguinte
Quais são os principais mitos gregos?