Qual o pH ideal para cultura do milho?

Perguntado por: Carolina Pinto de Nunes  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (63 avaliações)

O pH ideal está na faixa de 6 a 7,2 (pH em água). O milho possui baixa tolerância a pH baixo (<5,0) no solo, pois a toxidez por alumínio reduz o desenvolvimento de raízes e a toxidez por manganês reduz o desenvolvimento das plantas.

Qual V% ideal para milho?

Os híbridos de milho apresentaram comporta- mentos diferenciados no rendimento de grãos, destacando-se no V% 65%, os híbridos P 3071 e Z 8474 enquanto que no V% 45, destacou-se o C 333.

Qual NPK usar no milho?

fósforo e o potássio (com fórmulas NPK 13-13-13, 16-16-16 e 16-18-14+S), passou a ser amplamente adotada nas regiões tradicionais de milho safrinha, para evitar as incertezas acerca da suficiência da umidade no solo para o aproveitamento dos fertilizantes de cobertura (DUARTE; CANTARELLA, 2005).

Qual é o pH ideal para as culturas?

Para a agricultura, o valor do pH ideal é entre 5,5 a 5,8. O pH do solo pode variar de acordo com sua composição (rochas), concentração de sais, metais, ácidos, bases e substâncias orgânicas que são adicionadas no seu preparo para o plantio.

Qual o nutriente mais importante para a cultura do milho?

O nitrogênio é o principal nutriente determinante da produtividade do milho e na maioria das lavouras no Cerrado, não se conseguem boas produtividades apenas com o N oriundos dos créditos da soja e o liberado pela mineralização da matéria orgânica do solo, sendo a adubação nitrogenada na semeadura decisiva para um bom ...

Como adubar o MILHO - Recomendação de adubação na prática

30 questões relacionadas encontradas

Quais os nutrientes no milho?

O milho concentra ainda vitaminas do complexo B, como a B1, que é essencial para o bom humor, além de minerais, a exemplo de magnésio, potássio, fósforo e cobre, que participam de várias funções no organismo — incluindo o controle da pressão arterial.

Qual melhor adubo para plantio de milho?

Para fertirrigação, geralmente, a preferência é pelos adubos de alta solubilidade, com pouca impureza e sem qualquer tipo de substância que possa causar empedramento. Como fonte nitrogenada, é comum a recomendação de ureia, nitrato e sulfato de amônio, nitrato de cálcio e potássio.

Qual o pH ideal para o cultivo de hortaliças?

Embora o pH seja essencial nas culturas hidropônicas, seu controle não deve passar despercebido nas plantas da nossa horta plantada na terra. Resumindo e para não complicar a vida, a maioria dos nutrientes é assimilável pelas plantas se o solo mantiver uma faixa de pH entre 5,0 e 6,5.

Por que o baixo pH reduz a produtividade das culturas?

Em baixos valores de pH, são comuns problemas de toxidez por alumínio e, em algumas regiões, manganês, que reduzem o desenvolvimento de raízes e o desenvolvimento das plantas.

Qual seria a faixa de pH ideal para o solo?

Geralmente, no caso dos solos, o pH varia entre 3,0 e 9,0. A medida do pH do solo é um aspecto importante da agricultura, pois ela pode interferir na sua produtividade.

Quantos kg de NPK por há milho?

A recomendação da adubação nitrogenada em cobertura para a cultura do milho de sequeiro, de modo geral, varia de 40 a 80 kg de N/ha.

Qual NPK usar?

Quais são as melhores práticas para aplicar fertilizante NPK?
  • NPK 8-8-8: indicado para plantas mais delicadas, como orquídeas e bromélias, uma vez que apresenta uma formulação mais equilibrada;
  • NPK 10-10-10: trata-se de uma formulação padrão recomendada para gramas, folhagens e vegetações que não têm frutos ou folhas;

Para que serve o adubo 20 00 20?

É um adubo rico em nitrogênio e potássio, que pode ser utilizado nas mais variadas espécies vegetais. Fornece os nutrientes mais requeridos pelas plantas na fase de florescimento e frutificação, por isso a adubação de cobertura é feita para complementar as necessidade da planta em termos de nutrientes.

Qual a saturação de base ideal?

Costuma-se dizer que o solo que apresentar a percentagem de saturação por bases (V%) maior que 50% é considerado um solo fértil. Solos com V menor que 50% seriam chamados de solos não férteis ou de baixa fertilidade. Os solos com V maior que 50% seriam chamados de "eutróficos" ou férteis.

Qual a CTC ideal do solo?

Basicamente, a nível de manejo a CTC do solo geralmente pode ser medida em CTC pH 7,0; CTC efetiva e CTC calculada. A CTC pH 7,0 indica a quantidade total de cargas negativas que o solo poderia apresentar se o seu pH fosse 7,0. A CTC efetiva indica a quantidade de cargas negativas ocupadas com os cátions trocáveis.

Como o pH do solo pode afetar o desenvolvimento das culturas?

A acidez do solo e/ou valores de pH inferiores a 6 podem diminuir drasticamente a assimilação de nutrientes pelas plantas, implicando em baixas produtividades, mesmo quando em níveis altos de fertilidade do solo.

Qual a importância do pH para a agricultura?

Medir o pH do solo pode ajudar a entender aspectos sobre a disponibilidade de nutrientes, a permeabilidade do solo e os tipos de plantas que podem ser cultivadas. O pH do solo depende de muitos fatores ambientais.

Qual a importância do pH do solo para a produção?

O pH do solo é sua medida de acidez e alcalinidade. ... Em síntese, os níveis de pH controlam vários processos químicos que acontecem no solo, especificamente a disponibilidade de nutrientes para a planta. Por isso é vital manter níveis adequados para que as plantas atinjam todo o seu potencial.

Qual o pH ideal para plantação de alface?

(1999) recomendam manter o pH da solução entre 5,5 e 6,0 para Page 4 a cultura da alface. Já Carmello (1996) afirma que o valor mais adequado para o desenvolvimento das espécies, principalmente da alface esta entre 6,0 e 6,5.

Qual o pH ideal para alface?

Os valores médios de pH encontrados nas amostras de alface variam entre 6,26 a 7,91.

Qual o pH ideal para couve?

Por isso, o ideal é que o solo seja bem drenado, além de fértil, com boa disponibilidade de matéria orgânica e pH entre 6 e 7,5.

Qual adubo para plantio?

Os adubos nitrogenados mais utilizados são a ureia (45% de nitrogênio – N), sulfato de amônio (20% de N), nitrato de amônio (34% de N), fosfato monoamônico-MAP (9% de N), fosfato diamônico - DAP (17% de N) e a amônia anidra, que é o fertilizante com maior concentração de nitrogênio, 82%.

Como fazer para o milho produzir mais?

Para obter uma boa produtividade e lucro em sua lavoura de milho, você precisa de um planejamento agrícola bem feito. Para isso, comece definindo se irá plantar safra e/ou safrinha. O milho safra é plantado entre outubro e dezembro, enquanto o milho safrinha pode ser cultivado entre janeiro e abril.

Artigo anterior
O que é pneumáticos?
Artigo seguinte
O que se entende por adaptação?