Qual o perigo da toxoplasmose?

Perguntado por: Débora Torres de Ferreira  |  Última atualização: 4. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (45 avaliações)

A toxoplasmose é uma infecção muito comum, mas a manifestação de sintomas da doença é rara. No entanto, gestantes que apresentam a doença podem transmiti-la para o feto, o que pode levar ao aborto, danos neurológicos, deficiência mental e convulsões.

Qual o órgão que a toxoplasmose ataca?

No entanto, se o sistema de defesa estiver debilitado, a infecção pelo Toxoplasma gondii pode espalhar-se pelo cérebro, coração, fígado, músculos, pulmões, olhos, ouvidos, etc.

Quais os males que a toxoplasmose pode causar?

Contudo, quando a toxoplasmose não é tratada podem levar à cegueira. Mas se o seu sistema imunológico está enfraquecido, especialmente como resultado do HIV/Aids, a toxoplasmose pode levar a convulsões e doenças potencialmente fatais, como a encefalite - uma infecção cerebral grave.

Quanto tempo a toxoplasmose fica no corpo?

Os sintomas só aparecem na fase aguda da doença, que dura cerca de seis meses e não diminui quando desaparecem os sinais, mas apenas quando revela o exame de sangue. Nesse período, a mulher não pode engravidar.

O que acontece com o bebê quando a mãe tem toxoplasmose?

A toxoplasmose é causada por um parasita que vive e multiplica-se em gatos. O feto pode nascer prematuramente, e um recém-nascido pode ter problemas como uma cabeça pequena ou um fígado aumentado. Podem ser feitos exames de sangue e de outros fluidos para detectar a infecção no feto, recém-nascido ou na mãe.

Qual o risco da toxoplasmose em gestantes? | Momento Papo de Mãe

45 questões relacionadas encontradas

Como saber se o feto foi contaminado pela toxoplasmose?

Se for descoberto que a mulher foi contaminada recentemente, e possivelmente durante a gravidez, o obstetra pode solicitar um exame chamado amniocentese para verificar se o bebê foi afetado ou não.
...
Sintomas da toxoplasmose na gravidez
  1. Febre baixa;
  2. Mal-estar;
  3. Ínguas inflamadas, principalmente no pescoço;
  4. Dor de cabeça.

Como saber se o bebê tem toxoplasmose?

Sintomas de toxoplasmose no bebê
  1. Convulsões frequentes;
  2. Microcefalia;
  3. Hidrocefalia, que é o acúmulo de líquido no cérebro;
  4. Pele e olhos amarelados;
  5. Perda de cabelo;
  6. Retardo mental;
  7. Inflamação dos olhos;
  8. Cegueira.

Quando uma pessoa já teve toxoplasmose pode voltar a ter?

Depois que a pessoa tem toxoplasmose uma vez, ela não terá outras vezes. A professora Silvia explica que as respostas positivas ou negativas em relação a doença dependem do sistema imune do indivíduo e, principalmente, da quantidade de oocistos esporulados que a pessoa ingere.

Tem como eliminar a toxoplasmose do organismo?

Na maioria dos casos de toxoplasmose não é necessário tratamento, já que o sistema imune é capaz de combater o parasita responsável pela infecção.

Quem já teve toxoplasmose fica imune?

Se já teve a infecção, está imune, pode engravidar e deixar o gato à vontade, andando pela casa, porque não vai pegar a doença outra vez.

O que é toxoplasmose no cérebro?

A neurotoxoplasmose, também chamada por toxoplasmose cerebral, toxoplasmose do sistema nervoso central, é uma infecção no cérebro que ocorre em pessoas com imunidade baixa. É um tipo grave de toxoplasmose e pode ser fatal se não for diagnosticada e tratada adequada e precocemente.

É verdade que pelo de gato faz mal?

Então, pelo de gato faz mal? De acordo com estudo publicado pela Universidade de Cambridge, não é bem assim. Segundo a pesquisa, alguns tutores têm reação devido a uma proteína encontrada na saliva e na pele dos gatos. Isto é, a culpa não é exatamente dos pelos.

Como saber se tenho toxoplasmose no cérebro?

Toxoplasmose do cérebro (encefalite): sintomas como fraqueza em um lado do corpo, dificuldade para falar, problemas de visão, dor de cabeça, confusão, convulsões e coma.

Como matar o parasita da toxoplasmose?

A carne deve ser cozida a 66ºC ou mais ou congelada por 24 horas em freezer doméstico (a menos de -12ºC), ambos letais para as formas infectantes. O congelamento da carne antes do consumo parece ser a intervenção mais eficaz na prevenção da toxoplasmose transmitida pela carne.

Como curar a toxoplasmose naturalmente?

A resina oleosa de árvores do gênero Copaifera, popularmente conhecida como óleo de copaíba, atua como uma barreira contra a entrada do protozoário causador da toxoplasmose — Toxoplasma gondii — nas células da placenta.

Como ficar imune a toxoplasmose?

Caso se detecte uma infeção passada (toxoplasmose antes da gravidez) a mulher está imune á toxoplasmose (serologia da toxoplasmose - IgG positivo e IgM negativo). Se nunca teve contacto com o toxoplasma (serologia da toxoplasmose - IgG negativo e IgM negativo) a grávida não está imune à toxoplasmose.

Como saber se a toxoplasmose voltou?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Normalmente, quando ativa, a toxoplasmose gera sintomas como embaçamento visual, fotofobia e olho vermelho. Mas é sempre melhor consultar um oftalmologista, preferencialmente especialista em Retina ou em Uveítes para buscar sinais oculares da atividade da doença.

O que faz a toxoplasmose reativar?

A pessoa que teve contato prévio com a toxoplasmose não volta a se reinfectar por nova infecção. Mas uma vez infectado o parasita fica inativo no organismo e em caso de baixa da imunidade pode vir a reativar.

Como evitar reativação da toxoplasmose?

O que devo fazer para evitar que volte? A toxoplasmose ocular ocorre porque, em algum momento da vida, cistos do Toxoplasma se instalaram na retina de seu olho e, do nada, pode haver o rompimento desses cistos provocando a inflamação. Não há nada que se possa fazer para evitar recidiva pelo rompimento de outro cisto.

Porque a toxoplasmose ocular volta?

A toxoplasmose ocular tem cura? Quando o diagnóstico é realizado cedo, o tratamento costuma ser bem sucedido, revertendo completamente o quadro. Porém, há casos em que, mesmo com os procedimentos apropriados, o parasita continua no organismo e volta a se manifestar depois de algum tempo.

Estou grávida e já tive toxoplasmose?

Assim, mulheres imunocompetentes que engravidarem 3 meses após terem tido toxoplasmose, tem um risco quase nulo de transmissão para o feto(1). Alguns serviços ainda recomendam que mulheres com diagnóstico de toxoplasmose aguardem 6 meses após a infecção para engravidar(1).

Como é diagnosticada a toxoplasmose?

O diagnóstico da toxoplasmose é geralmente sorológico pelo encontro de IgM, embora outros testes podem ser úteis. O diagnóstico de toxoplasmose congênita durante a gestação é feito por reação em cadeia da polimerase no líquido amniótico. Tomografia é exame fundamental na neurotoxoplasmose de pacientes com Aids.

Quais são os sintomas da toxoplasmose ocular?

Antes do diagnóstico da toxoplasmose ocular, os pacientes costumam apresentar sintomas como visão turva ou embaçada, fotofobia, dor nos olhos, relatar a presença de moscas volantes ou alterações nas formas do que vê. Olhos vermelhos e irritados também fazem parte do conjunto mais comum de sintomas.

Como saber se tenho anticorpos para toxoplasmose?

Diagnóstico da Toxoplasmose

A confirmação do diagnóstico se dá por exame sorológico específico no sangue. Os testes sorológicos identificam anticorpos (imunoglobulinas) que o nosso organismo produz ao entrar em contato com o toxoplasma. Testes sorológicos indicam apenas situações de contato com toxoplasma.

Qual a doença que o pelo do gato pode causar?

Algumas doenças como a toxoplasmose, esporotricose e doença da arranhadura do gato podem ser transmitidas do gato para os humanos e a seguir falaremos um pouco sobre cada uma com o intuito de desmistificar e ajudar na prevenção.

Artigo anterior
Pode guardar papel de arroz na geladeira?
Artigo seguinte
Como dar uma patada em uma pessoa?