Quais as três aplicações possíveis do pronome átono oblíquo em relação ao verbo?

Perguntado por: Ema Vicente Pinho  |  Última atualização: 31. Januar 2022
Pontuação: 4.8/5 (40 avaliações)

Pronomes oblíquos átonos
três colocações possíveis desses pronomes em relação ao verbo: Próclise - o pronome vem antes do verbo. ... Ênclise - o pronome vem depois do verbo. Ex.: Interessam-me seus motivos.

O que é sintaxe de colocação quais as três possíveis colocações para os pronomes oblíquos átonos?

É importante informar que a ênclise não ocorre no início da frase, na linguagem formal. Portanto, os pronomes pessoais oblíquos átonos não iniciam orações. Mesóclise: o pronome surge no meio do verbo. Exemplo: Abraçar-lhe-ia agora, mas estou molhado.

Quais são as colocações pronominais possíveis?

Próclise – Na colocação pronominal Próclise o pronome aparece antes do verbo. Mesóclise - Na colocação pronominal Mesóclise o pronome aparece no meio do verbo. Ênclise - Na colocação pronominal Ênclise o pronome aparece depois do verbo.

O que atrai a próclise?

A próclise é usada: 1) Quando o verbo estiver precedido de palavras que atraem o pronome para antes do verbo. São elas: a) Palavras de sentido negativo: não, nunca, ninguém, jamais, etc.

O que puxa o pronome oblíquo?

Sua colocação pronominal ocorre com o uso do pronome oblíquo átono antes do verbo. 1) Palavras com sentido negativo sempre irão atrair o pronome para junto de si. ... 2) Os advérbios talvez, ontem, aqui, ali e agora atraem o pronome.

Pronome oblíquo átono - Brasil Escola

33 questões relacionadas encontradas

O que puxa o pronome se?

A partícula “que”, como já se disse, é um fator de atração do pronome átono. Há, entretanto, uma situação em que prevalece a ênclise (pronome depois do verbo) mesmo na presença do “que”. É o caso das interrogações com verbo no infinitivo impessoal (não flexionado). Assim: “Que dizer-lhe depois de tudo aquilo?”.

Quando ocorre a próclise?

Próclise é quando o Pronome Oblíquo Átono é posicionado antes do Verbo. O uso de Próclise é recomendado: ... Nas orações em que aparecem as Locuções Verbais e tempos verbais compostos o Pronome aparece antes do verbo principal de depois do verbo auxiliar: Ele está me ajudando muito.

O que é a próclise em português?

Próclise = pronome antes do verbo

- Palavras ou expressões negativas: não, nunca, jamais, nada, ninguém, nem ou de modo algum. Exemplo: Nada me perturba. - Conjunções subordinativas: quando, se, porque, qual, conforme, embora ou logo que. ... Obs: se houver vírgula depois do advérbio, ele eixa de atrair o pronome.

Quando se usa próclise Mesoclise e Enclise?

Colocação pronominal
  1. Em próclise: pronome colocado antes do verbo;
  2. Em ênclise: pronome colocado depois do verbo;
  3. Em mesóclise: pronome colocado no meio do verbo.

Quando é palavra atrativa?

Há palavras e expressões que exigem que o pronome seja colocado antes do verbo. Nasce, assim, o uso obrigatório da próclise graças às palavras atrativas (confira a lista de palavras atrativas ao final do texto). Exemplos: Não se faz isso. Aqui se canta, lá se chora.

Quais são os 3 casos de colocação pronominal e explique os de acordo com sua posição?

A colocação pronominal indica a posição dos pronomes átonos - me, nos, te, vos, se, o(s), a(s), lhe(s) - em relação ao verbo, do que resulta a próclise, a mesóclise e a ênclise.

Onde colocar o pronome oblíquo?

De acordo com a Gramática Tradicional, quando o verbo não exigir preposição, usa-se o pronome oblíquo “o” ou “a”. Caso exija (enquadrando-se como verbo transitivo indireto), usa-se o pronome oblíquo pessoal “lhe”.

Que regra de colocação pronominal explica o uso de próclise na outra frase?

A próclise é aplicada antes do verbo quando temos: Palavras com sentido negativo: Nada me faz querer sair dessa cama. Não se trata de nenhuma novidade.

O que é sintaxe de colocação?

O que é sintaxe de colocação? A sintaxe de colocação mostra que os pronomes oblíquos átonos, embora possam ser dispostos de maneira livre, possuem uma posição adequada na oração. Quando há liberdade de posição desses termos, o enunciado poderá assumir diferentes efeitos expressivos, o que nem sempre é bem-vindo.

O que é pronome oblíquo átono?

Os pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Quando os verbos apresentarem as terminações -r, -s ou -z, os pronomes o, os, a, as assumirão as formas -lo, -la, -los, -las: Poderíamos comprá-los.

Quanto à colocação de pronomes Atonos?

Isso ocorre porque os pronomes átonos (me, te, se, lhe, o, a, nos, vos, lhes, os, as) podem assumir três posições diferentes numa oração: antes do verbo, depois do verbo e no interior do verbo. Essas três colocações chamam-se, respectivamente: próclise, ênclise e mesóclise.

Quando se usa a mesóclise?

Mesóclise é a colocação do pronome no meio do verbo. Ela somente é possível de uma forma: com verbos no futuro do presente (esforçar-me-ei) ou no futuro do pretérito (esforçar-me-ia). Existem mais dois tipos de posição: Próclise - pronome antes do verbo e Ênclise - pronome depois do verbo.

Pode começar uma frase com próclise?

Obs.: Não ocorre próclise em início de frase. O certo é Traga-me essa caneta que aí está e não Me traga essa caneta. Outros usos da próclise: 1) Em frases exclamativas ou optativas (que exprimem desejo):

O que é ênclise e exemplos?

Ênclise é a colocação do pronome depois do verbo. Existem mais dois tipos de posição: Próclise (pronome antes do verbo) e Mesóclise (pronome no meio do verbo). Exemplos: Telefonei-lhe na hora combinada.

Quando não se usa próclise?

Próclise, ênclise e mesóclise

Além da próclise, existem duas outras formas de colocação pronominal: a ênclise e a mesóclise. Na ênclise, o pronome pessoal oblíquo átono aparece depois do verbo: Sente-se imediatamente!

Onde colocar o pronome se?

Na teoria, todos nós sabemos quais são os pronomes pessoais -- me, te, se, nos, vos, lhe(s), o(s), a(s) e quando usá-los. Eles podem ser usados, na língua padrão, antes do verbo (próclise), depois do verbo (ênclise) e no meio do verbo (mesóclise).

Como usar o pronome se?

O pronome se será partícula apassivadora, quando acompanhar verbo transitivo direto, e o elemento paciente, que passa a ser sujeito, não for iniciado por preposição. O verbo concorda com o sujeito, ou seja, se o sujeito for plural, o verbo também o será. Ex.: Alugam-se barcos.

Quando nos viu Afastou-se?

Como norma geral, devemos colocar o pronome átono antes do verbo (Próclise), quando antes do verbo há palavras que exercem atração sobre ele, como: Conjunções subordinativas (quando, se, como, porque, que, enquanto, embora, logo que, etc): Enquanto se maquiava, chorava tristemente. Quando nos viu, afastou-se.

Quais são as duas regras gerais de colocação pronominal?

Agora, a colocação pronominal pode ser feita das seguintes formas:
  • Em próclise: quando o pronome é colocado antes do verbo; Exemplo: Não nos deram o décimo terceiro ano passado.
  • Em mesóclise: quando o pronome é posicionado no meio do verbo; ...
  • Em ênclise: quando pronome é colocado depois do verbo.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Artigo anterior
Quanto tempo dura uma depressão profunda?
Artigo seguinte
Onde encontrar a acetilcolina?