Qual o perigo da bactéria Klebsiella pneumoniae?

Perguntado por: Íris Érika de Amaral  |  Última atualização: 21. Juni 2024
Pontuação: 4.9/5 (56 avaliações)

Uma espécie de Klebsiella produz uma toxina que pode causar inflamação do cólon e hemorragia (colite hemorrágica) após os antibióticos serem tomados. Este distúrbio é chamado de colite associada ao consumo de antibióticos. Os antibióticos podem destruir bactérias que normalmente residem no intestino.

Como se contrai a bactéria Klebsiella pneumoniae?

De maneira menos comum, há a contaminação pelo ambiente. Diferentemente de vírus, as bactérias não se espalham pelo ar. Em geral, os pacientes hospitalizados podem ser expostos à Klebsiella quando estão em uso de respiradores, de cateteres intravenosos ou por meio do contato com feridas.

Como eliminar Klebsiella na urina?

Tratamento. O tratamento é feito com cefalosporinas de 3ª geração, cefepima, carbapenens, fluoroquinolonas, piperacilina/tazobactam ou aminoglicosídios. Porém, como alguns isolamentos são resistentes a antibióticos múltiplos, estudos de sensibilidade são essenciais.

É perigoso Klebsiella pneumoniae?

A bactéria Klebsiella pneumoniae é figura conhecida em listas nacionais e internacionais dos microrganismos mais perigosos por sua resistência a antibióticos e consequente capacidade de causar infecções hospitalares.

Quais os sintomas da bactéria Klebsiella pneumoniae na urina?

Tosse seca ou com catarro; Dor no peito; Sensação de mal-estar geral; Infecção urinária, principalmente na gravidez, resultando em sintomas como dor e ardor ao urinar, urina escura e com cheiro forte, aumento da frequência urinária e sensação de peso na bexiga.

Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC): DÚVIDAS FREQUENTES!

15 questões relacionadas encontradas

Tem cura Klebsiella pneumoniae?

“A bactéria é perfeitamente tratável e não há motivos para pânico, pois, com as medidas de prevenção, bloqueamos a transmissão, que, é bom esclarecer, é restrita a um ambiente hospitalar específico, no caso, as UTIs”, diz.

Como saber se a infecção de urina foi para os rins?

Tanto na forma aguda quanto na forma crônica os principais sinais do corpo para infecção renal são:
  1. Dor tipo cólica no abdômen.
  2. Dor forte no fundo das costas (lombar)
  3. Dificuldade para urinar.
  4. Vontade de urinar frequente e em pequenas quantidades.
  5. Disúria (dor ou ardência a urinar)
  6. Urina com mau cheiro e escura.
  7. Febre.

O que é Klebsiella pneumoniae acima de 100.000 UFC mL?

Campeã de infecções, bactéria multirresistente é detectada agora fora de hospitais no Brasil. A bactéria Klebsiella pneumoniae é figura conhecida em listas nacionais e internacionais dos microrganismos mais perigosos por sua resistência a antibióticos e consequente capacidade de causar infecções hospitalares.

Qual o melhor antibiótico para tratar Klebsiella pneumoniae?

A Anvisa acaba de aprovar o medicamento Torgena, da Pfizer, primeiro antibiótico específico para o combate de bactérias resistentes. Incluindo a superbactéria Klebsiella pneumoniae produtora de carbapenemase (KPC), que já é considerada endêmica. » Veja mais...

Qual a bactéria mais perigosa na infecção urinária?

Entre as bactérias citadas, a Escherichia coli destaca-se por ser a principal causadora da infecção urinária. Essa bactéria é comum em nosso intestino e é responsável por cerca de 70% a 80% dos casos de ITU.

Como é transmitida a Klebsiella?

A KPC é transmitida por meio do contato com secreções de pacientes contaminados com a bactéria. Geralmente, ela é encontrada mais em ambientes hospitalares.

Qual bactéria não tem cura?

Uma das principais bactérias resistentes a medicamentos é a Staphylococcus aureus, sendo a forma resistente à meticilina (MRSA) a mais comum. A MRSA é encontrada em praticamente todo o mundo, normalmente em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), onde causam sérios problemas.

Pode pegar KPC em casa?

o risco de contágio é alto? Não existe orientação adicional para os cuidadores ou contatos de pacientes colonizados por bactérias multi droga resistente como o chamada KPC que estão em casa.

Qual a precaução para Klebsiella?

Lavar as mãos com bastante água e sabão e desinfetá-las com álcool em gel são medidas de extrema eficácia para evitar a propagação das bactérias. Esses recursos devem ser utilizados, tanto pelos profissionais de saúde que lidam com os doentes, como pelas visitas.

Quanto tempo a KPC vive?

As bactérias do emsmo tipo das KPC, geralmente se multiplicam muito rápido, duplicando de número a cada 20 minutos.

Onde é encontrada a bactéria Klebsiella pneumoniae?

A Klebsiella pneumoniae é uma bactéria presente no trato gastrointestinal de humanos e animais. Ela pode ser encontrada também no meio ambiente, na água, nos alimentos e no sistema de esgoto.

Qual a diferença entre a KPC é a Klebsiella pneumoniae?

Na verdade, a Klebsiella pneumoniae (KP) nada mais é do que uma bactéria que habita normalmente o trato gastrointestinal do ser humano. Já a carbapenemase (a letra C da sigla KPC) é uma enzima, desenvolvida pela própria bactéria, que vem resistindo a todos os tipos de medicamentos disponíveis.

O que é Klebsiella pneumoniae na urina tratamento?

A Klebsiella é uma bactéria que pode estar relacionada a infecções em diferentes locais do corpo como pulmonar, urinário etc. Quando adquirida fora de ambiente hospitalar, em geral, tem boa resposta com uso de antibióticos apropriados.

Quais os tipos de Klebsiella pneumoniae?

As Klebsiellas são classificadas em:
  • Klebsiella granulomatis.
  • Klebsiella oxytoca.
  • Klebsiella michiganensis.
  • Klebsiella pneumoniae (protótipo) Klebsiella pneumoniae subsp. ozaenae. Klebsiella pneumoniae subsp. ...
  • Klebsiella quasipneumoniae. Klebsiella quasipneumoniae subsp. quasipneumoniae. ...
  • Klebsiella variicola.

É perigoso ter bactéria na urina?

Potencialmente grave, o problema pode, caso não seja tratado de forma adequada, evoluir para uma doença renal crônica. O quadro da pielonefrite pode ser mais danoso, em comparação a cistite e uretrite, pois há risco de as bactérias caírem na circulação sanguínea, causando até mesmo uma infecção generalizada.

Quando é que uma infecção urinária é considerada grave?

“A forma mais grave da doença ocorre quando não há o tratamento correto da cistite e as bactérias atingem os rins. Nesse estágio da infecção, pode ocorrer complicações mais graves como a pedra nos rins e a sepse, infecção generalizada que pode ser fatal.

Qual a Klebsiella mais comum?

K. pneumoniae é importante causa de infecções relacionadas à assistência à saúde, tanto no meio ambiente comunitário quanto no hospitalar.

Quando a infecção chega aos rins?

Sintomas de infecção renal

Os sintomas da pielonefrite começam geralmente com calafrios repentinos, febre, dor lombar em qualquer um dos lados, náuseas e vômitos. (infecção da bexiga) incluindo micção frequente e dolorosa.

O que fazer quando a infecção sobe para os rins?

Beber bastante líquido pode ajudar a expulsar as bactérias dos rins e da bexiga. Em casos graves, pode ser necessário receber antibióticos por via intravenosa ou fazer um procedimento cirúrgico para drenar pus do entorno dos rins.

Porque minha infecção de urina não Sara?

A recorrência da infecção ocorre quando, além de um componente genético que aumenta a predisposição, a pessoa também é submetida repetidamente às condições que facilitam a migração destes micro-organismos pelo canal da uretra, podendo atingir a bexiga ou os rins.

Artigo anterior
Como calcular avós de férias e 13o salário?
Artigo seguinte
Qual sabonete usar com Azelan?