O que diz o artigo 23 do Código Penal?
Perguntado por: Francisca Rita Matias | Última atualização: 14. Februar 2022Pontuação: 4.9/5 (71 avaliações)
Art. 23. Não há crime quando o agente pratica o fato: I - em estado de necessidade; II - em legítima defesa; III - em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito.
O que diz o artigo 23?
Conforme esse artigo, "não há crime quando o agente pratica o fato: em estado de necessidade; em legítima defesa; em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito". O parágrafo único diz: "O agente, em qualquer das hipóteses deste artigo, responderá pelo excesso doloso ou culposo."
O que é a parte especial do Código Penal?
A parte especial (que os prevê os crimes e comina as penas) sofreu alterações ao longo dos anos, sendo complementada, sobretudo, por leis penais esparsas, fora do Código Penal (Lei 8.137/1990, por exemplo, que trata dos crimes contra a ordem econômica, tributária e contra as relações de consumo).
O que vem a ser ilicitude?
Esse termo refere-se a algo que é considerado ilícito, ou seja, aquilo que é condenado pela lei, que é proibido/ilegal. ... Ou seja, há ilicitude quando o comportamento/ação de uma pessoa desrespeita alguma lei.
Quais são os crimes de usurpação e de dano previstos no Código Penal Brasileiro?
Destruir coisa alheia. Destruir ou danificar sinal indicativo de linha divisória, no todo ou em parte. Aniquilar coisa alheia. Invadir limites de território privado sem autorização, ou qualquer outro sinal indicativo de linha divisória, no todo ou em parte.
Código Penal Comentado - Art. 23
Quais os crimes de usurpação?
É considerado crime de usurpação, desviar ou represar, em proveito próprio ou de outrem, águas alheias. É crime de usurpação, também, a invasão de um prédio, realizada com violência ou grave ameaça, com intenção de apossamento.
Qual a pena para o crime de usurpação?
O crime de Usurpação de função pública está previsto nesse Diploma Legal como: Art. 328. Usurpar o exercício de função pública. Pena Detenção, de três meses a dois anos e multa.
O que quer dizer sem ilicitude?
O que são as Excludentes de ilicitude:
As excludentes de ilicitude são algumas hipóteses que permitem que a prática de um ato ilícito não seja tratada como crime. Uma ação que é considerada crime, quando é praticada em uma situação específica, pode não ser tratada dessa forma.
Qual a principal função da ilicitude?
A ilicitude é meramente formal, consistindo na análise da presença ou não das causas excludentes (legítima defesa, estado de necessidade etc.), sendo totalmente inadequado o termo “ilicitude material” (o que é material é a tipicidade, e não a ilicitude).
Quais são as excludentes de ilicitude no direito penal?
Dentre as excludentes de ilicitude, serão abordadas as previstas em lei, quais sejam: Estado de Necessidade, Legítima Defesa, Estrito Cumprimento de Dever Legal e Exercício Regular de Direito.
Qual a importância da Parte Especial do Código Penal?
RESUMO: Na estrutura do Direito Penal, a parte especial compreende a análise dos tipos Penais, que se compões da objetividade jurídica, sujeito ativo, sujeito passivo, elementos objetivos e subjetivos, classificação, Pena e ação Penal. São vários aspectos a serem valorizados segundo a Teoria Geral do Delito.
O que é uma legislação especial?
É a que rege especificamente determinados negócios jurídicos ou determinado assunto. Seu caráter é mais bem aferido por comparação com a legislação geral.
Quem escreve o Código Penal?
O Código Penal brasileiro foi criado com a edição do Decreto-Lei 2.848, em 1940, pelo então presidente da República, Getúlio Vargas.
O que é considerado legítima defesa?
O artigo 25 do Código Penal define legítima defesa: "Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem".
O que diz o artigo 26 do Código Penal?
O artigo 26 do Código Penal descreve o conceito do que é um inimputável. Segundo o referido artigo, pessoas que, por doença ou mal desenvolvimento mental, não podiam entender que o ato que cometeram era um crime, e por isso não são penalizadas... ... Se for parcial, a pessoa é penalizada mas pode ter a pena reduzida.
O que diz o artigo 18 do Código Penal?
Parágrafo único - Salvo os casos expressos em lei, ninguém pode ser punido por fato previsto como crime, senão quando o pratica dolosamente.
Quais os elementos da ilicitude?
São elas: estado de necessidade, legítima defesa, estrito cumprimento do dever legal e o exercício regular do direito. Além das causas de justificação contidas na parte geral existem outros casos na parte especial do código, bem como em outros estatutos jurídicos.
O que é ilicitude e qual sua relação com a tipicidade?
Assim, a tipicidade seria um indício da ilicitude, sendo regra que toda conduta humana tida como típica seja também ilícita, exceto quando estiver justificada pelas causas de exclusão de ilicitude. ... Dessarte, a tipicidade é, enfatize-se, a ratio cognoscendi da antijuridicidade.
O que é uma conduta antijurídica?
A antijuridicidade é a relação de contrariedade entre o fato e o ordenamento jurídico. Não basta, para a ocorrência de um crime, que o fato seja típico (previsto em lei). É necessário também que seja antijurídico, ou seja, contrário à lei penal, que viole bens jurídicos protegidos pelo ordenamento jurídico.
Quais as causas excludentes de ilicitude explique cada uma delas?
São quatro as causas legais, quais sejam: a) legítima defesa; b) estado de necessidade; c) estrito cumprimento do dever legal e d) o exercício regular de direito. Vale ressaltar que a inexigibilidade de conduta diversa, configura causa excludente de culpabilidade e não de ilicitude.
Quem tem o dever legal de enfrentar o perigo não pode alegar estado de necessidade?
Não pode alegar estado de necessidade o agente que tem o dever legal de enfrentar o perigo, como preceitua o § 1º do artigo 24 do CPB. São pessoas que em razão da função ou ofício, tem o dever legal de enfrentar o perigo, não lhes sendo lícito sacrificar o bem de terceiro para a defesa do seu próprio.
Quais são as causas de exclusão de ilicitude?
- Estado de necessidade.
- Legítima defesa.
- Estrito cumprimento de dever legal.
- Exercício regular de direito.
- Excesso.
O que é Usurpar a função pública?
O verbo usurpar, conjugado como transitivo direto e bitransitivo, é derivado do latim usurpare, significando apossar-se sem ter direito, enquanto que Usurpar a função pública é exercer ou praticar ato de uma função que não lhe é pertinente.
O que significa artigo 328?
328 - Usurpar o exercício de função pública: Pena - detenção, de três meses a dois anos, e multa.
O que é Usurpar alguém?
Usurpar é apoderar-se de algo de forma desonesta, é tomar posse de modo fraudulento, é exercitar indevidamente uma função, é usar artifícios para obter lucro indevidamente. Usurpar é um verbo transitivo direto, é a ação de assumir o exercício de um cargo por fraude ou artifício.
O que e um plotter?
Quantos anos Sp sem título?