Qual o papel da escola no processo de inclusão?

Perguntado por: Cristiano Cristiano Pinheiro  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 5/5 (67 avaliações)

A inclusão escolar, além de assegurar esse direito, também tem o importante papel de auxiliar no desenvolvimento socioemocional das crianças com necessidades especiais. É papel do corpo docente idealizar atividades que atendam e incluam esse estudante considerando as suas habilidades e limitações.

Qual é o papel da escola na educação inclusiva?

Escola inclusiva é, aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respon- dendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades.

Qual a importância de uma escola inclusiva para a sociedade?

A educação inclusiva é importante porque, diferentemente da educação especial, ela não separa o aluno do convívio e aprendizado dos estudantes de uma escola regular, permitindo que ele se desenvolva como parte integrante da sociedade.

Como a escola pode ser um lugar de inclusão?

A escola tem que oferecer um trabalho pedagógico para elas. A educação inclusiva necessita de um suporte especial para que o processo de aprendizagem ocorra de fato. A escola será tanto mais democrática à medida que acolher, educar e ensinar a todos, ao mesmo tempo que respeita as diferenças individuais.

O que é uma escola de inclusão?

A inclusão educacional constitui a prática mais recente no processo de universalização da educação. Ela se caracteriza em princípios que visam à aceitação das diferenças individuais, à valorização da contribuição de cada pessoa, à aprendizagem através da cooperação e à convivência dentro da diversidade humana.

O Papel do Professor na Inclusão Escolar

43 questões relacionadas encontradas

Qual é o conceito de inclusão?

"O que é inclusão? É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção.

Como a educação pode contribuir para a inclusão social?

Inclusão social na educação

A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Como trabalhar a inclusão social na escola?

Como trabalhar a inclusão em sala de aula de forma inovadora?
  1. Estabeleça critérios de inclusão. ...
  2. Desenvolva trabalhos coletivos. ...
  3. Determine estratégias de cooperação. ...
  4. Realize as adaptações necessárias. ...
  5. Envolva a família. ...
  6. Aposte no uso da tecnologia. ...
  7. Crie atividades que envolvam todos os estudantes. ...
  8. Invista em acessibilidade.

Qual a importância da inclusão para a sociedade?

A inclusão social atua na contramão do preconceito e da discriminação, que precisam acabar em nossa sociedade. Por isso, a inclusão social pode ser uma excelente alternativa para instigar o abandono de comportamentos preconceituosos em relação ao outro ser humano, independentemente dos motivos apresentados.

Por que a inclusão é importante?

Logo, a inclusão social aumenta a diversidade e favorece toda a sociedade. Além disso, a inclusão escolar fornece a possibilidade de indivíduos em grupos vulneráveis terminarem seus estudos e ascenderem socialmente.

Como podemos contribuir para uma sociedade inclusiva?

5 formas de tornar a sociedade mais inclusiva para pessoas com deficiência
  1. 1 – Inclusão nas escolas. É extremamente importante criar um ambiente preparado estruturalmente e acolhedor para receber as pessoas com deficiência. ...
  2. 2 – Emprego para todos. ...
  3. 3 – PcD também consome. ...
  4. 4 – Representatividade importa. ...
  5. 5 – Empatia sempre.

Qual é o benefício da educação inclusiva para a escola?

A educação inclusiva pode fornecer uma série de benefícios acadêmicos e sociais para alunos com deficiência, como melhor desempenho em linguagem e matemática, taxas mais elevadas do número de conclusão do ensino médio e relações mais positivas com alunos sem deficiência.

O que a escola deve fazer para incluir alunos especiais?

Quais adaptações são necessárias para receber alunos com necessidades especiais?
  1. Preparo do corpo docente. ...
  2. Adaptação do projeto pedagógico. ...
  3. Uso da tecnologia. ...
  4. Medição do desempenho. ...
  5. Conhecer o estudante de forma integral. ...
  6. Fomentar um ambiente de cooperação e livre de preconceitos. ...
  7. Parceria entre escola e família.

Qual a importância da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade?

A inclusão social traz no seu bojo a equiparação de oportunidades, a mútua interação de pessoas com e sem deficiência e o pleno acesso aos recursos da sociedade. Cabe lembrar que uma sociedade inclusiva tem o compromisso com as minorias e não apenas com as pessoas portadoras de deficiência.

O que a inclusão promove?

A inclusão possibilita aos que são discriminados pela deficiência, pela classe social ou pela cor que, por direito, ocupem o seu espaço na sociedade. Se isso não ocorrer, essas pessoas serão sempre dependentes e terão uma vida cidadã pela metade.

Qual a importância da inclusão na educação infantil?

A inclusão escolar tem justamente o intuito de promover a integração entre os alunos com desenvolvimento padrão e os que apresentam maneiras diferentes de aprendizado. Dessa forma, entende-se que todas as crianças aprenderão com as diferenças, sabendo respeitar mais uns aos outros.

Quais são as atitudes necessárias para a inclusão social?

Oito atitudes essenciais para a Educação Inclusiva
  • Atitude 2 Dar valor aos saberes e engajar a família.
  • Atitude 3 Unir forças para incluir com mais qualidade.
  • Atitude 4 Acreditar que todos podem aprender.
  • Atitude 5 Oferecer variedade de materiais e atividades.
  • Atitude 6 Apostar na potência de linguagens e da arte.

Qual é a relação entre inclusão social e a educação brasileira?

É óbvio que a percepção de heterogeneidade a respeito da sociedade em que vivemos começa antes da escola, muito embora seja a partir dela que brota, naturalmente, a noção mais ampla de (des)igualdade que se acentua e realça, diuturnamente.

O que é inclusão Segundo autores?

A Inclusão é um processo que visa apoiar a Educação para Todos e para cada criança no Mundo (Ainscow & Ferreira, 2003, citado em Rodrigues, 2003). Esta ideia implica encarar a escola como um espaço onde todas as crianças e jovens têm lugar para aprender e adquirir conhecimento e para desenvolver-se enquanto pessoa.

Como contribuir com a inclusão?

Você pode ser voz. Com um pouco de empatia e conhecimento a gente consegue ir bem longe. Conseguimos enxergar melhor as necessidades das pessoas que estão ao nosso redor e que são diferentes de nós. Conseguimos dar voz, abrir portas, criar possibilidades e mudar ambientes.

Como podemos promover a inclusão na sociedade cita exemplos?

Acessibilidade para portadores de necessidades especiais, como cegos, surdos e cadeirantes, em espaços públicos ou espaços coletivos geridos pela iniciativa privada, além da acessibilidade em calçadas e passarelas do passeio público.

Qual a sua opinião sobre inclusão?

A princípio, o processo para chegar à inclusão já deu um grande passo que é o convívio social. Pois esse convívio nos permite aperfeiçoar o conhecimento, aprendendo a ouvir o que o outro tem a dizer, adquirindo formas de pensar que possibilitam ampliar a mente ao mundo e se socializar.

Qual a sua opinião sobre a inclusão da pessoa com deficiência na escola?

Infelizmente, muitas Escolas recebem Alunos com NEEs não como um compromisso junto à proposta da Educação inclusiva e sim, por determinação legal. E isso é o que me entristece. A falta de qualificação e a não disponibilidade de alguns profissionais da Educação é o que dificulta o processo inclusivo dessas pessoas.

São exemplos de programas de inclusão social?

O Brasil tem alguns programas sociais que têm como meta aumentar a inclusão social, como o Bolsa Família (auxílio a famílias de baixa renda), PROUNI (Programa Universidade para Todos) e o programa Minha Casa Minha Vida (para aquisição de imóvel próprio).

Como promover a inclusão de pessoas com deficiência?

Barreiras arquitetônicas:
  1. As áreas livres devem permanecer sem obstáculos que dificultem a circulação;
  2. Todas as portas, inclusive de elevadores, devem conter largura de, no mínimo, 0,8m para garantir o acesso de pessoas que utilizam cadeiras de rodas;
  3. Balcões de atendimento devem possuir 0,7m apenas do piso;

Artigo anterior
Quais os sintomas do HPV no útero?
Artigo seguinte
Quantos watts uma tomada de 10A suporta?