Qual é o tratamento da hepatite A?

Perguntado por: Letícia Teresa Campos Maia  |  Última atualização: 24. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (14 avaliações)

O tratamento da hepatite A é feito para aliviar os sintomas e ajudar o corpo a se recuperar mais rapidamente, podendo ser indicado pelo médico o uso de remédios para aliviar a dor, febre e enjoos, além de repouso e hidratação constante.

Como deve ser feito o tratamento da hepatite A?

Não existe tratamento específico disponível para a hepatite A. O próprio corpo se encarregará de livrar-se do vírus da hepatite A. Na maioria dos casos, o fígado se cura da hepatite A completamente em um ou dois meses sem danos permanentes.

O que a hepatite A pode causar?

Os sintomas iniciais mais comuns da hepatite A são mal estar, dores no corpo, náuseas, dor abdominal, vômitos, olhos e pele amarelados, urina bem escura e fezes claras. Eventualmente, quando o quadro é muito grave, pode causar insuficiência hepática, sangramento e morte, indicou o infectologista.

Como é tratada a hepatite?

A hepatite tem cura e geralmente é preciso deixar com que o corpo do paciente se cure naturalmente, dando remédios que tratam somente dos sintomas dessa condição, como a dor abdominal. Existem medicamentos para hepatite A, B e C que são antivirais e conseguem ajudar o corpo a combater o vírus.

Quanto tempo leva para se recuperar da hepatite A?

Em geral, o quadro de hepatite A se resolve espontaneamente em um ou dois meses. Em alguns casos, porém, pode demorar seis meses para o vírus ser eliminado totalmente do organismo. A hepatite A é uma doença de curso benigno, mas potencialmente grave. Embora não sejam frequentes, complicações podem surgir.

Hepatite A

19 questões relacionadas encontradas

Quem teve hepatite A fica com seqüelas?

A hepatite A, na imensa maioria dos casos, cura sem deixar seqüelas. Não existem as formas crônicas. Existe vacina eficaz contra hepatite A.

Quanto tempo o vírus da hepatite A fica no organismo?

Quando sintomática, observa-se dores no corpo, enjoo, vômitos, pele e olhos amarelados. Estes sintomas podem aparecer algumas semanas após o contato com o vírus A e curam em cerca de 10 dias, mas podem durar até 3 ou 4 semanas. Em raras vezes, a hepatite A pode ser mais grave, comprometendo o fígado em poucos dias.

Qual o tipo de hepatite que não tem cura?

A hepatite B não tem cura, mas existe vacina que faz parte do plano nacional de vacinação que previne o futuro desenvolvimento de Hepatite B.

Que tipo de hepatite é a mais perigosa?

Hepatite C é a hepatite viral mais grave e está entre as mais frequentes no Brasil. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado e uma epidemia mundial – por exemplo, atinge cinco vezes mais pessoas que o HIV/Aids.

Qual é a hepatite que pode matar?

​​​​​​Hepatite Fulminante

Também conhecida como hepatite aguda grave ou falência hiperaguda do fígado, a hepatite fulminante é a condição de maior gravidade dentre as doenças do fígado, podendo levar a morte pelo menos metade dos pacientes.

Como pega hepatite A sintomas?

HEPATITE A

Transmissão: Fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Sintomas: Geralmente, não apresenta. Porém, os mais frequentes são cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Quais são os sintomas de hepatite no fígado?

Quando se manifestam, o indivíduo pode apresentar cansaço, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. O diagnóstico pode ser feito por testes rápidos ou exames laboratoriais, todos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Pode pegar hepatite pelo beijo?

Não, as Hepatites Virais B e C não são transmitidas através do compartilhamento de talheres, pratos, copos nem através de aperto de mão, abraço ou beijo.

O que não pode comer com hepatite?

Alimentos que devem ser evitados
  • Carnes vermelhas e frituras;
  • Abacate e frutos secos;
  • Manteiga, margarina e creme de leite;
  • Alimentos embutidos ou industrializados;
  • Alimentos confeccionados com açúcar refinado;
  • Refrigerantes e sucos industrializados;
  • Leite integral, queijos amarelos e iogurtes com açúcar;

Quais são as medidas de prevenção da hepatite A?

A prevenção mais efetiva para a hepatite A é a vacina anti-HAV, disponibilizada em toda a rede SUS para menores de cinco anos e grupos de vulnerabilidades acrescidas, como nas seguintes situações: Hepatopatias crônicas de qualquer etiologia, inclusive portadores do vírus da hepatite C (HCV);

Quais são as formas de prevenção da hepatite A?

Por isso, para prevenir a hepatite A é importante ter atenção aos modos de transmissão, sendo recomendado:
  1. Tomar a vacina contra hepatite A, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde;
  2. Ter bons hábitos de higiene lavando bem as mãos antes de comer e depois de usar o banheiro.

O que é pior hepatite B ou C?

​​Hepatite C

É considerada a mais grave de todas. Segundo um fundo da Organização Mundial das Nações Unidas cerca de 500 milhões de pessoas no mundo estão infectadas, mas apenas 5% delas sabem que tem a doença.

O que diferencia a hepatite A da E?

O tipo E é bastante similar ao tipo A, porém, é raro no Brasil. O contágio mais comum é por meio de água contaminada por fezes. Os sintomas mais comuns são cansaço, febre e vômitos. A prevenção é a melhor maneira de tratar das hepatites virais.

Como se contrai hepatite B ou C?

Sendo assim, a transmissão das Hepatites B e C pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos contaminados como lâminas de barbear e de depilar, escovas de dentes, alicates de unha, instrumentos para uso de drogas injetáveis (cocaína, anabolizantes e complexos vitamínicos), inaláveis (cocaína) e pipadas (crack), uso de ...

Como saber se a hepatite É aguda ou crônica?

Há duas variedades de hepatite que conhecemos: a aguda – que dura menos de 6 meses e a crônica – que dura mais de 6 meses. O tipo agudo da doença é o mais comum e tem como causas as hepatites A, B, C, D e E, além de outras doenças virais, infecções por ameba ou bacteriana, medicamentos e drogas.

Qual o perigo da hepatite C?

A infecção por hepatite C, que continua ao longo de muitos anos, pode causar complicações significativas, tais como: Cirrose, em média de 20 a 30 anos após a infecção pelo vírus C. Câncer de fígado. Insuficiência hepática.

Como se contrai a hepatite C?

O vírus da hepatite C transmite-se, principalmente, por via sanguínea, bastando uma pequena quantidade de sangue contaminado para transmiti-lo, se este entrar na corrente sanguínea de alguém através de um corte ou uma ferida, ou na partilha de seringas.

Quanto tempo o vírus da hepatite A sobrevive fora do corpo?

Quanto tempo ele sobrevive no meio ambiente? Gilberto Turcato – Não sei dizer ao certo, mas ele permanece no meio ambiente viável e com capacidade de infectar por alguns dias. Drauzio – Você disse que o vírus da hepatite A pode viver dias num ambiente. Isso cria um potencial muito grande de transmissão.

Quem teve hepatite A fica imune?

Quando uma pessoa se recupera de hepatite A está imune contra a hepatite A para o resto de sua vida e nunca terá a doença novamente.

É verdade que quem tem hepatite tem que comer doce?

"A dieta deve ser oferecida conforme aceitação do paciente portador da hepatite A.

Artigo anterior
Qual a média do Honda City 2010?
Artigo seguinte
O que é interesse transindividual?