Qual o papel da educação inclusiva no processo de aprendizagem do aluno com deficiência intelectual?
Perguntado por: Vítor Amaral Rodrigues | Última atualização: 17. September 2024Pontuação: 4.1/5 (1 avaliações)
O objetivo da educação inclusiva é incluir todas as crianças com necessidades especiais nas escolas regulares, ainda que existam ainda muitos desafios que precisam ser superados. A inclusão de alunos com deficiência intelectual requer adaptações curriculares, ou mesmo das práticas pedagógicas para serem efetivas.
Como deve ser a inclusão escolar da pessoa com deficiência intelectual?
Conhecer seu aluno, saber quem ele é, do que gosta e do que não gosta, suas habilidades e dificuldades, é a forma mais fácil de dar sentido ao seu aprendizado. Outro ponto importante da inclusão de alunos com deficiência intelectual, é a importância de criar formas de ensino que envolvam as emoções.
Qual o papel da educação na inclusão de pessoas com deficiência?
O aluno com deficiência pode ter algumas limitações no dia a dia para o aprendizado, mas nada que impeça o seu convívio com os demais no dia a dia. Nesse caso, o papel da escola é realizar a adequação de currículo para a situação daquele aluno, de acordo com a sua deficiência.
Qual é o papel da educação inclusiva?
Escola inclusiva é, aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respon- dendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades.
Qual a importância da inclusão escolar de alunos com necessidades especiais?
A inclusão escolar promove a diversidade no ambiente educacional, permitindo que estudantes de diferentes origens, habilidades e características compartilhem experiências. Isso ajuda a construir uma cultura de tolerância e respeito às diferenças desde cedo, preparando os alunos para viver em uma sociedade plural.
Educação Especial e Educação Inclusiva: tudo o que você precisa saber
O que é educação inclusiva e qual é o seu principal objetivo?
Uma educação inclusiva integra os alunos com necessidades especiais, em escolas regulares, por meio de uma abordagem humanística. Essa visão entende que cada aluno tem suas particularidades e que elas devem ser consideradas como diversidade e não como problema.
Qual é o principal objetivo da inclusão?
É um meio de erradicar as barreiras sociais criadas pelo racismo, desigualdades de gênero, hiatos de classe e deficiência física e mental. A partir disso, as ações de inclusão buscam combater a segregação social e promover um ambiente mais harmonioso por meio da democratização dos espaços e serviços.
Qual o principal papel do professor na educação inclusiva?
Para que haja de fato uma educação inclusiva é imprescindível que os professores busquem capacitação, aperfeiçoamento e formação continuada, a fim de proceder à mediação ao receber alunos com necessidades educacionais especiais, visando um ensino que respeite as diferenças e particularidades de cada indivíduo.
Quais são os três maiores desafios da educação inclusiva?
- Infraestrutura inadequada nas escolas. ...
- Formação insuficiente de professores. ...
- Adaptação curricular. ...
- Atendimento à diversidade. ...
- Recursos financeiros limitados. ...
- Parceria com a comunidade. ...
- Programa “Educação Inclusiva: Direito à Diversidade” ...
- Plano Nacional de Educação (PNE)
Quais são as práticas da educação inclusiva?
O que são práticas inclusivas, capacitismo e acessibilidade? Conhecer e debater com os alunos os conceitos de capacitismo e acessibilidade são exemplos de práticas inclusivas na escola. Dentro dos espaços educacionais, o debate sobre exemplos de práticas inclusivas é muito relevante.
Qual é a importância da inclusão de pessoas com deficiência?
A inclusão social traz no seu bojo a equiparação de oportunidades, a mútua interação de pessoas com e sem deficiência e o pleno acesso aos recursos da sociedade. Cabe lembrar que uma sociedade inclusiva tem o compromisso com as minorias e não apenas com as pessoas portadoras de deficiência.
Quais são os benefícios da educação inclusiva?
O crescimento das práticas educacionais inclusivas deriva de um maior reconhecimento de que alunos com deficiência prosperam quando eles recebem, na maior medida possível, as mesmas oportunidades educacionais e sociais que alunos sem deficiência.
O que diz o MEC sobre a educação inclusiva?
Em 2008, foi lançada a política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva e aprovada, por meio de emenda constitucional, a convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência. De acordo com a convenção, devem ser assegurados sistemas educacionais inclusivos em todos os níveis.
O que o aluno com deficiência intelectual precisa?
Lembre-se de que os alunos com Necessidades Educativas Especiais na área de deficiência intelectual: ➢ Precisam das mesmas coisas que todos precisam: dignidade, respeito, liberdade, educação, saúde, lazer, assistência social, trabalho e amparo.
Como que a escola pode trabalhar com o aluno com deficiência intelectual?
- Vôlei sentado. ...
- Jogo de passes. ...
- Montar o robô com formas geométricas. ...
- Escrever o próprio nome com pregadores. ...
- Passe o cordão pelos canudos de macarrão. ...
- Canção nos palitos de picolé ...
- Memorização de letra e imagem. ...
- Contar os palitos.
Quais são os benefícios da inclusão de pessoas com deficiência intelectual no ensino regular?
No caso dos alunos com deficiência, a inclusão favorece o desenvolvimento de habilidades em leitura e Matemática e reduz a propensão a incidentes comportamentais. As pesquisas analisadas por Hehir indicam ainda que eles estão mais aptos a completar o Ensino Médio do que os que não estão incluídos.
Qual é a prioridade da escola inclusiva?
O objetivo principal é assegurar a plena integração da pessoa com deficiência no “contexto socioeconômico e cultural” do País. Sobre o acesso à Educação, o texto afirma que a Educação Especial é uma modalidade transversal a todos os níveis e modalidades de ensino e a destaca como complemento do ensino regular.
O que diz a lei sobre inclusão escolar?
Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Como a escola trabalha com a questão da educação inclusiva?
Com base em um projeto educacional inclusivo, a escola consegue cumprir o seu papel com planejamento, organização, flexibilidade e propostas diversificadas. Além disso, a comunidade escolar não pode trabalhar sozinha e, para viabilizar a inclusão, também depende da construção de uma rede de apoio.
Quais estratégias o professor deve adotar para promover a inclusão?
- respeito entre as pessoas;
- adequação das instalações;
- reciclagem e atualização dos profissionais;
- ações de acolhimento aos alunos;
- atividades que promovam o convívio social na comunidade escolar;
- diálogo estreito e constante com a família;
Qual deve ser a postura adotada pelo professor para promover a inclusão social?
O professor como mediador deverá promover um ensino igualitário e sem desigualdade, já que quando se fala em inclusão não estamos falando só dos deficientes e sim da escola também, onde a diversidade se destaca por sua singularidade, formando cidadãos para a sociedade.
Como o professor deve proceder para favorecer a inclusão?
Para promover a inclusão em sala de aula e uma educação de qualidade, os professores precisam primeiramente compreender que dentro da sala de aula existem pessoas com personalidades, qualidades e limitações diferentes. Com isso, cada estudante tem a sua forma de aprender e compreender o conteúdo ensinado.
Qual é a diferença entre educação especial e educação inclusiva?
A principal diferença entre educação especial e inclusiva é que enquanto o público-alvo da primeira é limitado, voltado para pessoas com deficiência, a segunda abordagem reconhece que todos são diferentes dentro do ambiente escolar. Dessa forma, pessoas com ou sem deficiência aprendem juntos.
Quais são os 5 pilares da educação inclusiva?
Em resumo, são cinco pontos principais para realizar um bom planejamento que promova a diversidade nas escolas: implementação e apoio de políticas públicas, boa gestão escolar, estratégias pedagógicas, inclusão da família e apoio de parcerias.
Qual a metodologia da educação inclusiva?
Educação inclusiva é conhecer os alunos, tratá-los sem preconceitos e com de maneira inclusiva, ou seja, possibilitando que possam participar das aulas em equidade de condições, com os demais.
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