Qual o papel da educação inclusiva no processo de aprendizagem do aluno com deficiência intelectual?

Perguntado por: Vítor Amaral Rodrigues  |  Última atualização: 17. September 2024
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O objetivo da educação inclusiva é incluir todas as crianças com necessidades especiais nas escolas regulares, ainda que existam ainda muitos desafios que precisam ser superados. A inclusão de alunos com deficiência intelectual requer adaptações curriculares, ou mesmo das práticas pedagógicas para serem efetivas.

Como deve ser a inclusão escolar da pessoa com deficiência intelectual?

Conhecer seu aluno, saber quem ele é, do que gosta e do que não gosta, suas habilidades e dificuldades, é a forma mais fácil de dar sentido ao seu aprendizado. Outro ponto importante da inclusão de alunos com deficiência intelectual, é a importância de criar formas de ensino que envolvam as emoções.

Qual o papel da educação na inclusão de pessoas com deficiência?

O aluno com deficiência pode ter algumas limitações no dia a dia para o aprendizado, mas nada que impeça o seu convívio com os demais no dia a dia. Nesse caso, o papel da escola é realizar a adequação de currículo para a situação daquele aluno, de acordo com a sua deficiência.

Qual é o papel da educação inclusiva?

Escola inclusiva é, aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respon- dendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades.

Qual a importância da inclusão escolar de alunos com necessidades especiais?

A inclusão escolar promove a diversidade no ambiente educacional, permitindo que estudantes de diferentes origens, habilidades e características compartilhem experiências. Isso ajuda a construir uma cultura de tolerância e respeito às diferenças desde cedo, preparando os alunos para viver em uma sociedade plural.

Educação Especial e Educação Inclusiva: tudo o que você precisa saber

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O que é educação inclusiva e qual é o seu principal objetivo?

Uma educação inclusiva integra os alunos com necessidades especiais, em escolas regulares, por meio de uma abordagem humanística. Essa visão entende que cada aluno tem suas particularidades e que elas devem ser consideradas como diversidade e não como problema.

Qual é o principal objetivo da inclusão?

É um meio de erradicar as barreiras sociais criadas pelo racismo, desigualdades de gênero, hiatos de classe e deficiência física e mental. A partir disso, as ações de inclusão buscam combater a segregação social e promover um ambiente mais harmonioso por meio da democratização dos espaços e serviços.

Qual o principal papel do professor na educação inclusiva?

Para que haja de fato uma educação inclusiva é imprescindível que os professores busquem capacitação, aperfeiçoamento e formação continuada, a fim de proceder à mediação ao receber alunos com necessidades educacionais especiais, visando um ensino que respeite as diferenças e particularidades de cada indivíduo.

Quais são os três maiores desafios da educação inclusiva?

Alguns dos principais desafios incluem:
  • Infraestrutura inadequada nas escolas. ...
  • Formação insuficiente de professores. ...
  • Adaptação curricular. ...
  • Atendimento à diversidade. ...
  • Recursos financeiros limitados. ...
  • Parceria com a comunidade. ...
  • Programa “Educação Inclusiva: Direito à Diversidade” ...
  • Plano Nacional de Educação (PNE)

Quais são as práticas da educação inclusiva?

O que são práticas inclusivas, capacitismo e acessibilidade? Conhecer e debater com os alunos os conceitos de capacitismo e acessibilidade são exemplos de práticas inclusivas na escola. Dentro dos espaços educacionais, o debate sobre exemplos de práticas inclusivas é muito relevante.

Qual é a importância da inclusão de pessoas com deficiência?

A inclusão social traz no seu bojo a equiparação de oportunidades, a mútua interação de pessoas com e sem deficiência e o pleno acesso aos recursos da sociedade. Cabe lembrar que uma sociedade inclusiva tem o compromisso com as minorias e não apenas com as pessoas portadoras de deficiência.

Quais são os benefícios da educação inclusiva?

O crescimento das práticas educacionais inclusivas deriva de um maior reconhecimento de que alunos com deficiência prosperam quando eles recebem, na maior medida possível, as mesmas oportunidades educacionais e sociais que alunos sem deficiência.

O que diz o MEC sobre a educação inclusiva?

Em 2008, foi lançada a política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva e aprovada, por meio de emenda constitucional, a convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência. De acordo com a convenção, devem ser assegurados sistemas educacionais inclusivos em todos os níveis.

O que o aluno com deficiência intelectual precisa?

Lembre-se de que os alunos com Necessidades Educativas Especiais na área de deficiência intelectual: ➢ Precisam das mesmas coisas que todos precisam: dignidade, respeito, liberdade, educação, saúde, lazer, assistência social, trabalho e amparo.

Como que a escola pode trabalhar com o aluno com deficiência intelectual?

12 atividades lúdicas para alunos com deficiência intelectual
  • Vôlei sentado. ...
  • Jogo de passes. ...
  • Montar o robô com formas geométricas. ...
  • Escrever o próprio nome com pregadores. ...
  • Passe o cordão pelos canudos de macarrão. ...
  • Canção nos palitos de picolé ...
  • Memorização de letra e imagem. ...
  • Contar os palitos.

Quais são os benefícios da inclusão de pessoas com deficiência intelectual no ensino regular?

No caso dos alunos com deficiência, a inclusão favorece o desenvolvimento de habilidades em leitura e Matemática e reduz a propensão a incidentes comportamentais. As pesquisas analisadas por Hehir indicam ainda que eles estão mais aptos a completar o Ensino Médio do que os que não estão incluídos.

Qual é a prioridade da escola inclusiva?

O objetivo principal é assegurar a plena integração da pessoa com deficiência no “contexto socioeconômico e cultural” do País. Sobre o acesso à Educação, o texto afirma que a Educação Especial é uma modalidade transversal a todos os níveis e modalidades de ensino e a destaca como complemento do ensino regular.

O que diz a lei sobre inclusão escolar?

Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

Como a escola trabalha com a questão da educação inclusiva?

Com base em um projeto educacional inclusivo, a escola consegue cumprir o seu papel com planejamento, organização, flexibilidade e propostas diversificadas. Além disso, a comunidade escolar não pode trabalhar sozinha e, para viabilizar a inclusão, também depende da construção de uma rede de apoio.

Quais estratégias o professor deve adotar para promover a inclusão?

O que podemos fazer para promover a educação inclusiva?
  • respeito entre as pessoas;
  • adequação das instalações;
  • reciclagem e atualização dos profissionais;
  • ações de acolhimento aos alunos;
  • atividades que promovam o convívio social na comunidade escolar;
  • diálogo estreito e constante com a família;

Qual deve ser a postura adotada pelo professor para promover a inclusão social?

O professor como mediador deverá promover um ensino igualitário e sem desigualdade, já que quando se fala em inclusão não estamos falando só dos deficientes e sim da escola também, onde a diversidade se destaca por sua singularidade, formando cidadãos para a sociedade.

Como o professor deve proceder para favorecer a inclusão?

Para promover a inclusão em sala de aula e uma educação de qualidade, os professores precisam primeiramente compreender que dentro da sala de aula existem pessoas com personalidades, qualidades e limitações diferentes. Com isso, cada estudante tem a sua forma de aprender e compreender o conteúdo ensinado.

Qual é a diferença entre educação especial e educação inclusiva?

A principal diferença entre educação especial e inclusiva é que enquanto o público-alvo da primeira é limitado, voltado para pessoas com deficiência, a segunda abordagem reconhece que todos são diferentes dentro do ambiente escolar. Dessa forma, pessoas com ou sem deficiência aprendem juntos.

Quais são os 5 pilares da educação inclusiva?

Em resumo, são cinco pontos principais para realizar um bom planejamento que promova a diversidade nas escolas: implementação e apoio de políticas públicas, boa gestão escolar, estratégias pedagógicas, inclusão da família e apoio de parcerias.

Qual a metodologia da educação inclusiva?

Educação inclusiva é conhecer os alunos, tratá-los sem preconceitos e com de maneira inclusiva, ou seja, possibilitando que possam participar das aulas em equidade de condições, com os demais.

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