Qual o objeto imediato de um contrato?

Perguntado por: Camila Alice Nunes Reis  |  Última atualização: 3. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (70 avaliações)

O objeto imediato da obrigação é a prestação, podendo ser positiva (dar ou entregar e fazer) ou negativa (não fazer). ... Por exemplo, se uma obrigação trata da entrega da herança de alguém vivo, trata-se de um contrato nulo, pois o objeto é impossível.

O que é objeto imediato é mediato?

Classificadas quanto ao objeto

O objeto da obrigação pode ser mediato ou imediato. - Imediato: a conduta humana de dar, fazer ou não fazer. Ex.: Dar a chave do imóvel ao novo proprietário. - Mediato: é a prestação em si.

Quais são os requisitos de validade da prestação objeto imediato?

Segundo Carlos Roberto Gonçalves, “a prestação ou objeto imediato deve obedecer a certos requisitos, para que a obrigação se constitua validamente. Assim, deve ser lícito, possível, determinado ou determinável. Deve ser, também, economicamente apreciável. ... E, por último, o objeto deve ser economicamente apreciável.

O que são contratos de execução imediata?

Contratos de execução instantânea, diferida e de trato sucessivo São de execução instantânea ou imediata os que se consumam num só ato, sendo cumpridos imediatamente após a sua celebração, como a compra... Contratos de trato sucessivo ou de execução continuada são os que se cumprem por meio de atos reiterados.

O que é contrato instantâneo?

O contrato será instantâneo (ou de execução instantânea) quando os direitos e obrigações forem adquiridos e cumpridos no mesmo momento do contrato.

Objeto do contrato

40 questões relacionadas encontradas

O que é um contrato sucessivo?

Contratos de trato sucessivo são pactos cuja execução se prolongam no tempo e sofrem os efeitos da modificação das condições ajustadas. Mas somente aquelas consideradas imprevisíveis ensejam sua revisão/resolução, tal como as decorrentes do COVID-19.

O que é um contrato de trato sucessivo?

No último caso, tem-se uma obrigação de trato sucessivo, que é aquela cuja prestação se renova em prestações singulares sucessivas, em períodos consecutivos, como sucede na compra e venda a prazo, no pagamento mensal do aluguel pelo locatário, do consumidor de água ou de energia elétrica etc.

O que é um contrato de execução diferida?

De execução diferida ou retardada é aquele em que a prestação de uma das partes não se dá de uma só forma, porém a termo, não ocorrendo a extinção da obrigação enquanto não se completara prestação.

O que é Eviccao de direito?

Evicção é uma garantia legal ofertada ao adquirente, já que se ele vier a perder a propriedade, a posse ou o uso em razão de uma decisão judicial ou de um ato administrativo, que reconheça tal direito à terceiro, possa ele recobrar de quem lhe transferiu esse domínio, ou que pagou pela coisa.

Quais são as espécies de contratos?

  • Depósito.
  • Doação.
  • Mandato.
  • Contrato de constituição de renda.
  • Contrato de Empreitada.
  • Contrato Estimatório.
  • Ação Revocatória.
  • Contrato de compromisso.

Quais são os três elementos constitutivos do direito real?

O direito real consiste no poder jurídico, direto e imediato, do titular sobre a coisa, com exclusividade e contra todos. Tem como elementos essenciais, o sujeito ativo, a coisa e a relação ou poder do sujeito ativo sobre a coisa, chamado domínio.

Quais são os princípios dos contratos?

Princípios básicos da teoria geral dos contratos
  • Liberdade de contratar ou autonomia privada ou autonomia da vontade. ...
  • Força obrigatória dos contratos (pacta sunt servanda) ...
  • Relatividade das convenções. ...
  • Função social. ...
  • Equilíbrio contratual. ...
  • Boa-fé objetiva.

Qual a diferença entre imediato é mediato?

"Mediato" é aquilo que liga duas coisas passando por uma ou mais coisas intermediárias. "Imediato" é o contrário de" mediato". Liga duas coisas sem passar por nenhuma outra. Realmente a consciência-imediata é uma coisa só.

O que é um objeto imediato?

O objeto pode ser classificado como mediato e imediato. O objeto imediato da obrigação é a prestação, podendo ser positiva (dar ou entregar e fazer) ou negativa (não fazer). ... O objeto deve ser lícito, possível, determinado ou determinável (art.

Quais são os objetos imediato é mediato do Direito Administrativo?

2.2 – Objeto e conceito; O objeto imediato do Direito Administrativo são os princípios e normas que regulam a função administrativa. O objeto mediato do Direito Administrativo são as atividades, agentes, pessoas e órgãos da Administração Pública.

O que é evicção do imóvel?

No setor imobiliário, diz-se que acontece a evicção quando há perda total ou parcial do imóvel em face de terceiro, possuidor de direito anterior, através de decisão judicial. Caso seja realmente comprovado, aquele que comprou a unidade sofrerá a evicção e perderá o imóvel. ...

O que é evicção e quais os seus efeitos jurídicos?

Evicção, então, consiste na perda total ou parcial de um bem adquirido, em regra, onerosamente, por determinação judicial ou administrativa, em virtude de motivo jurídico anterior à aquisição da coisa. É prevista no art. 447 do CC, pelo qual "nos contratos onerosos, o alienante responde pela evicção.

O que é evicção e quais seus requisitos?

Evicção é uma perda, que pode ser parcial ou total, de um bem por motivo de decisão judicial ou ato administrativo (art. 447 do Código Civil) que se relacione a causa preexistente ao contrato. ... A pessoa Y pode sofrer evicção e ser obrigada por sentença judicial a restituir o automóvel a pessoa Z.

Não é admitida nos contratos de execução continuada ou diferida?

não é admitida nos contratos de execução continuada ou diferida. a resolução pode ser evitada, oferecendo-se o réu a modificar equitativamente as condições do contrato. a onerosidade excessiva fundamenta-se no princípio da supremacia do interesse público. ... não dá causa à resolução dos contratos.

Quanto ao tempo de execução dos contratos Eles podem ser?

QUANTO AO MOMENTO DA EXECUÇÃO os contratos podem ser: ... -De execução futura: são contratos em que a obrigação sobrevive apesar da execução das prestações periódicas (sucessiva) ou aqueles nos quais a execução é posterior à celebração (diferida) – ex: locação e compra e venda a prazo, respectivamente.

Qual a diferença entre contrato oneroso e gratuito?

Em linhas gerais, para a classificação de contratos entre onerosos e gratuitos, deve-se levar, em consideração o critério económico, sendo oneroso aquele em que há um equilíbrio económico, logo, ambas as partes ganham e perdem (património), e gratuito aquele em que há um desequilíbrio económico, isto é, vantagem ...

O que é trato sucessivo no contrato de trabalho?

– Trato sucessivo: em relação à característica do elemento fático-jurídico da não eventualidade, nós temos um contrato de trato sucessivo, porque há uma continuidade no tempo, ou seja, não se esgota em um único ato em razão da expectativa de retorno no trabalho. ...

O que é um contrato impessoal?

O contrato impessoal é aquele que não leva em conta exclusivamente o estado pessoal de certo contratante. O contrato individual diz respeito ao interesse de apenas uma pessoa. Exemplo: na compra e venda, uma pessoa pode contratar outra.

O que são contratos solenes e não solenes?

São solenes os contratos que exigem formato previsto em lei (fiança ou seguro), ou seja, contrato solene é o pacto que exige na sua constituição, sob pena de nulidade forma prescrita em lei, como a realização do ato por meio de instrumento público, enquanto que os não solenes (compra e venda de bem móvel) são livres na ...

Quais as características do contrato intermitente?

O contrato de trabalho intermitente é uma modalidade do contrato de trabalho criada pela Reforma Trabalhista. Considera-se como intermitente o contrato de trabalho no qual a prestação de serviços, com subordinação, não é contínua, ocorrendo com alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade.

Artigo anterior
Quem é Kratos na mitologia grega?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre CGH PCH e UHE?