Qual o objetivo do texto sobre a Lei da imigração?

Perguntado por: Gustavo Manuel Carvalho Gaspar  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (58 avaliações)

Seu objetivo é bem claro: ajudar a regularizar os migrantes que já contribuem com o Brasil e possuem uma vida estabelecida por aqui, mas ainda se encontram em situação indocumentada – causada, em grande parte, pelos empecilhos presentes no Estatuto do Estrangeiro.

Qual objetivo do texto Lei de Migração?

O texto da nova lei de migração, que substitui o Estatuto do Estrangeiro, criado em 1980, estabelece novos princípios sobre não discriminação, combate à homofobia e igualdade de direitos. A lei é bastante inovadora e está em consonância com obrigações internacionais assumidas pelo Brasil.

Qual o principal dever do migrante?

Aos migrantes são assegurados, assim como aos nacionais, os direitos e garantias fundamentais: a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, assegurando-lhe também os direitos e liberdades civis, sociais, culturais e econômicos (artigo 4º, caput e inciso I).

Qual é a Lei de imigração?

A Lei n. 13.445, de 24 de maio de 2017, disciplinou a migração no Brasil e estabeleceu princípios e diretrizes para as políticas públicas para o imigrante. Também a nova Lei de Migração substituiu a Lei n. 818/49.

Como funciona a Lei de imigração no Brasil?

A Lei de Imigração define o visto em seu artigo 6°, como uma expectativa de ingresso. Esse visto atende a quem tem interesse em vir para o Brasil, seja para residir ou passear, salvo algumas hipóteses em que o Brasil celebra acordos bilaterais, em que há a dispensa do visto.

Como funciona a lei de imigração no Brasil?

15 questões relacionadas encontradas

Como é o processo de imigração?

A imigração é o processo de entrada de um indivíduo em um determinado território. Ela se dá por motivações econômicas, políticas, culturais e naturais. No geral, os imigrantes buscam por meio desse processo uma melhor condição de vida. Os deslocamentos populacionais fazem parte da história da humanidade.

Como se dá o processo de regularização dos estrangeiros no Brasil?

Regularização de Estrangeiro no Brasil – Todos os estrangeiros que querem residência no Brasil devem realizar um processo de legalização. Primeiramente, o solicitante deve solicitar a Autorização de Residência e dar entrada na obtenção do RNE-CRNM.

O que diz a Lei de imigração do Brasil vigente até 2017?

Art. 1º Esta Lei dispõe sobre os direitos e os deveres do migrante e do visitante, regula a sua entrada e estada no País e estabelece princípios e diretrizes para as políticas públicas para o emigrante.

O que diz a Lei 6815 80?

L6815. LEI Nº 6.815, DE 19 DE AGOSTO DE 1980. Define a situação jurídica do estrangeiro no Brasil, cria o Conselho Nacional de Imigração. ESTA LEI FOI REPUBLICADA PELA DETERMINAÇÃO DO ARTIGO 11, DA LEI Nº 6.964, DE 09.12.1981.

Qual é a normativa que rege as migrações hoje no Brasil?

Lei 13.445, de 24 de maio de 2017.

Quais são os direitos dos migrantes?

A nova Lei de Migração brasileira estabelece direitos e deveres para migrantes e turistas no Brasil. Ela reconhece o migrante, independentemente de sua nacionalidade, como um sujeito de direitos, e promove o combate à xenofobia e a não-discriminação como princípios da política migratória brasileira.

Quais são os deveres do estrangeiro no Brasil?

O estrangeiro residente no Brasil goza de todos os direitos reconhecidos aos brasileiros, nos termos da Constituição e das leis. Sempre que lhe for exigido por qualquer autoridade ou seu agente, o estrangeiro deverá exibir documento comprobatório de sua estada legal no território nacional.

Quais são os direitos dos estrangeiros?

É assegurado, pela Constituição Federal, aos estrangeiros residentes no país, a inviolabilidade do direito á vida, a liberdade, igualdade, segurança e a propriedade, assim a como aos brasileiros.

Qual o propósito do texto?

Nesse sentido, uma composição pode ser produzida com cinco objetivos: a) relatar; b) narrar; c) argumentar; d) expor; e) descrever, instruir ou prescrever ações.

São princípios orientadores da nova Lei de Migração?

A Lei tem como princípios a universalidade dos direitos humanos, o repúdio e a prevenção à xenofobia, ao racismo e a qualquer tipo de discriminação, não criminalizando a migração. Garante a igualdade de tratamento e de oportunidade ao migrante, além de inclusão social, laboral e produtiva através de políticas públicas.

Quais os 6 pontos que mudaram com a Lei da Migração?

Entenda algumas das principais mudanças introduzidas pela nova Lei de Migração do Brasil e o que o decreto de regulamentação altera nela.
  1. Vistos.
  2. Reunião familiar.
  3. Expulsão, deportação e repatriação.
  4. Direito de manifestação política.

Qual é o prazo limite que um estrangeiro pode permanecer no Brasil?

Estrangeiros que querem visitar o Brasil devem ter em mãos um Visto Brasileiro. O prazo para o estrangeiro ficar em território brasileiro é de no máximo 90 dias (isso pode mudar de acordo com a nacionalidade), que podem ser prorrogáveis por mais 90 dias, totalizando 180 dias.

Quando um estrangeiro pode ser deportado do Brasil?

Artigo 65 - É passível de expulsão o estrangeiro que, de qualquer forma, atentar contra a segurança nacional, a ordem política ou social, a tranqüilidade ou moralidade pública e a economia popular, ou cujo procedimento o torne nocivo à conveniência e aos interesses nacionais.

Em quais situações pode um estrangeiro ser expulso do Brasil?

Também poderá dar causa à expulsão a prática dos seguintes crimes: crime de genocídio, crime contra a humanidade, crime de guerra ou crime de agressão, nos termos definidos pelo Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional, de 1998, promulgado pelo Decreto n° 4.388, de 25 de setembro de 2002.

Como o imigrante era visto pelo Estatuto do Estrangeiro legislação de Migração vigente até 2017 )?

O Estatuto aprovado pelos militares trata o imigrante como um estranho, como uma suposta ameaça à segurança nacional. A nova Lei, por sua vez, cuida para que os imigrantes não sejam vitimados pela xenofobia.

O que a Constituição fala sobre imigrantes?

A reafirmação da aplicação e direitos às garantias fundamentais, já asseguradas pela Constituição Federal a todo estrangeiro que estiver em território nacional, além de assegurar tratamento humanitário aos imigrantes, possui em seu bojo determinações especificas para evitar a criminalização do imigrante, xenofobia ou ...

Qual a Lei brasileira que dispõe sobre Migração qual o espírito desta Lei com relação ao Estatuto do Estrangeiro qual o princípio máximo que permeia esta Lei?

A Nova Lei de Migração, Lei nº 13.455, sancionada em maio de 2017, em contraposição ao antigo Estatuto do Estrangeiro, Lei nº 6.815, de 1980, dispõe sobre os direitos e deveres do migrante e do visitante e regula sua entrada e a sua estada no Brasil, além de estabelecer princípios e diretrizes para as políticas ...

Qual a diferença entre RNM e RNE?

Não tem diferença é o mesmo documento.

Antes da Lei das Migrações de 2017, a Carteira do Estrangeiro chamava-se RNE e depois da lei passou a se chamar RNM. A Lei das Migrações passou a chamar o estrangeiro de migrante, portanto RNE é o Registro Nacional do Estrangeiro, enquanto que o RNM é Registro Nacional Migratório.

Quais são as principais causas da imigração?

Diversas causas podem estar associadas a esses deslocamentos, como a busca por trabalho, melhor colocação profissional e melhores condições de vida; desastres naturais e situações climáticas extremas; crises políticas e socioeconômicas; e perseguições étnicas e religiosas.

Quando ocorre a imigração?

A imigração em geral ocorre por motivos pessoais ou pela busca de melhores condições de vida e de trabalho por parte dos que imigram, ou ainda para fugir de perseguições ou discriminações por motivos religiosos, ou políticos ou então sobre guerras.

Artigo anterior
Quais são as vantagens de ser um perito judicial?
Artigo seguinte
O que é figura de valor?