Como calcular as necessidades energéticas de uma gestante?

Perguntado por: Dinis Afonso de Guerreiro  |  Última atualização: 26. Juni 2025
Pontuação: 5/5 (55 avaliações)

Para gestantes entre 19 e 50 anos temos o seguinte cálculo de EER: EER = EER Pré-gestacional + (8 kcal x IG em semanas) + 180 kcal Onde: EER Pré-gestacional = 354 – (6,91 x idade) + PA x (10 x Peso) + (934 x Altura) + 25 kcal sendo: idade em anos, peso em quilos e altura em metros.

Como calcular as necessidades energéticas?

homens: (0,063 x peso em quilos + 2,896) x 239 = resultado em calorias gastas por dia; mulheres: (0,062 x peso em quilos + 2,036) x 239 = resultado em calorias gastas por dia.

Quantas calorias a grávida deve consumir por dia?

No primeiro trimestre da gestação a mulher tem a mesma necessidade calórica de antes. Já no segundo trimestre, ela deve consumir, em média, 300 calorias a mais por dia. Porém, no final da gestação, o consumo diário deve ser de 500 calorias a mais.

Quais as necessidades nutricionais da gestante?

A recomendação da oferta proteica para gestantes é de 60g/dia, sendo que pelo menos 50% seja de proteínas de alto valor biológico. Algumas fontes proteicas: Origem animal (carne, pescado e ovos), com consumo moderado. Laticínios (leite, queijo, iogurte)

Como avaliar o estado nutricional da gestante?

A avaliação antropométrica é o meio mais acessível e recomendado para avaliar o estado nutricional da gestante. Por meio dele o profissional é capaz de elaborar uma conduta alimentar adequada para cada mulher. As principais medidas do corpo da gestante obtidas nessa etapa são: peso e altura.

Dietas e Calorias para Gestantes: Como Calcular? #TutorialDaCookie

21 questões relacionadas encontradas

Como se calcula o estado nutricional?

O índice de massa corporal (IMC) ou índice de massa corpórea é calculado dividindo o peso (em quilogramas) pela altura ao quadrado (em metros). Este é o índice recomendado pela OMS para avaliar o estado nutricional do indivíduo.

Como fazer uma avaliação nutricional passo a passo?

Passo a passo de um atendimento nutricional integrado
  1. Analisar o histórico familiar e cultural do paciente. ...
  2. Aplicar métodos de avaliação antropométrica. ...
  3. Solicitar exames laboratoriais pertinentes à conduta nutricional. ...
  4. Realizar o recordatório alimentar e outras ferramentas que avaliem a qualidade da alimentação.

Quanto de proteína uma grávida precisa?

A necessidade de proteínas na gravidez é de cerca de 60 g por dia. Carnes magras, aves, peixe, nozes, ovos, lentilhas, feijões e queijo são boas fontes de proteína.

Como deve funcionar a nutrição na gestação e lactação?

A ALIMENTAÇÃO NA GRAVIDEZ E LACTAÇÃO

Essas recomendações. Comer principalmente alimentos não industrializados; distribuir a alimentação de forma que 80 a 85% dos alimentos ingeridos num dia sejam vegetais e somente 15 a 20% sejam de origem animal (carne/leite/ovos);

Como calcular dieta para gestante obesa?

Para gestantes obesas (IMC>30 Kg/m2) é recomendada uma restrição moderada de energia (25Kcal/Kg/dia), o que não causa prejuízos metabólicos. Exemplo: gestante com 85 Kg e 1,65m = IMC 31,22Kg/m². Deve receber uma dieta de 85(Kg)x25(Kcal) = 2.125Kcal/dia.

Por que a gestante tem que comer de 3 em 3 horas?

Os hormônios que atuam na gravidez complicam a digestão da gestante, por isso, esses desconfortos podem ser reduzidos com refeições menores. Outra boa razão para evitar longos períodos de jejum é manter as taxas de açúcar no sangue estáveis. Crises de hipoglicemia podem ser prejudiciais à mamãe e ao bebê.

Como calcular o valor energético em kcal?

A fórmula para o cálculo das exigências calóricas diárias, ou valor calórico total (VCT), estabelecida pelas DRI (Dietary Reference Intakes) é: VCT (kcal) = 662 – (9,53 x idade [anos]) + atividade física x (15,91 x peso [kg] + 539,6 x altura [m]) Referência: The National Academies Press.

O que são necessidades energéticas?

A necessidade energética é definida como a ingestão energética alimentar necessária para o crescimento e a manutenção de uma pessoa.

Qual é a fórmula de Harris Benedict?

Para cálculo do GEB através da EHB (kcal por dia) foi utilizada esta fórmula para o gênero masculino: 66,47 + (13,75 x peso) + (5, 003 x altura) - (6, 775 x idade) e para o gênero feminino: 655,09 + (9, 563 x peso) + (1,85 x altura) - (4, 676 x idade), em que peso foi expresso em quilogramas, altura em centímetros e ...

Quais as recomendações nutricionais para as mães durante a lactação?

Recomenda-se um incremento da alimentação com alimentos ricos em proteínas, mas não em excesso. As recomendações aconselham um fornecimento de 15 gramas adicionais de proteínas durante os primeiros 6 meses de amamentação (65 g/dia) e 10 gramas adicionais (62 g/dia) durante os seis meses seguintes.

Quantas calorias são recomendadas para mães que amamentam?

Enquanto que na gravidez a quantidade de energia a mais necessária era de 300 calorias, na lactação essa quantidade sobe para 500 calorias. Se uma mulher precisa de 2000 calorias para manter o peso, durante a lactação esse valor sobre para 2500 calorias.

Como se alimentar no início da gestação?

A alimentação na gravidez deve incluir todos os nutrientes necessários para a saúde da mulher e desenvolvimento do bebê. Para isso, a alimentação na gestação deve ser rica em proteínas, frutas e vegetais, devendo incluir alimentos ricos em ácido fólico, ferro, cálcio, zinco, ômega-3, vitamina A e vitamina B12.

Qual a melhor proteína para gestante?

Proteínas – promovem a adaptação do útero, placenta e mamas às fases da gravidez e do desenvolvimento do bebê. As proteínas possuem ferro, que evita a anemia. Boas fontes: carnes vermelhas (magras), frango (sem pele) e ovo.

Qual a quantidade ideal de proteína por kg?

Como o corpo elimina o excesso, não é necessário consumir proteína a mais. Portanto, recomenda-se a ingestão diária de 0,75g por quilo de peso corporal; uma média de 55g para homens e 45g para mulheres (ou duas porções de carne, peixe, tofu, nozes ou leguminosas).

Quanto de proteína preciso por kg?

Indivíduos sedentários ou pouco ativos: 0,8g/kg/dia. Indivíduos que praticam atividade física moderada: de 1,2 a 1,4g/kg/dia. Indivíduos que praticam atividade física intensa: 1,2 a 1,7g/kg/dia.

Como fazer uma ficha de avaliação nutricional?

É essencial obter dados pessoais do paciente, como nome, endereço, idade, sexo, estado civil etc. Em seguida, é preciso conversar sobre especificidades, como hábitos, rotina, doenças prévias, entre outras questões. Esse questionário deve ser padronizado, para evitar o esquecimento de alguma pergunta importante.

O que escrever na avaliação nutricional?

Essa avaliação completa e minuciosa passa pelos hábitos alimentares e comportamentais do indivíduo, por análises antropométricas (peso, altura, circunferências corporais, dobras cutâneas) e físicas, além das dosagens de perfil lipídico, vitaminas, minerais e determinadas enzimas e hormônios.

Quais são os quatro instrumentos utilizados para realizar a avaliação nutricional?

Para compreender completamente o estado nutricional de alguém, são utilizados quatro componentes essenciais:
  • Medidas Antropométricas: Este componente se concentra nas medidas físicas e características corporais do paciente. ...
  • Exame Físico: ...
  • Exames Laboratoriais ou Bioquímicos: ...
  • Avaliação Dietética:

Qual o peso ideal de uma grávida?

As gestantes de peso adequado, com IMC entre 18,5 e 24,9, devem ganhar 1,6 kg no primeiro trimestre e 0,4 kg por semana nos segundo e terceiro trimestres. Já as grávidas com sobrepeso devem ganhar até 0,9 kg no primeiro trimestre. As gestantes obesas não necessitam ganhar peso no primeiro trimestre.

Qual é a fórmula para calcular o peso?

O cálculo é bastante simples, necessitando apenas estabelecer a relação entre a massa (kg) e altura (m) do indivíduo. Podemos ver como calcular o Peso Ideal na equação abaixo: Índice de Massa Corporal – IMC = Massa (kg) ÷ Altura (m)².

Artigo anterior
Como fazer para simplificar equações?
Artigo seguinte
O que tem radiação em casa?