Qual o objetivo do teste de gordura no leite?

Perguntado por: Helena Garcia de Macedo  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (4 avaliações)

Objetivo: determinar todos os componentes do leite menos a água e a gordura.

Qual o objetivo do teste da densidade no leite?

A determinação da densidade é feita com um aparelho, o termolactodensímetro. A densidade abaixo do mínimo fornece uma indicação de adição de água no leite e, eventualmente, poderá indicar também problemas de saúde da vaca, ou mesmo problemas nutricionais.

Qual a finalidade das análises do leite?

Esta análise tem por finalidade verificar o teor de gordura do leite. No procedimento, a amostra é tratada com ácido sulfúrico e álcool isoamílico para promover a separação e quantificação da gordura.

Qual a importância das análises de qualidade do leite?

Os resultados obtidos servem a diferentes propósitos, como avaliar a composição e qualidade higiênica do leite produzido e a situação da mastite subclínica no rebanho, além de dar suporte à identificação de problemas nutricionais e de manejo para melhor gerenciamento dos sistemas de produção.

Quais são as principais análises do leite?

A qualidade do leite é avaliada por parâmetros físico-químicos (estabilidade ao alizarol, acidez titulável, densidade relativa, índice crioscópico), de composição (gordura, proteína, extrato seco desengordurado) e por padrões higiênico-sanitários (contagem total bacteriana, contagem de células somáticas, detecção de ...

Análise de Gordura no leite

38 questões relacionadas encontradas

Quais as principais análises no leite cite cada uma delas e as caracterize?

Para avaliar a qualidade e integridade do leite são realizadas várias análises físico-químicas que serão vistas a seguir.
  • Determinação da densidade. ...
  • Determinação da adição de água por crioscopia. ...
  • Determinação da acidez. ...
  • Determinação do extrato seco total. ...
  • Determinação do extrato seco desengordurado. ...
  • Determinação de gordura.

Quais são as principais análises realizadas para atestar a qualidade do leite e qual a finalidade de cada uma delas?

Conheça melhor três desses parâmetros:
  • Contagem de células somáticas (CCS) As células somáticas são células de defesa do sangue do animal que migram para o úbere. ...
  • Contagem Total de Bactérias - CTB. A contagem do total de bactérias é o número de bactérias contidas no leite. ...
  • Resíduos Químicos.

Qual a importância das análises de verificação de qualidade do leite realizadas na plataforma de recepção da indústria?

O objetivo da determinação da densidade é verificar a relação massa/volume do leite. A análise auxilia na descoberta de fraudes, principalmente pela adição de água. A escala da densidade dentro dos padrões varia de 1028 g/ml a 1034 g/ml a 15 ºC.

Quais os fatores que influenciam na qualidade do leite?

Produção de leite: 5 fatores que influenciam na qualidade final
  1. Alimentação e nutrição animal. A alimentação das vacas leiteiras é o primeiro aspecto de cuidado quando falamos na produção de leite. ...
  2. Saúde e bem-estar animal. ...
  3. Higiene da ordenha. ...
  4. Qualidade da água. ...
  5. Temperatura de armazenamento e transporte.

Qual o objetivo do teste de crioscopia no leite?

É uma prova utilizada principalmente para se detectar fraude por adição de água ao leite. A temperatura de congelamento do leite é mais baixa do que a da água devido ao efeito das substâncias que nele estão dissolvidas.

O que acontece com a densidade quando é adicionado água no leite?

A adição fraudulenta de água acarretará em uma diminuição no valor da densidade relativa do leite. Esta tenderá a aproximar-se de 1,0 à medida que seja adicionada mais água.

Porque o leite é mais denso que água?

A densidade do leite depende da água, da gordura e da quantidade de sólidos não gordurosos. As gorduras são menos densas que a água e apresentam um valor médio de densidade igual a 0,927 g/mL.

Qual a densidade média do leite?

Segundo a legislação brasileira, os valores da densidade do leite devem variar entre 1,028 a 1,034 g/mL a 15ºC; quando não for medida nessa temperatura, correções são feitas.

Quais as principais alterações que podem ocorrer no leite?

No leite e seus derivados são verificados os seguintes defeitos microbiológicos: Sabores e odores estranhos, alteração na cor, rancidez, alterações na viscosidade e produção de gás. A cor do leite e seu creme está diretamente relacionada às suas características físicas e composição química.

Quais outros fatores podem afetar a composição e produção do leite?

Outros fatores que afetam a composição do leite são os ambientais, relacionados ao estágio de lactação, persistência na lactação, ordem de lactação, prática de ordenha e clima, além do manejo da alimentação, nutrição e incidência de doenças.

Quais são considerados fatores estressantes em relação à produção de leite?

O estresse causado pelas doenças, como as manqueiras, as mastites e as metrites, em vacas leiteiras de alta produção, também contribui para os problemas de baixa fertilidade. A fertilidade em vacas leiteiras caiu durante o período que vai dos anos sessenta até hoje.

O que deve ser feito na recepção do leite para garantir sua qualidade?

“Na chegada do leite na indústria, devem ser realizadas análises como alizarol, acidez, crioscopia, além de verificar a temperatura de chegada do leite, visando garantir a qualidade do leite a ser recebido para industrialização ou processamento”, destaca a pesquisadora científica do ITAL, Darlila Gallina.

Quais os procedimentos de recepção do leite na plataforma da indústria?

Na plataforma de recebimento da usina, o leite é submetido a uma série de provas físico-químicas que se iniciam pela determinação da acidez, do teor de gordura, da densidade, extrato seco total (EST) e extrato seco desengordurado (ESD), índice de refração e ponto crioscópico.

Por que devemos exigir e efetuar as análises físico-química do leite nos laticínios?

Devido à importância que representa na alimentação e a sua natureza perecível, é fundamental que seja realizado o controle de qualidade do leite por meio de análises físico-químicas e microbiológicas, a fim de assegurar os requisitos mínimos de qualidade (PANCOTTO, 2011).

Quais são as principais análises de realizadas no controle de qualidade do leite?

Esses testes são: análise de temperatura, teste do alizarol, análise de índice crioscópico, densidade, teor de gordura, pesquisa de fosfatase e peroxidase, EST e ESD, neutralizantes de acidez e pesquisa de agentes inibidores do crescimento microbiano, (BRASIL, 2011).

Como pode ser definida a qualidade do leite?

A qualidade do leite é definida por parâmetros de composição química, características físico-químicas e higiene. A presença e os teores de proteína, gordura, lactose, sais minerais e vitaminas determinam a qualidade da composição, que, por sua vez, é influenciada pela alimentação, manejo, genética e raça do animal.

Qual é a densidade do leite integral?

Para o leite UHT desnatado a densidade foi 1,025 e para o integral foi 1,026. Os valores obtidos neste estudo estão dentro do limite citado pela RIISPOA (1977) para o leite in natura que é de 1,028 a 1,030g/ml.

Como ver a densidade do leite?

A densidade do leite é medida com a ajuda de um aparelho chamado termolactodensímetro. Medir a densidade do leite é importante para manter a qualidade do produto.

Porque o leite escurece?

Em geral, o escurecimento de alimentos sob aquecimento ou durante a estocagem se deve a reações químicas entre açúcar redutor, principalmente a D-glicose, e um grupo amina primário. Essa reação é conhecida como reação de Maillard.

Artigo anterior
Qual a diferença entre ano comercial e ano civil?
Artigo seguinte
Quais produtos podem ser objeto de uma relação de consumo?