Qual o objetivo do subsistema de aterramento como parte do SPDA o que é sistema de aterramento?

Perguntado por: Renato Coelho de Ferreira  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (24 avaliações)

O subsistema de aterramento é a parte do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) externo destinado a conduzir e dispersar a corrente da descarga atmosférica no solo.

O que é SPDA aterramento?

Um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) tem por objetivo principal evitar a incidência direta de raios na estrutura a ser protegida, através da constituição de pontos preferenciais de incidência para as descargas que eventualmente atingiriam a estrutura na ausência do sistema.

Qual o objetivo de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas SPDA )?

O SPDA serve para proteger pessoas, edifícios, prédios, tanques, tubulações e outros contra descargas atmosféricas. A função do SPDA é direcionar e dissipar as descargas atmosféricas por um caminho seguro até a terra.

Quais são os 3 subsistemas que compõem um SPDA?

SPDA externo:

Os sistemas externos não-isolados são compostos de 3 subsistemas: subsistema captor, subsistemas de descidas e subsistema de aterramento, sendo que o método de proteção mais utilizado atualmente é a Gaiola de Faraday.

O que é um subsistema de descida?

Parte do SPDA externo destinada a conduzir a corrente de descarga atmosférica desde o subsistema captor até o subsistema de aterramento. Este elemento pode também estar embutido na estrutura.

[SPDA] PRINCIPAIS CONSIDERAÇÕES SOBRE O SUBSISTEMA DE ATERRAMENTO | VICTOR NARBAL

23 questões relacionadas encontradas

O que é um Sub-sistema de captação?

O subsistema de captação é fundamental para a proteção de uma estrutura contra os raios, porque ele é o primeiro elemento do SPDA a entrar em contato com a descarga atmosférica, evitando assim que ela atinja um objeto que não tenha a capacidade de absorver e conduzir tamanha quantidade de energia.

O que é um subsistema de captação?

O subsistema de captação tem a função de interceptar as descargas atmosféricas, as quais, sem ele, atingiriam diretamente a estrutura a ser protegida, incluindo equipamentos e/ou dispositivos eletroeletrônicos instalados no topo da estrutura.

Como é dividido o SPDA?

Um SPDA pode ser dividido em dois grupos: o primeiro grupo se refere ao SPDA externo, responsável pela proteção para reduzir os danos físicos e os riscos à vida. O segundo grupo se refere às medidas de proteção adotadas para reduzir as falhas em sistemas elétricos e eletrônicos.

Quais são os tipos de SPDA?

Tipos de SPDA
  • SPDA moderno com Para-Raios Ionizante. ...
  • SPDA pelo método de Gaiola de Faraday. ...
  • SPDA pelo método da Ponta Franklin. ...
  • SPDA pelo método das Esferas Rolantes.

Quais os três métodos de proteção contra descargas atmosféricas definidos pela NBR 5.419 3 2015?

5.1.1.2.2 No projeto dos captores, podem-se utilizar os seguintes métodos, conforme o caso: a) ângulo de proteção (método Franklin); e/ou b) esfera rolante ou fictícia (modelo eletrogeométrico); e/ou c) condutores em malha ou gaiola (método Faraday).

Qual a função de um SPDA externo?

Sua principal função é a de redistribuir as correntes elétricas que estejam trafegando pelos condutores de descida do SPDA. Quando instalado corretamente, esse condutor horizontal deve interligar todas as descidas.

Quando utilizar o SPDA?

A utilização de SPDA é uma exigência do corpo de bombeiros em edifícios com mais de 30 metros de altura e instalações comerciais e industriais, com mais de 1500 m² de área construída, também é exigência em áreas destinadas a depósitos de explosivos e inflamáveis, e também em outras edificações a critério do Corpo de ...

Quando é exigido o SPDA?

O SPDA é obrigatório em estabelecimentos com potência elétrica acima dos 75 KW.

Qual a diferença entre SPDA e aterramento?

O sistema de aterramento e SPDA são dois sistemas distintos, mas um cabe ao outro. O SPDA é dividido em três etapas: a primeira é a captação das descargas elétricas pela antena, esta por sua vez direciona as descargas para os fios condutores que os destinam ao aterramento.

O que é o laudo de SPDA?

Sua empresa possui o laudo SPDA? Este documento é fundamental, pois é responsável por analisar as condições do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas. Assim, de modo geral, é possível verificar se o SPDA, também conhecido como para-raios, existe na empresa e se funciona adequadamente.

O que é SPDA e por que ele é tão importante?

SPDA é a sigla para Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas¸ mas é conhecido popularmente como para-raios. Como o próprio nome diz, ele tem a função de impedir e minimizar o impacto das descargas atmosféricas. Principalmente em estruturas e edificações, como prédios e estabelecimentos industriais.

Quais são os tipos de para-raios?

No mercado, estão disponíveis diversos tipos de Para Raios: Franklin, Gaiola de Faraday, Estrutural, Radioativo, minicaptores, e a lista segue.

Quais são os métodos de proteção contra descargas atmosféricas?

Proteção contra descargas atmosféricas
  • Método do Ângulo de Proteção.
  • Captores Ionizantes.
  • Método da Gaiola de Faraday.
  • Método da Esfera Rolante.

Quais os principais componentes de um SPDA Franklin?

Componentes dos SPDA
  • Captor: trata-se de um elemento pontiagudo que tem como objetivo interceptar as descargas atmosféricas. ...
  • Condutores de descida: tem como função elevar a corrente elétrica do captor para a terra. ...
  • Haste para suporte do captor: Essa haste deve ser de cobre e presa a cobertura, fixada em um isolador.

Como é composto um sistema de proteção contra descargas atmosféricas e como ele se subdivide?

O que é um SPDA? Em síntese, esse sistema de proteção é composto por 3 subsistemas: o sistema de captação, o sistema de descidas e o sistema de aterramento. Eles funcionam conectados para que os raios sejam captados e tenham sua alta corrente conduzida para o sistema de aterramento e escoadas para a terra.

Como calcular análise de risco SPDA?

Análise de Risco de Acordo com NBR5419:2015 com o CADDPROJ
  1. Auxilia a definir o Nível de Proteção adequado ao projeto.
  2. Desenha Quadro Resumo da Análise no projeto.
  3. Através de interface amigável o usuário poderá definir o Cenário de seus projetos.
  4. Calcula Área de Exposição Equivalente.

Como calcular o nível de proteção do SPDA?

P=Ap x Ng x 0,000001 onde: Ng = densidade de raios na região e 0,000001 ajuste de unidades. Logo teremos a probabilidade de ocorrência de raios em uma determinada estrutura, ou seja, de quantos em quantos anos cairá um raio na estrutura. Com isto podemos calcular a obrigação de proteção ou não pela norma.

Quais são os métodos de captação de um SPDA?

Um subsistema de captação possui três métodos de cálculo.
...
Subsistema de Captação
  • Método das Malhas (comumente conhecido como Gaiola de Faraday);
  • Método do Ângulo de Proteção (conhecido como Franklin);
  • Método da Esfera Rolante (conhecido também como Modelo Eletrogeométrico);

Como funciona o método eletromagnético esfera rolante?

Método da Esfera Rolante ou Método Eletrogeométrico

Neste método utiliza-se uma esfera fictícia a qual rola pela estrutura em todas as possíveis direções. Se nenhum ponto da estrutura, com exceção do subsistema de captação, tocar na esfera fictícia, a área está protegida (NBR 5419).

O que é Lemp e MPS?

As descargas atmosféricas transferem a energia acumulada em campos elétricos nas nuvens para os circuitos elétricos através do pulso eletromagnético devido às descargas atmosféricas (Lightning Electromagnetic Impulse (LEMP)2 (imagem 1), sendo necessário por isso utilizar MPS para evitar os efeitos destrutivos desse ...

Artigo anterior
Qual o valor do exame psicológico?
Artigo seguinte
Qual a taxa de juros do crédito rotativo?