Qual o objetivo de trabalhar os números na educação infantil?

Perguntado por: Filipa Joana Carneiro Assunção Neto  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (41 avaliações)

Objetivo Geral Fazer com que identifiquem os números e estabeleçam suas relações com a quantidade. Objetivos Específicos - Identificar e nomear os números de 0 a 10 - Estabelecer a relação/ correspondência do numero e a quantidade - Possibilitar o desenvolvimento das percepções visuais, auditivas e sensório-motoras.

Qual o objetivo de trabalhar os números?

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação. Saber onde podemos encontrar números; Discutir a finalidade do número.

Como trabalhar os números na Educação Infantil?

Pular amarelinha, criar o seu próprio painel de elevador ou até cozinhar são formas criativas de familiarizar os pequenos com os números! Aprender as letrinhas e formar as primeiras palavras é uma descoberta e tanto!

Porque trabalhar a contagem na Educação Infantil?

Sendo curiosas por natureza, as crianças querem saber mais sobre o assunto. Elas observam, perguntam e levantam hipóteses sobre tudo. Assim, inserir intencionalmente situações nas quais elas possam experimentar e investigar conceitos matemáticos na Educação Infantil é uma maneira de dar sentido a esses questionamentos.

Qual a importância de saber contar?

Contar uma história é fazer a criança sentir-se identificada com os personagens. É trazer todo o enredo à presença do ouvinte e fazer com que ele se incorpore à trama da história, como parte dela. As crianças agem, pensam, sentem, sofrem, alegram-se como se fossem elas próprias os personagens.

Como Trabalhar Números na Educação Infantil

31 questões relacionadas encontradas

Porque trabalhar número é quantidade na Educação Infantil?

A construção do número na educação infantil é um processo eficiente que favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico, além de despertar a curiosidade dos educandos e professores, através de problemas e desafios.

Como ensinar os números de forma divertida?

12 brincadeiras para ensinar matemática para crianças de forma divertida
  1. Jogos de tabuleiro. Os jogos de tabuleiro sempre foram muito apreciados pelas crianças e costumam ser excelentes aliados no aprendizado. ...
  2. Jogo da memória. ...
  3. Dominó ...
  4. Esportes. ...
  5. Massa de modelar. ...
  6. Boliche. ...
  7. Brincadeiras de culinária. ...
  8. Blocos de construção.

Qual é a habilidade de números?

A habilidade EF01MA01 consiste em: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

Qual o objetivo de trabalhar formas Geometricas na Educação Infantil?

OBJETIVOS: Conhecer as formas geométricas: quadrado, círculo, retângulo e triângulo; Identificar e classificar as formas geométricas em objetos do dia-a-dia.

Como ensinar os números para o primeiro ano?

Pode-se ainda pedir a escrita por extenso dos números grafados com algarismos para que o aluno faça uma espécie de leitura (ou releitura) e, com isso, recupere os nomes e reinterprete a escrita anterior. Para o 1º ano, ela aconselha ditar números que tenham de centena a milhar.

Como é o sinal de igual e diferente?

Atividades para trabalhar os sinais de = (igual) e ≠ (diferente) com seus alunos de educação infantil com lindas ilustrações de frutas ...

Quando brincar e aprender?

Brincar é muito importante para o desenvolvimento das crianças, pois é a chave para o aprendizado. Pesquisadores e educadores em todo o mundo afirmam que brincar ajuda a enriquecer a aprendizagem, pois desenvolve habilidades essenciais, como investigação, expressão, experimentação e trabalho em equipe.

Como trabalhar os números no dia a dia?

Sabemos que os números fazem parte do nosso dia a dia. Eles estão presentes nas brincadeiras, nas embalagens, no relógio, no controle da televisão, no celular, nas nossas roupas, etc. As crianças têm contato com os números desde muito pequenas.

O que significa esse sinal ≠?

[ Matemática ] Símbolo matemático (≠) que significa "diferente de". [ Matemática ] Símbolo matemático (=) que significa "igual a".

Como trabalhar os números de 1 a 20?

Outra alternativa: faça-as pularem 20 vezes e contarem os pulos. Os jogos de amarelinha são bons para esse propósito: desenhe 10 quadrados no chão e preencha-os com os números de 1 a 10. Peça às crianças para contarem de 1 a 10 ao pularem para frente e de 11 a 20 ao voltarem.

Qual o objetivo de trabalhar com formas geométricas?

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos. Reconhecer face geométrica plana existente em objetos no mundo físico de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Qual o objetivo de trabalhar as formas geométricas no maternal?

Além disso, esta atividade permite desenvolver o raciocínio lógico e as coordenações motora e visual, ampliar o vocabulário, identificar e nomear formas geométricas, bem como desenvolver a criatividade através de desenhos livres.

Artigo anterior
Qual o significado de oração na Bíblia?
Artigo seguinte
Quem eram os três grandes deuses da mitologia grega e quais eram seus espaços?