Qual o objetivo de trabalhar classificação na educação infantil?
Perguntado por: Filipe Rocha Tavares | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.2/5 (42 avaliações)
Possibilitar às crianças classificar de acordo com um ou mais atributos; Colaborar para o desenvolvimento e a memorização das seqüências numéricas; Fixar conceitos matemáticos através do lúdico; Desenvolver a atenção, a observação, a participação e o interesse.
Como trabalhar classificação na educação infantil?
A Sequenciação e a seriação são relações necessárias para a construção de número. Para trabalhar esses conceitos é necessário que a criança pegue, junte, separe, aperte, amasse objetos para chegar aos conceitos e ações próprias do conhecimento matemático.
O que é classificação para Piaget?
Classificar implica em homogeneizar os objetos, considerá-los como elementos de uma determinada classe, como, por exemplo, quando uma criança, em situação de contagem, separa mentalmente os objetos que serão contados, dos que não serão. De acordo com Piaget, a classificação é uma estrutura lógico-matemática elementar.
O que é classificar é seriar?
Dividir em grupos ou classes que possuam características parecidas. Determinar a classe de alguma coisa dentro de determinado grupo ou conjunto. Ordenar. Dar uma nota, qualificar.
O que é classificação em matemática?
A Seriação é o processo pelo qual se comparam os objetos e se estabelecem as diferenças entre eles. A seriação origina a gênese do número , a noção de quantificação e faz parte da gênese das estruturas lógicas elementares.
Qual o objetivo da Educação Infantil?
Como trabalhar com os blocos lógicos na educação infantil?
Encaixando. A turma é organizada em grupos de quatro e cada grupo recebe uma prancha e uma caixa de blocos lógicos. O professor entrega uma prancha para cada grupo e solicita que os alunos encaixem peças dos blocos lógicos nos espaços. As pranchas são trocadas entre os grupos em forma de rodízio.
Como podemos trabalhar com Blocos Lógicos?
Blocos lógicos espalhados pelo chão e os alunos em círculo, um aluno pega a primeira peça e coloca no meio e depois os outros vão empilhando as peças umas por cima das outras de forma a não derrubar a torre. A moral é que os alunos vão ter que ir escolhendo as melhores peças para não deixar cair a torre.
Como trabalhar com Blocos Lógicos na educação infantil?
Atividade para criar figuras com blocos lógicos
Outra maneira de brincar com os blocos lógicos é fazer desenhos com as peças. É possível fazer uma casa, um boneco, um trem, um trator… Enfim, há várias possibilidades. Essa é uma atividade para maternal, quando se usa apenas a ideia de recriar o desenho proposto.
Qual o objetivo de trabalhar com Blocos Lógicos?
Os blocos lógicos são um material didático que permite trabalhar com identificação de formas geométricas, estabelecer relações entre tamanhos, discriminar as cores primárias, sequência lógica e classificação.
Quais são os 7 processos mentais básicos?
"Para o professor ter sucesso na organização de situações que propiciem a exploração matemática pela criança é fundamental que ele conheça os sete processos mentais básicos para aprendizagem matemática, que são: correspondência, comparação, classificação, sequenciação, seriação, inclusão e conservação."
Em que consiste a conservação de quantidade?
A quantidade de movimento também é chamada de momento linear. Sempre haverá a sua conservação para um sistema formado por corpos diversos. Também chamada de momento linear, a quantidade de movimento é a grandeza vetorial que resulta do produto da velocidade do corpo por sua massa.
O que é conservação numérica?
Ou seja, conservar o número é saber que a quantidade continua igual, mesmo quando as modificações espaciais acontecem. Segundo Piaget (1978), o desenvolvimento cognitivo da criança é dividido em quatro estágios que são: o sensório-motor, o pré-operatório, o operacional concreto e o operacional Page 3 formal.
Como Piaget vê o número?
Para Piaget (1975) o conceito do número é adquirido por meio de relações que são estabelecidas entre a criança e o meio. Essas relações são: classificação, inclusão, seriação, correspondência e conservação.
O que são processos matemáticos?
Os processos matemáticos são vistos, ao mesmo tempo, como objeto e estratégia para a aprendizagem, permitindo o desenvolvimento de competências específicas, que devem ser garantidas aos alunos, segundo a Base. Os diferentes campos da Matemática estão organizados na BNCC por unidades temáticas.
Como trabalhar o conceito de número na educação infantil?
Exemplo de atividades: – formar fila por tamanho dos alunos (do maior ao menor); – propor atividades com diversos tamanhos de cabo de vassoura para ordená-lo; – ordenar brinquedos da sala de aula. O trabalho com a classificação, seriação e quantificação são decorrentes das relações que a criança faz entre os objetos.
O que é habilidade de conservação?
– Identificar, analisar e solucionar problemas de conservação e de restauração de bens culturais móveis e integrados, respeitando e discutindo as peculiaridades de cada situação. ... – Possuir destreza manual e domínio de técnicas para fazer intervenções minuciosas em bens culturais de valores inestimáveis.
O que é reversibilidade segundo Piaget e exemplos?
A reversibilidade lógica é a capacidade de realizar uma ação simultaneamente em dois sentidos, isto é, contempla a inversão e a reciprocidade, que correspondem ao retorno do pensamento ao ponto de partida7.
Qual o objetivo da prova de conservação de massa?
Objetivo da Prova: Se a criança consegue perceber a constância de massa – adição e remoção -. Objetivo da Prova: Observar se a criança consegue realizar inclusão de classes, observando o todo e a parte.
Quais os processos mentais básicos?
O SABER MATEMÁTICO É UM DOS MAIS IMPORTANTES, UMA VEZ QUE A CRIANÇA VIVENCIA SITUAÇÕES QUE EXIGEM CONHECIMENTOS ACERCA DOS SETE PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS (CORRESPONDÊNCIA, CONSERVAÇÃO, COMPARAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, INCLUSÃO, SERIAÇÃO E SEQUENCIAÇÃO).
Quais são os processos mentais?
Os processos mentais são a maneira como a mente humana funciona - pensar, planejar, tirar conclusões, fantasiar e sonhar. Podemos definir os processos psicológicos básicos em: Percepção, Linguagem, Pensamento, Atenção, Memória, Motivação e Emoção.
Quais são os processos psicológicos básicos?
Processos Psicológicos Básicos
Dentre as funções mentais báscias, podemos destacar: (1) sensação; (2) percepção; (3) atenção; (4) memória; (5) afetividade; (6) sentimento; (7) consciência; (8) pensamento; (9) linguagem e (10) inteligência.
O que significa blocos lógicos?
Os blocos lógicos são materiais estruturados, ou seja, organizados segundo critérios precisos, como cor (azul, vermelho e amarelo), tamanho (grande e pequeno), espessura (grosso e fino) e forma (quadrado, círculo, triângulo e retângulo).
O que é programação em blocos e para que serve?
Diante disso, a programação em blocos nada mais é do que uma metodologia visualmente amigável e com um objetivo prático para o ensino dos conceitos iniciais ligados à programação, desenvolvimento de softwares/aplicativos e lógica de uma forma geral.
Qual a importância dos jogos de encaixe na educação infantil?
?? Além da diversão e do entretenimento, os brinquedos de encaixe e os blocos auxiliam no desenvolvimento motor e na orientação espacial das crianças. São ótimas opções para treinar os movimentos, dar noção de equilíbrio e no aprendizado sobre cores e formas.
Pode depositar um cheque de um banco em outro?
Quando cabe reclamação ao STF?