Qual o objetivo de trabalhar a lateralidade na educação infantil?

Perguntado por: Bianca Marta Faria Pinto  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.7/5 (3 avaliações)

Objetivo Geral
Desenvolver a lateralidade. Identificar as relações espaciais. Reconhecendo o lado esquerdo e direito nos outros. Seguindo direções (para frente, para trás, para cima, para baixo).

Quais são os objetivos específicos de se trabalhar a lateralidade?

3 – OBJETIVOS: - Identificar os lados direito e esquerdo, tendo como referência o seu corpo próprio. - Experimentar o domínio das noções esquerda-direita, independente da sua dominância lateral. - Favorecer a compreensão do conteúdo lateralidade e dominância lateral.

Qual a importância de trabalhar lateralidade?

Mas, o lado não dominante também é importante, pois auxilia no movimento global, completando-o. “A consciência da lateralidade e da discriminação de direita e esquerda ajudará a perceber os movimentos do corpo no espaço e no tempo” (NEGRINE, 1986, p.

Qual a habilidade de lateralidade?

A lateralidade pode ser definida como a propensão que o ser humano possui em utilizar um lado do corpo em detrimento do outro em suas atividades cotidianas (SANCHES; MARTINEZ; PENALVER, 2003). Ela pode ser quantificada através de observação comportamental ou de inventário (TEIXEIRA; OKAZAKI, 2007).

O que é trabalhar com lateralidade?

 Colocar uma criança no centro. Pedir a outra criança que fique à direita dela; outra atrás; outra à frente e outra à esquerda. Batendo palmas, as crianças mudam de posição e dizem a sua nova posição.

Atividade Para Educação Infantil - Lateralidade

25 questões relacionadas encontradas

Como explicar a lateralidade?

A lateralidade ocorre quando se verifica o domínio de um lado do corpo sobre o outro, portanto a esfera motora da parte esquerda ou da direita tem ascendência em relação à outra. Quando bebê, a criança é considerada ambidestra, ou seja, ela utiliza sempre as duas mãos.

O que é o conceito lateralidade?

A lateralidade é a dominância lateral direita ou esquerda, dos níveis: mão, pé olho e do hemisfério cerebral. A predominância ocorre durante o processo evolutivo do ser humano e depende de fatores genéticos e ambientais.

Qual é a habilidade EF02GE10?

(EF02GE10) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.

Qual é a habilidade EF02MA12?

Habilidade da BNCC

(EF02MA12) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.

Qual é o objetivo da lateralidade?

Objetivo Geral

Identificar as relações espaciais. Reconhecendo o lado esquerdo e direito em seu próprio corpo. Descrevendo a direção do movimento das pessoas (para frente, para trás, para cima e para baixo).

Qual a importância da lateralidade para leitura e escrita?

CONCLUSÃO: evidencia-se que as crianças com lateralidade cruzada apresentam desempenho inferior na leitura e escrita quando comparadas às crianças com dominância lateral completa. Estes dados justificam a relevância do desenvolvimento psicomotor na infância como fator essencial no processo de aprendizagem escolar.

Qual a importância da lateralidade para aquisição da leitura e da escrita?

Não é à toa que a lateralidade tenha papel fundamental na escrita. Por um lado, a escrita põe à prova a orientação espacial, na medida em que a lança para fora do sujeito, o papel demandando uma inversão dos conceitos de direita e esquerda.

Como trabalhar a lateralidade na sala de aula?

A ideia é disponibilizar menos círculos que o número total de alunos. Todos eles devem participar da brincadeira, que consiste em uma ordem dada pela educadora: pulem para a direita, pulem para a esquerda. Assim, eles podem treinar a lateralidade saltando de um desenho para o outro.

Qual objetivo de trabalhar direita e esquerda na educação infantil?

Esta atividade educativa tem como objetivo auxiliar crianças em idade pré-escolar a desenvolver noções de direção (direita e esquerda) e localizar no espaço objetos e pessoas que se encontram ao seu redor.

Quais são os tipos de lateralidade?

Eles as definem como lateralidade homogênea, lateralidade cruzada e lateralidade ambidestra. Assim sendo na lateralidade homogênea: a criança é destra ou canhota do olho, da mão e do pé. Na lateralidade cruzada é a mesma salientada acima, ou seja, a criança é, por exemplo, destra da mão e do olho, canhota do pé.

Qual disciplina trabalha lateralidade?

O esquema corporal e a lateralidade permitem que os alunos desenvolvam com segurança as noções topológicas e projetivas essenciais para a compreensão e interpretação de mapas e imagens, além de garantir a percepção do espaço com maior autonomia. Trata-se de passo inicial da alfabetização cartográfica.

O que significa EF02LP01?

(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

Como trabalhar a habilidade EF02MA03?

  1. Atividades com a habilidade (EF02MA03) Comparar quantidades de objetos de dois.
  2. conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros) para.
  3. indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o.
  4. caso, quantos a mais e quantos a menos.

Como trabalhar a habilidade EF02MA01?

Atividades com a habilidade (EF02MA01) comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero). 3. OBSERVE A TABELA. EM CADA LINHA PINTE DE AZUL O MAIOR NÚMERO E DE AMARELO O MENOR NÚMERO.

O que significa EF02CI05?

Habilidade: EF02CI05 - Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral. A atividade propõe uma investigação sobre a importância de alguns fatores para a manutenção da vida no planeta e as consequências da ausência de um deles para todos os seres vivos.

Como trabalhar noções espaciais na educação infantil?

Funciona assim: primeiro você pega copos descartáveis ou algum tipo de sucata que tenha em grande quantidade e possa ser espalhada pelo chão. Uma vez que os obstáculos estiver montado, a criança vai se posicionar em um lado do circuito enquanto ao adulto fica do outro lado.

O que é a representação espacial?

Abstract. A representação gráfica espacial por meio de croquis/ilustrações são um recurso para a análise dos fenômenos que ocorrem na superfície terrestre. As habilidades manuais que o desenho/ilustração proporciona favorecem a percepção do objeto pelo sujeito que investiga os fenômenos espaciais.

Quando a lateralidade começa a ser definida?

A lateralidade na criança se torna mais evidente pela diferenciação de lado esquerdo e direito, a partir dos 6 a 8 anos de idade. Para Coste (1992), a definição da lateralidade continua a evoluir até alcançar culminância por volta dos 10 ou 12 anos de idade.

O que entende por lateralidade e por coordenação?

A lateralidade é a área psicomotora associada à consciência de que o corpo tem dois lados, e à noção de externo e interno. É importante que seja estimulada, pois favorece o domínio do próprio corpo e a coordenação motora.

Como explicar lateralidade para educação infantil?

A lateralidade segundo Oliveira (1997), é a propensão que o ser humano possui, de utilizar preferencialmente, mais um lado do corpo do que o outro em três níveis: mão, olho e pé. Existe a dominância de um dos lados, este apresenta maior força muscular, mais precisão e mais rapidez.

Artigo anterior
O que é ser um Jounin?
Artigo seguinte
Qual é a alíquota para o Simples Nacional de representante comercial?