Qual o objetivo da visita domiciliar no serviço social?

Perguntado por: Constança Catarina Nogueira Gonçalves Matias  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (42 avaliações)

Tem como objetivo principal conhecer as condições em que vivem as famílias e apreender aspectos do cotidiano das suas relações, aspectos esses que geralmente escapam às entrevistas no espaço institucional.

Qual é o objetivo da visita domiciliar?

A visita domiciliar é uma “forma de atenção em Saúde Coletiva voltada para o atendimento ao INDIVÍDUO E À FAMÍLIA ou à coletividade que é prestada nos domicílios ou junto aos diversos recursos sociais locais, visando a maior eqüidade da assistência em saúde” (Ceccim e Machado, s/d, p. 1).

Qual a importância da visita domiciliar pelo assistente social?

As visitas são feitas para orientar e dar apoiar aos esforços das famílias para a resolução de cada problema de forma individual. Além disso, cada visitação pode ser realizada com o intuito de identificar comportamentos de relação entre os membros que tenham relação com a solução buscada.

Quais os benefícios da visita domiciliar?

Portanto, a visita domiciliar tem uma grande importância na área da saúde e, por meio dela, podemos avaliar as condições ambientais e físicas em que vive o indivíduo e sua família, prestar assistência, levantar dados sobre condições de habitação e saneamento e aplicar medidas de controle, nas doenças transmissíveis ou ...

O que é a visita domiciliar no serviço social?

De forma resumida, a visita domiciliar é o ato de ir ao local de moradia do usuário com o objetivo de apreender aspectos do cotidiano que facilmente podem escapar dos procedimentos realizados em âmbito institucional.

Visita Domiciliar | Série Instrumentos profissionais do/a Assistente Social

45 questões relacionadas encontradas

Como deve ser feita a visita domiciliar?

A execução da Visita Domiciliar

Na chegada ao domicílio, o profissional deve identificar-se (nome e função) e expressar de maneira informal, mas com clareza, os objetivos da visita. Ser cordial no relacionamento, evitando os extremos da formalidade e da intimidade no contato com os usuários.

Quem faz a visita domiciliar?

Dr. Cristiano: A equipe básica é composta por no mínimo: médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem (ou técnico de enfermagem) e agentes comunitários de saúde.

Quais as vantagens e desvantagens da visita domiciliar?

As três principais desvantagens ou limitações são:
  • Uma série de problemas, como horário de trabalho e afazeres domésticos, pode impossibilitar ou dificultar a sua realização;
  • Ocorre um gasto de tempo maior, tanto em locomoção como na execução da visita;
  • É um método dispendioso, pois demanda custo de pessoal e locomoção.

Quais são os objetivos da visita domiciliar na Estratégia Saúde da Família?

A atenção às famílias e à comunidade é o objetivo central da visita domiciliar, sendo entendidas, família e comunidade, como entidades influenciadoras no processo de adoecer dos indivíduos, os quais são regidos pelas relações que estabelecem nos contextos em que estão inseridos.

Quais os objetivos da visita domiciliar em saúde da família?

Propiciar ao indivíduo e à família, a participação ativa no processo saúde-doença; ... Estimular a independência e a autonomia do indivíduo e de sua família, incentivando práticas para o autocuidado; • Aperfeiçoar recursos disponíveis, no que tange a saúde pública, promoção social e participação comunitária.

Qual a importância da assistência social na assistência domiciliar?

Uma das principais funções do Assistente Social dentro do Home Care é de atuar junto à equipe multiprofissional de atenção domiciliar, bem como intervir em conflitos mediando situações que possam levar algum tipo de desgaste ou projeção das dificuldades familiares na equipe que atende diretamente o paciente.

O que é a visita domiciliar quando este instrumento pode e deve ser usado para a garantia de acesso aos direitos?

A visita domiciliar consiste em conhecer a realidade social, de uma determinada família, ou seja, analisar o contexto familiar e o modo de vida, suas vulnerabilidades e potencialidades, permitindo ao assistente social observar o indivíduo em seu meio social, além de realizar o acompanhamento e os encaminhamentos ...

Qual tipo de olhar o Serviço social deve destinar às famílias?

O Serviço Social, como profissão investigativa e interventiva, deve entender e interpretar a família numa análise de totalidade, família e sociedade, e as várias mediações que permeiam esta instituição, tomando-a não como mero objeto de intervenção, mas como sujeito social e político.

Qual a importância da visita domiciliar no serviço de saúde?

A visita domiciliar permitiu um olhar in locus da realidade do usuário do PSF e se constitui em importante instrumento na Estratégia Saúde da Família, identificando determinantes do processo saúde-doença percebidos no ambiente em que vivem as famílias e possibilitando promoção da saúde por meio da educação em saúde.

Qual o objetivo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família?

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) foi criado pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

Quais as desvantagens do atendimento domiciliar?

DESVANTAGENS DO HOME CARE

URGÊNCIA: Embora estar em casa seja mais confortável para o paciente, geralmente a casa não está tão preparada como um hospital ou clinica no caso de alguma emergência, dependendo da situação e recomendado visitar um hospital para garantir o bem-estar e segurança do paciente.

Quais as vantagens e desvantagens de ser realizar os cuidados paliativos no ambiente hospitalar e domiciliar?

A realização de cuidados paliativos em ambiente domiciliar favorece a aplicação dos princípios de cuidados paliativos, contribui para a redução da ansiedade do paciente e de seus familiares, possibilita o empoderamento da família no cuidado, além de colaborar para a redução da demanda por atendimentos hospitalares e ...

Quais são as vantagens da Assistência Domiciliar ao Idoso?

Benefícios da Assistência Domiciliar à Saúde
  • Humanização do atendimento;
  • Maior rapidez na recuperação do paciente;
  • Diminuição no risco de infecção hospitalar;
  • Otimização de leitos hospitalares para pacientes que deles necessitem;
  • Redução do custo/dia da internação;

O que o psicólogo faz na visita domiciliar?

Esse profissional, por sua postura diferenciada de escuta, pode, dentro da equipe, ajudar na ampliação acerca da percepção de um problema específico suscitado pela família; fazer o papel de intermediação entre a equipe e a família; e incentivar a reflexão técnica intermembros da equipe.

Como o assistente social faz uma visita domiciliar?

A visita domiciliar exige do profissional uma preparação antecipada para que seja realizada com seus os objetivos definidos. A visita domiciliar exige do profissional uma preparação antecipada para que seja realizada com seus objetivos definidos.

Como é feita a visita domiciliar do Bolsa Família?

A visita domiciliar do Bolsa Família é feita através de uma equipe do CadÚnico — o cadastro responsável por guardar e organizar todas as informações referentes aos programas sociais mantidos pelo Governo Federal.

Qual a importância do trabalho do assistente social em trabalhar com a família?

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família tem como função principal trabalhar o fortalecimento dos vínculos, prevenindo assim sua ruptura, sua finalidade é a proteção das famílias, fazendo com que estas tenham acesso a seus direitos para melhoria de sua qualidade de vida, além Page 5 disso, suas ações ...

Por que é importante para o assistente social compreender sobre o desenvolvimento da família?

Refletir sobre a família no campo da proteção social, sugere reconhecer que a família, na dimensão simbólica, multiplicidade e organização, é importante à medida que subsidia a compreensão sobre o lugar que lhe é conferido na configuração da proteção social de uma sociedade, em determinado momento histórico.

Qual a importância da família na política da assistência social?

FAMÍLIA E A PROTEÇÃO SOCIAL

Por isso, segundo a PNAS, [...] a família, independentemente dos formatos ou modelos que assume, é mediadora das relações entre os sujeitos e a coletividade, delimitando continuamente os deslocamentos entre o público e o privado, bem como geradora de modalidades comunitárias de vida.

Como Assistente Social atua na área da saúde?

O Ministério da Saúde aponta oito atribuições para o Assistente Social na área de saúde, sendo elas: Discutir com os usuários as situações problema; fazer acompanhamento social do tratamento da saúde; estimular o usuário a participar do seu tratamento de saúde; discutir com os demais membros da equipe de saúde sobre a ...

Artigo anterior
O que fazer Dubai 5 dias?
Artigo seguinte
É verdade que o girassol não é uma flor?