O que é argumento disjuntivo?

Perguntado por: Carolina Antunes Barros  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (39 avaliações)

Os argumentos disjuntivos são aqueles onde pelo menos uma das premissas possui uma disjunção “ou”.

O que é um argumento condicional?

O argumento condicional é aquele que parte de premissas que são apenas prováveis ou submetidas a determinadas condições. Os argumentos do tipo dedutivo ou indutivo são argumentos constituídos de proposições apodíticas.

Qual é a característica de um silogismo disjuntivo?

Disjuntivos: silogismo formado por uma premissa que se apresenta como alternativa. Dilema: silogismo argumentativo onde são apresentadas duas possíveis hipóteses, em que nenhuma é desejável.

O que é um argumento silogístico?

Silogismo, que tem origem na palavra grega syllogismos (“conclusão” ou “inferência”), é uma forma de raciocínio baseada na dedução. Esta linha de pensamento, criada pelo filósofo Aristóteles, utiliza duas preposições iniciais para se chegar a uma terceira, que no caso é a conclusão.

O que é um argumento hipotético?

Argumentos hipotéticos são aqueles compostos por sentenças conjunti- vas, disjuntivas, condicionais ou bicondicionais.

AULA 05 - SILOGISMO DISJUNTIVO

42 questões relacionadas encontradas

O que é argumento indutivo de um exemplo?

Um argumento indutivo é aquele no qual se parte de experiências sobre fatos particulares e se infere daí conclusões gerais. Quando dizemos que todos os homens que nascerem irão morrer porque até hoje ninguém deixou de morrer, estamos usando um argumento indutivo.

São argumentos dedutivos?

Argumentos ou raciocínios dedutivamente válidos (raciocínio dedutivo) são aqueles nos quais a conclusão se segue necessariamente das premissas. A validade está relacionada à estrutura ou à ordem das premissas, de modo que não seria possível partir de premissas verdadeiras e obter uma conclusão falsa.

O que é o Entimema?

Significado de Entimema

substantivo masculino [Lógica] Silogismo com uma só premissa, dando-se por subentendida a segunda. Ex: O homem tem direitos; logo, tem deveres (subentendendo-se: "quem tem direitos tem deveres"). Etimologia (origem da palavra entimema). Do grego enthýmema.

O que é um argumento de autoridade?

O argumentum ad verecundiam ou argumentum magister dixit é uma expressão em latim que significa apelo à autoridade ou argumento de autoridade. É uma falácia informal que apela para a palavra ou reputação de alguma autoridade a fim de validar o argumento.

Qual a função do termo médio num argumento silogístico?

O termo médio não deve jamais aparecer na conclusão do silogismo. A função do termo médio é ligar as duas premissas.

Quais são as principais características de um silogismo?

O silogismo é o argumento que, segundo Aristóteles, possui três características: é mediado, dedutivo e necessário. O silogismo é mediado, pois não é apreendido imediatamente da percepção, mas deve usar o raciocínio para compreender o real.

O que é um silogismo científico?

É aquele que se refere ao universal e necessário, ao que é de uma maneira e não pode deixar de ser tal como é, ao que acontece sempre da mesma maneira.

O que é um silogismo dedutivo?

O silogismo ou argumento dedutivo é aquele que procede de proposições cada vez mais universais para proposições particulares, proporcionando o que chamamos de demonstração, pois que sua inferência (a conclusão é extraída das premissas) é a inclusão de um termo menos extenso em outro de maior extensão.

O que é condicional no raciocínio lógico?

O raciocínio condicional envolve a realização de inferências com base na relação "se-então" dada. Quatro formas lógicas se seguem dessa relação condicional: Modus Ponens, Modus Tollens, Afirmação do Conseqüente e Negação do Antecedente.

Quais as condições necessárias para um argumento válido?

Se um argumento é válido, e a sua premissa é verdadeira, a conclusão deve ser verdadeira: um argumento válido não pode ter premissa verdadeira e uma conclusão falsa. A validade de um argumento depende, porém, da real veracidade ou falsidade das suas premissas e e de sua conclusões.

Quais são as principais regras do silogismo?

Regras do silogismo
  • Todo silogismo contém somente três termos: maior, médio e menor;
  • Os termos da conclusão não podem ter extensão maior que os termos das premissas;
  • O termo médio não pode entrar na conclusão;
  • O termo médio deve ser universal ao menos uma vez;
  • De duas premissas negativas, nada se conclui;

O que é argumento de autoridade e autoridade do argumento?

Um argumento de autoridade ocorre quando alguém como um cientista, um filósofo ou um centro de pesquisa é usado para justificar uma conclusão. Um argumento de autoridade é aquele no qual citamos um especialista, autoridade em determinado assunto, para justificar uma conclusão.

O que é um argumento de exemplo?

No estudo de lógica matemática, argumento é uma sequência de premissas que leva a uma conclusão. Antes de chegar à definição de argumento, vejamos um exemplo. Considere a seguinte afirmação: “A cidade de São Paulo pertence ao Brasil”.

O que difere um entimema de um exemplo?

Um entimema é um argumento que contém pelo menos uma premissa não formulada, habitualmente designada por premissa implícita. Pode-se também dizer que se trata de uma premissa subentendida ou oculta.

O que é necessário para construir um entimema?

O entimema [é] formado de poucas premissas e em geral menos do que o silogismo primário. Porque se alguma dessas premissas for bem conhecida, nem sequer é necessário enunciá-la; pois o próprio ouvinte a supre.

O que são premissas ocultas?

Entimemas são premissas ocultas, coisas que precisamos saber antes de sair por aí afirmando algo.... Lei do terceiro excluído: toda proposição é verdadeira ou falsa. Lei da não-contradição: se uma proposição é verdadeira, o seu oposto é necessariamente falso....

O que é o método dedutivo?

O método dedutivo é uma estrutura de pensamento lógico que permite testar a validade de informações já existentes. Ele é utilizado para resolução de problemas de física e matemática, por exemplo, que necessitam da aplicação prática de conceitos ou premissas gerais em situações específicas.

O que é argumento dedutivo e indutivo?

Diferença entre argumentos dedutivos e argumentos indutivos

argumentos dedutivos têm a conclusão necessariamente verdadeira, se as premissas forem verdadeiras; argumentos indutivos têm a conclusão provavelmente verdadeira, se as premissas forem verdadeiras.

Quais são os tipos de argumentos na filosofia?

4 Tipos de argumentos
  • Argumento de autoridade.
  • Argumento indutivo.
  • Argumento por analogia.
  • Argumento dedutivo.
  • Tipos de argumentos inválidos.
  • Referências e leitura adicional.

O que é método indutivo é dedutivo exemplos?

O método dedutivo normalmente se contrasta com o método que utiliza a indução como ferramente principal de análise. Enquanto o método indutivo parte de casos específicos para tentar chegar a uma regra geral, o método dedutivo parte da compreensão da regra geral para chegar a conclusão dos casos específicos.

Artigo anterior
O que são aspectos naturais e culturais?
Artigo seguinte
O que Gilberto Freyre defendia por democracia racial?