Qual o objetivo da têmpera e revenimento?

Perguntado por: Ivo Cláudio Abreu Pires Almeida  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (18 avaliações)

PROCESSO DE TRATAMENTO TÉRMICO TEMPERA E REVENIMENTO. O tratamento térmico tempera e revenimento é um tipo de serviço que visa aumentar a resistência do aço.

Qual é o objetivo do revenimento?

Segundo Chiaverini (2006) revenimento é o tratamento térmico caracterizado pelo reaquecimento abaixo da zona crítica que normalmente é realizado sempre após o tratamento térmico da têmpera, tendo como objetivo básico aliviar as tensões internas e diminuir a fragilidade da martensita, eliminando a maioria dos ...

Quais os objetivos da têmpera?

A têmpera tem como objetivo a obtenção de uma microestrutura que proporcione propriedades de dureza e resistência mecânica elevadas. A peça a ser temperada é aquecida à temperatura de austenitização e em seguida é submetida a um resfriamento brusco, ocorrendo aumento de dureza.

Qual a importância do revenimento?

A IMPORTÂNCIA DO REVENIMENTO DE AÇO APÓS O PROCESSO DE TÊMPERA. O revenimento de aço é um tratamento térmico realizado no aço para aliviar tensões que aparecem durante a têmpera, processo anterior e que deixa a peça mais frágil e menos resistente ao choque, criando tensões em seu interior.

Qual é o objetivo da nitretação?

Processo de nitretação é o procedimento que aufere a conexão do nitrogênio a um metal, objetivando torná-lo mais duro. Trata-se de uma técnica industrial que produz cementação, em que inclui a formação de uma pequena camada de liga robusta na parte externa do objeto metálico.

Tratamento Térmico - Têmpera e revenimento

23 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de revenimento?

CEMENTAÇÃO E REVENIMENTO EFETUADO PELA UNITRAT TRATAMENTOS TÉRMICOS
  • Carbonitretação;
  • Têmpera;
  • Normalização;
  • Austêmpera;
  • Recozimento;
  • Alívio de tensões;
  • Recozimento em forno poço;
  • Jateamento em peças metálicas.

Para que serve a têmpera de um aço?

A têmpera é nada mais do que o resfriamento brusco do aço após o seu aquecimento. Esse procedimento permite que o aço ganhe mais durabilidade. Para isso é necessário um aço carbono. Só dessa maneira será possível realizar o tratamento térmico mais adequado.

O que é o processo de têmpera?

O processo de têmpera consiste em aquecer a liga até a própria entrar em processo de austenitização do aço, seguido de resfriamento rápido.

Quais são os principais tratamentos térmicos?

Tratamento Térmico é um aquecimento e resfriamento realizado nos metais com o intuito de alterar as suas propriedades físicas e mecânicas, sem mudar a forma do produto. Entre os tratamentos térmicos podemos citar: recozimento, normalização, austêmpera, martêmpera, têmpera e revenido.

Quais são as principais vantagens do processo revenimento?

As suas principais vantagens, por sua vez, são a garantia de maior elasticidade, resistência e ductilidade para o aço.

São tratamentos térmicos?

Tratamento térmico é um conjunto de processos que visa melhorar as propriedades dos metais. Pode agir de forma total (em toda a peça) ou de forma localizada (apenas em uma parte de peça).

Quais são as três principais fases do tratamento térmico?

É importante reforçar que um tratamento térmico é feito em três fases distintas: -> Aquecimento; -> Manutenção da temperatura; -> Resfriamento.

Quais os tipos de tratamento térmico de têmpera?

O tratamento térmico de Têmpera compreende as seguintes etapas:
  • Aquecer até a temperatura de austenitização;
  • Resfriamento brusco até a temperatura ambiente. (Pode-se utilizar diferentes meios de resfriamento (Água, Óleo, Ar, Nitrogênio, etc)
  • Recomenda-se sempre a realização de revenimento pós-têmpera.

O que é têmpera e quais as suas etapas?

Têmpera é um processo de tratamento térmico de aços para aumentar a dureza e a resistência dos mesmos. A têmpera tem duas etapas: aquecimento e esfriamento rápido. O aquecimento tem como objetivo obter a organização dos cristais do metal, numa fase chamada austenitização.

Qual a principal característica da têmpera?

O Processo de têmpera é um tipo de tratamento térmico, cuja principal característica é o resfriamento do material, que ocorre em uma velocidade maior do que a velocidade crítica de têmpera, partindo de uma temperatura acima da zona crítica para aços hipoeutetoides, que contém menos carbono do que a composição eutetoide ...

Qual o processo mais utilizado na têmpera?

Têmpera direta: processo mais utilizado, consiste no resfriamento rápido, direto da temperatura de austenitização; Têmpera em tempo variável: a velocidade de resfriamento é alterada durante o processo, de acordo com o resultado esperado.

O que a têmpera confere ao aço?

Têmpera é um processo obtido em temperaturas diferentes. Este processo aumenta a dureza e resistência do aço e se dá em duas etapas: aquecimento e esfriamento rápido. O primeiro organiza os cristais do metal, e o segundo tem como objetivo obter a estrutura martensita (solução sólida de carbono e ferro).

O que significa aço temperado?

Aço temperado é um termo usado na indústria para falar de aços que passaram por um processo de endurecimento, chamado Têmpera. Este processo é realizado de tal maneira que o aço é aquecido a temperaturas muito altas, e em seguida resfriado muito rapidamente.

Qual os dois tipos de resfriamento do revenimento?

Durante o revenimento pode ocorrer a precipitação de carbetos na austenita retida, reduzindo o teor de carbono desta, e assim aumentando Mi e Mf. No resfriamento pós-têmpera pode ocorrer a transformação da austenita retida em martensita, exigindo novo revenimento.

Quais são os tipos de recozimento?

O tratamento de recozimento se divide em três tipos o recozimento pleno, o recozimento isotérmico ou crítico e o recozimento para esferoidização.

Quais são os tipos de cementação?

A cementação pode ser realizada em meio sólido, líquido ou gasoso, também podendo ser utilizado plasma. O potencial químico do carbono no meio de cementação determina o potencial máximo de carbono que o aço pode atingir e assim o teor de carbono na superfície do material.

Quais os tipos de tratamento térmico do aço?

Os tratamentos térmicos usuais dos aços são: recozimento, normalização, têmpera, revenido, coalescimento e os tratamentos isotérmicos.

Quais os três fatores principais que influenciam nos tratamentos térmicos?

Essas mudanças dependem de três fatores: • temperatura de aquecimento; • velocidade de resfriamento; • composição química do material.

Como funciona um tratamento térmico quais são suas etapas fundamentais E o que elas afetam?

O recozimento é realizado por meio de três etapas: Aquecimento até a temperatura desejada; Manutenção ou encharque nessa temperatura; Resfriamento lento, normalmente em temperatura ambiente ao ar ou dentro do forno desligado.

Artigo anterior
O que acontece com o gelo no vácuo?
Artigo seguinte
O que fazer quando o juiz extingue a execução?