Qual o objetivo da morfologia de plantas forrageiras?
Perguntado por: Jaime Ivo Matias Garcia Correia | Última atualização: 22. Januar 2022Pontuação: 4.8/5 (35 avaliações)
A morfologia das plantas tem o propósito não apenas biológico, mas pode auxiliar nas decisões de manejo da forrageira; As características físicas refletem os componentes de produção da planta (por exemplo: número de perfilhos, número de folhas, tamanho das folhas);
Quais as diferenças morfológicas entre gramíneas e leguminosas?
As leguminosas possuem forma e estrutura de plantas cujas sementes contam com dois cotilédones, as primeiras folhas que surgem na fase de germinação. ... As gramíneas, por sua vez, são monocotiledôneas – as sementes têm um cotilédone.
Quais as principais famílias botânicas de plantas forrageiras?
As plantas forrageiras de maior interesse na área de forragicultura e pastagens pertencem à Família Poaceae (Gramíneas) e Fabaceae (Leguminosas), ocorrendo em menor proporção plantas de outras famílias.
Como as plantas forrageiras podem ser classificadas?
As plantas forrageiras são classificadas pelo seu hábito de crescimento. Elas podem ter hábito (i) prostrado ou rasteiro, (ii) semi-cespitoso ou (iii) ereto ou cespitoso. ... Essas plantas apresentam alguma estrutura de propagação além de perfilhos (rizomas ou estolões), permitindo maior capacidade de colonização da área.
Quais são os principais caracteres morfológicos externos que diferenciam uma gramínea de uma leguminosa?
Existem algumas características externas como o tipo de raiz (pivotante para leguminosa e fasciculada para gramíneas); as folhas das leguminosas apresentam pecíolo (estrutura que liga a folha ao caule) e limbo foliar (superfície achatada de duas faces) e nas plantas Poaceae, as folhas apresentam uma estrutura que ...
Morfologia de Plantas Forrageiras
Como são as inflorescências das gramíneas e leguminosas?
A lâmina foliar das gramíneas, em geral, é linear. Aurículas: dois apêndices que abraçam o caule. Esses apêndices, juntamente com a forma da lígula, oferecem características para distinguir as espécies durante o período vegetativo. A distribuição das flores em ramos florísticos é denominada inflorescência.
Como são classificados os caules das plantas leguminosas?
Caules aéreos das leguminosas podem ser herbáceos ou lenhosos, cilíndricos ou angulosos, porém nunca suculentos. O primeiro caule, que se forma da plúmula da semente (Figura 9.3), é ereto e de simetria variada. A disposição das folhas sobre o caule geralmente é alternada, havendo também casos de folhas opostas.
Quais são as forrageiras?
- Alfafa (Medicago sativa)
- Amendoim-forrageiro (Arachis pintoi)
- Aveia (Avena strigosa e Avena sativa)
- Azevém (Lolium multiflorum)
- Capim-elefante (Pennisetum purpureum)
- Capim-lanudo (Holcus lanatus L.)
- Capim-nilo (Acroceras macrum)
- Capim-Sudão (Sorghum sudanense)
Como ocorre a rebrota das plantas?
A rebrota se dará às expensas dos produtos da fotossíntese das folhas remanescentes, desde que a quantidade de CO2 assimilada seja superior ou igual à quantidade de CO2 liberada pela planta durante a respiração.
O que são as forrageiras?
As forrageiras são as plantas usadas como fonte de alimento para os animais, podendo ser gramíneas ou leguminosas. ... As plantas forrageiras são uma das principais fontes de rendimento da pecuária baseada em pastagens, elas se desenvolvem de acordo com o solo, plantas e animais.
O que são plantas forrageiras hibernais e estivais?
a) Hibernais: são forrageiras de clima temperado, dias menos ensolarados, geralmente de pequeno crescimento, talos finos e folhagem tenra. Gramíneas: Perenes: aveia, centeio, azevém, etc.. Anuais: capim doce, etc... Leguminosas: Perenes: alfafa, cornichão, etc...
O que é forrageiras anuais?
Qualquer espécie de vegetação plantada, seja ela formada por espécies de gramíneas, leguminosas ou plantas produtoras de grãos, com ciclo de produção de até um ano, e utilizada para alimentação de animais e que após sua retirada é necessário um novo plantio, pois essas plantas só admitem um corte.
Quais plantas são da família Fabaceae?
- Paubrasilia enchinata – pau-brasil. ...
- Phaseolus vulgaris – feijão. ...
- Tipuana tipu – tipuana. ...
- Cassia grandis – cassia rosa. ...
- Inga spp – ingá ...
- Lablab purpureus – lab-lab.
- Cajanus cajan – feijão-guandu.
- Crotolaria spp – crotolária.
Qual a principal diferença entre gramíneas tropicais e leguminosas tropicais?
As leguminosas, quer sejam de clima temperado ou tropical, possuem valores semelhantes de PB, enquanto que as gramíneas de clima tropical apresentam, geralmente, teores mais baixos de PB do que as temperadas.
Quais são os tipos de inflorescência das gramíneas?
2) Panículas Tipo de cacho em que o eixo da inflorescência é ramificado (cacho composto), apresentando uma forma cônica ou piramidal (ex. inflorescência da aveia). 3) Racemos ou cachos as flores inseridas num eixo ou ráquis não ramificado . Na sua grande maioria, os frutos das gramíneas são cariopses.
Como são as flores das leguminosas?
As leguminosas podem crescer como ervas, trepadeiras ou árvores grandes. Boa parte delas tem caules verdes e macios e flores com cinco pétalas. As flores se transformam em vagens, que contêm as sementes da planta e que podem adquirir diversas formas, tamanhos e texturas.
Quais os fatores que afetam a fisiologia de crescimento e produção de massa das plantas forrageiras?
Conforme CHAPMAN & LEMAIRE (1993), fatores ambientais como qualidade de luz e temperatura podem afetar essas características e, consequentemente, também o IAF da pastagem. Outros aspectos como seletividade de pastejo, pisoteio e manejo das pastagens podem colaborar para aumentar a complexidade do uso desse conceito.
O que é um Fitomero?
Um fitômero é composto de folha (bainha e lâmina), nó, entrenó e gema axilar, que se diferenciam a partir de um meristema apical comum.
O que regula o tempo de maturação da folha de uma forrageira?
A TEMPERATURA regula a atividade meristemática e, com efeito, o crescimento da planta. ... Na ausência de outras limitações, a RADIAÇÃO representa a oferta de energia do meio necessária para o crescimento.
Qual é a melhor planta forrageira?
Se o produtor quer intensificar a produção de leite a pasto, a dica é escolher forrageiras de maior potencial produtivo e bom valor nutritivo. Nesse caso, as melhores opções são as do gênero Cynodon, Panicum, Pennisetum (capim-elefante), além das cultivares de Brachiaria brizantha.
Quais são as principais características das plantas forrageiras?
Elas surgem naturalmente nas pastagens e são consideradas plantas perenes, isso significa que elas são capazes de rebrotar após o corte ou o pastejo. Uma das suas características é o seu rápido desenvolvimento, o que é ótimo para o preparo rápido da pastagem.
Quais são as principais leguminosas forrageiras?
Entre as leguminosas mais utilizadas para fenação estão a leucena, o guandu, cunhã, siratro, centrosema, estilosantes, soja perene – espécies tropicais - e alfafa, cornichão, ervilhaca, trevo- branco, trevo-vermelho – espécies temperadas.
Quanto à forma como os caules podem ser classificados?
Os caules classificados como eretos são aqueles que crescem perpendicularmente ao chão. Os troncos são um tipo de caule aéreo. ... Os caules subterrâneos desenvolvem-se sobre o solo e são ricos em substâncias nutritivas. Eles são classificados em rizomas, tubérculos e bulbos.
Quais são os tipos de caules?
Existem quatro tipos de caules eretos, são eles: tronco, haste, estipe e colmo. O caule aéreo do tipo tronco pode ser visto em grandes árvores. Esses caules são muito desenvolvidos e geralmente são ramificados na parte superior.
Qual a classificação dos caules quanto à forma e a consistência?
Quanto à consistência, os caules podem ser: herbáceos, espessos e com tecido mole; lenhosos, com tecidos lenhosos.
Qual a diferença entre altruísmo e empatia?
O que significou o Primeiro Reinado para o Brasil?