O que são estudos de biodisponibilidade e bioequivalência?

Perguntado por: Duarte Martins de Oliveira  |  Última atualização: 1. Februar 2025
Pontuação: 4.3/5 (58 avaliações)

Dois medicamentos são considerados bioequivalentes quando possuem a mesma biodisponibilidade, ou seja, não apresentam diferenças significativas na quantidade absorvida do fármaco ou na velocidade de absorção, quando administrado em dose equivalente, sob as mesmas condições experimentais.

Qual é o conceito de bioequivalência e biodisponibilidade?

O que é bioequivalência e como está relacionado com a biodisponibilidade? A bioequivalência é o fator que determina quando dois medicamentos possuem a mesma biodisponibilidade. Ou seja, eles não apresentam grandes diferenças quanto à velocidade e à quantidade de absorção de seus componentes.

O que é teste de bioequivalência e biodisponibilidade?

A bioequivalência é o teste exigido para medicamentos genéricos, a biodisponibilidade é a prova exigida para medicamentos similares e em outros casos também pode ser solicitada a bioisenção. Conheça mais sobre os medicamentos genéricos da Natcofarma!

O que é estudo de bioequivalência?

b) O estudo de bioequivalência é geralmente realizada através da quantificação da droga ou o metabolito activo na circulação (no sangue, plasma ou soro), ou através da sua quantificação na urina, sempre que se justifique. Alternativamente, o estudo poderá ser realizado comparando medidas farmacodinâmicas.

O que estuda a biodisponibilidade?

A biodisponibilidade refere-se à extensão e à velocidade em que a porção ativa (fármaco ou metabólito) adentra a circulação sistêmica, alcançando, assim, o local de ação.

O que são medicamentos genéricos e biossimilares? | AVFARMA Responde

17 questões relacionadas encontradas

O que significa bioequivalência?

Bioequivalência: consiste na demonstração de equivalência farmacêutica entre produtos apresentados sob a mesma forma farmacêutica, contendo idêntica composição qualitativa e quantitativa de princípio(s) ativo(s), e que tenham comparável biodisponibilidade, quando estudados sob um mesmo desenho experimental.

O que é biodisponibilidade exemplos?

A biodisponibilidade é definida como: a fração (percentagem) de uma dose administrada do medicamento inalterado que atinge a corrente sanguínea (circulação sistémica). Sempre que se utiliza um medicamento, pretende-se que a substância ativa (também denominada por “princípio ativo” (PA)) consiga entrar no organismo.

Como é feito o teste de bioequivalência?

c) O estudo de bioequivalência geralmente é realizado através da quantificação do fármaco ou do metabólito ativo na circulação (freqüentemente em plasma ou soro) ou através de sua quantificação na urina, quando justificado. Alternativamente, o estudo poderá ser realizado comparando medidas farmacodinâmicas.

Por que o teste de bioequivalência é importante?

Eles não precisam passar pelos estudos clínicos, mas precisam passar por testes de equivalência para provar que têm a mesma ação dos de referência e garantir a compatibilidade entre os dois tipos de medicamentos.

Qual a importância dos estudos de biodisponibilidade?

A BIODISPONIBILIDADE E SUA IMPORTÂNCIA

No momento de determinar quais serão as dosagens necessárias para que o fármaco faça afeito, a biodisponibilidade tem papel-chave. Seu estudo determina como cada medicamento deve ser consumido, aspectos de absorvência e meia-vida.

Quais são os testes de bioequivalência?

O teste de bioequivalência consiste na demonstração de que o medicamento genérico e seu respectivo medicamento de referência (aquele para o qual foi efetuada pesquisa clínica para comprovar sua eficácia e segurança antes do registro) apresentam a mesma biodisponibilidade no organismo.

Quem realiza os testes de bioequivalência?

No Brasil, os testes de equivalência e bioequivalência podem ser realizados por quem? Por laboratórios habilitados pela Anvisa para realizar este tipo de serviço.

Como os estudos de biodisponibilidade são realizados?

Os estudos de bioequivalência / biodisponibilidade relativa são realizados em seres humanos e devem assegurar a identidade dos produtos (teste e referência) em relação à velocidade da absorção e quantidade do fármaco absorvido. O estudo da bioequivalência se desenvolve em três etapas: Clínica, Analítica e Estatística.

Quando deve ser realizado um estudo de bioequivalência?

Estudos de bioequivalência são exigidos para a liberação de medicamentos genéricos para o mercado. Freqüentemente o delineamento crossover 2 x 2 é utilizado com a administração a voluntários sadios de duas formulações (T = teste e R = referência).

Qual é a importância da biodisponibilidade na ação de um fármaco?

O conceito de biodisponibilidade é definido como a velocidade e extensão da absorção do fármaco a partir de uma determinada forma farmacêutica, tornando-se disponível no local de ação.

Quais os fatores que interferem na biodisponibilidade de medicamentos?

Com relação aos fatores que alteram a biodisponibilidade, são abordados aqueles relacionados ao paciente que abrange os fatores relacionados ao trato gastrintestinal, os relacionados ao sítio de absorção, os fatores genéticos, peso corporal, idade, sexo e alterações fisiológicas provocadas por doenças.

Em que situações são dispensados estudos de bioequivalência para os medicamentos?

4° inciso I, os estudos de bioequivalência para medicamentos genéricos ou similares serão dispensados para soluções aquosas que contenham o mesmo fármaco, na mesma concentração em relação ao medicamento de referência e excipientes de mesma função que aqueles presentes no medicamento comparador.

São testes realizados em humanos para avaliar a biodisponibilidade de 2 ou mais formulações?

" Bioequivalência é o estudo de biodisponibilidade comparativa entre dois ou mais medicamentos administrados por uma mesma via.

Como saber se um medicamento é similar?

O medicamento similar contém o(s) mesmo(s) princíipio(s) ativo(s), na mesma dose e forma farmacêutica, é administrado pela mesma via e com a mesma posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência, e é identificado pela marca ou nome comercial.

O que significa a palavra biodisponibilidade?

A biodisponibilidade de nutrientes diz respeito à quantidade que o organismo consegue absorver e aproveitar. Isto é, existem maneiras de potencializar ou diminuir a absorção, o que pode impactar negativa ou positivamente a sua saúde.

O que é equivalente farmacêutico?

"Equivalentes Farmacêuticos: são medicamentos que possuem mesma forma farmacêutica, mesma via de administração e mesma quantidade da mesma substância ativa, isto é, mesmo sal ou éster da molécula terapêutica, podendo ou não conter excipientes idênticos, desde que bem estabelecidos para a função destinada.

Quais os principais testes para se desenvolver um medicamento?

Pesquisa experimental ou fase pré-clínica: Antes de começar os testes em seres humanos, os pesquisadores realizam testes em células e em animais. Pesquisa clínica: Nesta fase o objetivo principal é testar a segurança e a eficácia deste novo medicamento em seres humanos.

O que é absorção e biodisponibilidade?

Cada medicamento possui uma velocidade de absorção própria, de tal forma que o seu princípio ativo esteja à disposição no seu local de atuação (sítio de atuação). A isso chamamos de BIODISPONIBILIDADE.

Como pode ser avaliada a biodisponibilidade dos nutrientes?

Para a determinação da biodisponibilidade absoluta ou verdadeira, é necessária a quantificação, que pode ser obtida por meio de um ensaio microbiológico ou físico-químico, do total de vitamina presente no alimento ou dieta.

O que diz a RDC 58 2014?

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou ontem, 13, a RDC 58/2014, que estabelece os procedimentos para a intercambialidade de medicamentos similares com o medicamento de referência. Ou seja, os requisitos necessários para que o similar possa substituir o medicamento de referência.

Artigo anterior
Tem como depilar a virilha com cera fria?
Artigo seguinte
Qual a data da próxima reunião do Copom?