Qual o objetivo da monitorização da PIC?

Perguntado por: Ângela Gonçalves  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (4 avaliações)

A monitorização da pressão intracraniana (PIC) vida estabelecer os níveis de pressão e também oriente e racionaliza o emprego das medidas terapêuticas, além de avaliar sua eficácia ao longo do tratamento.

Qual objetivo de monitorização da PIC?

A sua elevação leva a redução da pressão de perfusão cerebral. Portanto, a otimização do fluxo sanguíneo cerebral (equilíbrio entre a oferta e demanda de oxigênio sanguíneo cerebral) é o objetivo central da monitorização e controle da PIC.

Como se monitora a PIC?

A monitorização da PIC é feita por meio da análise da pressão liquórica, a partir de parafusos cranianos e cateteres de silicone ou polietileno e, também de bra ótica, conectados à monitores.

O que é a PIC?

Pressão intracraniana (PIC) é pressão exercida pelo crânio sobre o tecido cerebral, fluido cerebroespinhal e sangue circulante do cérebro.

Quando é indicado a PIC?

De acordo com a American Brain Trauma Foundation (15), a monitorização da PIC é indicada em todos os casos de TCE com escore na escala de coma de Glasgow entre 3 e 8 e tomografia de crânio com anormalidades.

Pressão Intra-Craniana - PIC

38 questões relacionadas encontradas

O que é a PIC na UTI?

A monitorização da pressão intracraniana (PIC) fornece informações importantes que precedem o aparecimento de sinais e sintomas de descompensação do paciente neurocrítico, permitindo ações mais precoces e eficazes.

Qual o valor normal da PIC?

A PIC normalmente varia entre 7 e 15 mmHg na posição supina em adultos. Valores até 20-25 mmHg geralmente são bem tolerados e não necessitam de tratamento; valores acima deste limiar devem ser tratados (hipertensão intracraniana – HIC).

O que é PIC no paciente?

pressão intracraniana (PIC) pode ser definida como a pressão hidrostática no espaço suba- racnóideo ventricular e Iombar no indivíduo em posição supina, com referência à pressão atmosfé- rica. Em indivíduos normais, ela varia de 0 a 10 mmHg.

Como acontece a PIC?

A pressão intracraniana (PIC) é exercida pelo volume combinado de três componentes intracranianos: Componente parenquimatoso – estruturas encefálicas – 80% Componente liquórico – líquido cefalorraquidiano (LCR) – 10% Componente vascular – sangue circulante– 10%

O que é intracraniana?

Intracraniana significa dentro do crânio e hipertensão significa alta pressão de fluido. Uma condição de hipertensão intracraniana significa que a pressão do líquido que envolve o cérebro (líquido cefalorraquidiano ou LCR) está muito alta.

Como diagnosticar pressão intracraniana?

Principais sinais e sintomas
  1. Dor de cabeça persistente;
  2. Alteração no nível de consciência;
  3. Vômitos;
  4. Alterações na visão, como pupilas dilatadas, pontos escuros, visão dupla ou embaçada;
  5. Zumbido no ouvido;
  6. Paralisia de um membro ou de um lado do corpo;
  7. Dor nos ombros ou pescoço.

Quanto maior a pressão arterial maior será a PIC?

A pressão intracraniana (PIC) é estável e não oscila com a pulsação arterial, tosse ou espirro. Quanto maior a pressão intracraniana (PIC) maior será a pressão de perfusão cerebral (PPC). O fluxo sanguíneo dentro do cérebro será normal se a pressão arterial média (PAM) for igual à pressão intracerebral (PIC).

O que quer dizer PIC na medicina?

Pressão Intracraniana (PIC)

Quais são os cuidados de enfermagem com o paciente em uso da PIC?

Os cuidados de enfermagem realizados para esse paciente em virtude do sistema DVE/PIC foram: cabeceira do leito elevada entre 30 a 45 graus; sistema DVE/PIC em um suporte exclusivo; checagem do sistema a cada 6 horas; zerar o cateter de DVE no conduto auditivo externo, evitando o tracionamento do mesmo, em caso de ...

Quais componentes refletem PIC na caixa craniana?

A pressão intracraniana (PIC) é a pressão existente no interior da caixa craniana e está diretamente relacionada com três componentes deste espaço: (I) componente parenquimatoso - constituído pelas estruturas encefálicas; (II) componente liquórico - constituído pelo líquido cefalorraquidiano ou liquor (LCR) das ...

O que pode causar hipertensão intracraniana?

Diversas são as causas: Processos com efeito de massa (Tumores, acidente vascular isquêmico ou hemorrágico), encefalite, meningite, trombose de seio venoso, pseudotumor cerebral, entre outras. A HIC é definida como uma elevação sustentada (> 5 min) da PIC para acima de 22 mmHg.

Quais os sinais de hipertensão intracraniana?

Os principais sinais e sintomas associados ao aumento da pressão intracraniana (PIC) correspondem à cefaléia, náuseas, vômitos e letargia, podendo ocorrer sintomas focais devido a lesões ocasionando síndromes de herniação.

Como reduzir a PIC?

Drenagem liquórica É uma estratégia utilizada para diminuir a PIC, quando o paciente possui um cateter intraventricular. Recomenda- se a retirada de alíquotas entre 3 a 5 ml de liquor, com reavaliação da PIC12.

Qual a relação entre PIC PAM e PPC?

A PPC é a diferença entre a pressão arterial média (PAM) e a PIC, ou seja, quantifica a diferença de pressão que provoca deslocamento de sangue arterial da região de maior pressão (Coração) para a região de menor pressão (Crânio) [2].

É correto afirmar que em pacientes com PIC elevada ocorre um aumento da pressão de perfusão cerebral e consequentemente um aumento do fluxo sanguíneo cerebral?

Com o aumento da PIC, ocorre elevação da pressão de perfusão cerebral (PPC) e do fluxo sanguíneo cerebral (FSC), gerando aumento do PCO2 e do pH, vasoconstrição e edema cerebral. As frases I e III estão corretas. As frases II e IV estão corretas.

Quais as medidas imediatas devemos Tomar na suspeita de elevação da pressão intracraniana PIC )?

Se uma PIC elevada for suspeitada, cuidado deve ser tomado para minimizar maior elevação durante a intubação, com posicionamento correto do paciente e sedação adequada. Hipotensão arterial e hipoxemia podem induzir a vasodilatação cerebral reativa, hipertensão intracraniana e hipoperfusão cerebral.

O que é PPC na enfermagem?

A pressão de perfusão cerebral (PPC) é a diferença entre a pressão arterial média e a pressão intracraniana (PIC). A pressão arterial média pode ser medida por monitorização intra-arterial da pressão sanguínea e certamente o valor encontrado será mais preciso , 4 .

O que é a hipertensão intracraniana?

A hipertensão intracraniana é uma elevação aguda, súbita e que perdura por determinado período de tempo na pressão dentro do crânio. Para isso, é necessário medir a pressão intracraniana e saber seus valores de referência.

O que pode causar hemorragia intracraniana?

As principais causas de hemorragia intracerebral são hipertensão, angiopatia amilóide em idosos, malformações vasculares, neoplasias primárias de SNC, metástases cerebrais, trauma e transformação hemorrágica de acidente vascular cerebral isquêmico.

Artigo anterior
Qual é a função do tronco da árvore?
Artigo seguinte
Quais são os principais destaques culturais de São Paulo?