Como montar um plano de aula segundo a Bncc?

Perguntado por: Nádia Marques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (6 avaliações)

Como fazer um plano de aula de acordo com a BNCC
  1. Selecione a temática geral do projeto. ...
  2. Estabeleça os objetivos. ...
  3. Informe o tema de estudo. ...
  4. Estabeleça a duração. ...
  5. Pense nos recursos didáticos. ...
  6. Defina a metodologia. ...
  7. Informe a avaliação.

Como fazer um plano de aula passo a passo?

Plano de aula (como fazer, modelo e exemplos)
  1. Reflita sobre o público-alvo. ...
  2. Escolha o tema da aula. ...
  3. Defina o objetivo a ser alcançado. ...
  4. Defina o conteúdo a ser abordado. ...
  5. Decida a duração da aula. ...
  6. Selecione os recursos didáticos. ...
  7. Defina a metodologia a ser utilizada. ...
  8. Escolha como avaliar o aprendizado dos alunos.

Como colocar as habilidades da Bncc no plano de aula?

As habilidades também deverão aparecer em seu plano de aula. Para escolhê-las, analise os objetos de conhecimento, a área do conhecimento e a unidade temática que você selecionou anteriormente. Perceba como tudo se conecta de maneira bastante clara quando você segue as diretrizes estipuladas pela BNCC.

Como montar plano de aula educação infantil de acordo com a Bncc?

Planeje as aulas com base nos campos de experiências
  1. O eu, o outro e o nós;
  2. Corpo, gestos e movimentos;
  3. Traços, sons, cores e formas;
  4. Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Como se faz um plano de aula para a Educação Infantil?

9 dicas para preparar uma aula atrativa na educação infantil
  1. Invista em capacitação profissional. ...
  2. Utilize a tecnologia a seu favor. ...
  3. Utilize plenamente o espaço escolar. ...
  4. Fique atento ao tipo de interação que quer criar em suas aulas. ...
  5. Planeje atividades que desenvolvam a disciplina nos alunos.

COMO FAZER UM PLANO DE AULA / BNCC (PASSO A PASSO) COMPLETO

42 questões relacionadas encontradas

O que colocar no plano de aula da educação infantil?

Veja uma seleção com propostas que envolvem brincadeiras, leitura, dança e muito mais
  1. Identidade e autonomia. ...
  2. Uso racional da água. ...
  3. Aprender com o próprio nome. ...
  4. Os livros e o prazer em ouvir histórias. ...
  5. É dançando que a gente aprende. ...
  6. Circuitos no pátio. ...
  7. Conversa para desenvolver a linguagem. ...
  8. Brincar na frente do espelho.

Como fazer um plano de aula com competências e habilidades?

Orientação: Os objetivos de aprendizagem definidos pelo professor são o ponto principal do plano de aula. Eles estruturam os conhecimentos que serão construídos. É importante que esteja sintonizados, principalmente, com as habilidades a serem trabalhadas, considerando as competências que seja deseja alcançar.

Como as competências e habilidades descritas na BNCC se relaciona com o conteúdo do plano de aula?

Para garantir o desenvolvimento das competências específicas, cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades. Essas habilidades estão relacionadas a diferentes objetos de conhecimento – aqui entendidos como conteúdos, conceitos e processos –, que, por sua vez, são organizados em unidades temáticas.

Como a BNCC apresenta as competências e as habilidades e para quê?

Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

O que é preciso para montar um plano de aula?

O plano de aula é um documento feito pelo professor contendo o tema da aula, o objetivo dela, a metodologia, formas de avaliação, referências bibliográficas e outras informações.

Quais são os elementos que compõem um plano de aula?

Os elementos mais importantes de um plano de aula
  • Metas. Um bom plano de aula deve incluir um conjunto de metas. ...
  • Objetivos. A parte dos objetivos de um plano de aula detalha o que os alunos devem aprender durante a aula e por quê. ...
  • Procedimentos. ...
  • Tarefas e avaliações.

Quais as competências e habilidades da BNCC?

Quais são as 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular?
  1. Conhecimento. ...
  2. Pensamento científico, crítico e criativo. ...
  3. Repertório cultural. ...
  4. Comunicação. ...
  5. Cultura digital. ...
  6. Trabalho e projeto de vida. ...
  7. Argumentação. ...
  8. Autoconhecimento e autocuidado.

Qual a diferença entre competência e habilidade na BNCC?

Esse exemplo nos explica bem a diferença entre habilidade e competência: o primeiro é algo mais prático e mais tangível, enquanto que o segundo é mais subjetivo e pessoal. E é por meio do exercício de habilidades específicas que chegamos a desenvolver uma competência.

O que são competências e habilidades?

Competências e habilidades são as capacidades profissionais que uma pessoa tem para realizar a sua função e se desenvolver na carreira. Os dois termos muitas vezes são utilizados como sinônimo.

Que você aprendeu sobre competências e habilidades no contexto do currículo em ação?

O que você aprendeu sobre competências e habilidades no contexto do Currículo em Ação? ... Com o avanço das teorias pedagógicas, a proposta atual, a que o próprio Currículo em Ação se refere, está pautada no desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos.

O que são competências e habilidades na educação?

O que são competências no contexto educacional? As competências dizem respeito à capacidade de mobilizar habilidades, atitudes, recursos, valores e conhecimentos para solucionar problemas e diversas outras demandas da vida cotidiana e, futuramente, do trabalho.

Quais são as habilidades do projeto de vida?

E, dentre as novas prioridades que estão surgindo no currículo escolar, uma delas é o ensino das habilidades de vida.
  • Mas o que são habilidades de vida? ...
  • Comunicação. ...
  • Cooperação. ...
  • Criatividade. ...
  • Proatividade. ...
  • Senso crítico. ...
  • Curiosidade. ...
  • Perseverança.

Como desenvolver competências e habilidades nos alunos?

É interessante pensar em atividades que engajem os alunos às aulas. Você pode pensar em utilizar a tecnologia para aproximar e integrar alunos, uma vez que o ideal é que eles tornem-se autores do processo de ensino-aprendizagem, trabalhando também questões relacionadas à autonomia e responsabilidade.

Como trabalhar as 10 competências da BNCC em sala de aula?

Clique sobre o tema de cada competência e saiba mais sobre elas:
  1. Conhecimento.
  2. Pensamento científico, crítico e criativo.
  3. Repertório Cultural.
  4. Comunicação.
  5. Cultura Digital.
  6. Trabalho e projeto de vida.
  7. Argumentação.
  8. Autoconhecimento e autocuidado.

Quais verbos usar nas habilidades?

Essas habilidades geralmente envolvem verbos como: observar, reconhecer, indicar, representar, apontar, identificar e localizar.

Que conteúdos trabalhar na educação infantil?

Entenda quais são esses cinco campos de experiências propostos pela Base na Educação Infantil:
  • 1) O eu, o outro e o nós. ...
  • 2) Corpo, gestos e movimentos. ...
  • 3) Traços, sons, cores e formas. ...
  • 4) Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
  • 5) Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Quais os conteúdos da educação infantil?

Segundo o Referencial Curricular de Educação Infantil, existem seis eixos temáticos para se trabalhar com crianças até cinco anos de idade, são eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade.

Quais temas trabalhar na educação infantil?

  • Desenvolvimento do bebê mês a mês (do 1º mês ao 12º mês)
  • Alimentação Infantil.
  • Cuidados diários/Saúde.
  • Educação Infantil.
  • Livros Infantis.

Qual é a diferença entre competência e habilidade?

Como explica Sharlyn Lauby, norte-americana especialista em RH, competências são características que podem ser desenvolvidas por meio de treinamento ou experiências. Ou seja, elas podem ser aprendidas. As habilidades, por outro lado, são qualidades que o profissional tem para fazer alguma coisa.

Qual a diferença entre habilidade e competência exemplos?

Qual a diferença entre habilidade e competência? Habilidades são capacidades que uma pessoa adquire para desempenhar determinado papel ou função. Já a competência é mais ampla e consiste na junção e coordenação das habilidades com conhecimentos e atitudes.

Artigo anterior
Para que que serve o aquecedor?
Artigo seguinte
Como acender vela para Santo Expedito?