Qual o objetivo da medida socioeducativa de liberdade assistida?

Perguntado por: Santiago Domingues Leite  |  Última atualização: 26. Juli 2024
Pontuação: 4.8/5 (13 avaliações)

Liberdade Assistida De acordo com o art. 112 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a medida socioeducativa de Liberdade Assistida tem por objetivo o acompanhamento, auxílio e orientação aos adolescentes que cometeram atos infracionais.

Qual o objetivo da liberdade assistida?

118. A liberdade assistida será adotada sempre que se afigurar a medida mais adequada para o fim de acompanhar, auxiliar e orientar o adolescente.

Qual o objetivo principal das medidas socioeducativas?

Preparar os adolescentes para o convívio social, como pessoas cidadãs e futuros profissionais, de modo a não reincidirem na prática de atos infracionais; Estabelecer redes comunitárias de atenção aos adolescentes e seus familiares, com o objetivo de favorecer sua integração a partir do desligamento.

Quem executa a liberdade assistida?

Liberdade Assistida, uma das medidas socioeducativas de adolescentes previstas no ECA. Adolescentes que cometeram algum ato infracional podem estar sujeitos a cumprir uma medida socioeducativa. Aplicadas pelo Estado, essas medidas devem ter caráter pedagógico e protetivo.

O que significa liberdade assist?

Quanto à Liberdade Assistida, é uma medida socioeducativa geralmente administrada ao adolescente que tenha praticado ato infracional de natureza leve ou branda, ou, nos casos de progressão de medida, para aqueles egressos de privação de liberdade.

Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): Medida Socioeducativa de LIBERDADE ASSISTIDA

22 questões relacionadas encontradas

O que trabalhar com adolescentes em liberdade assistida?

Na liberdade Assistida, parecido com a PSC, você vai ter todo o apoio da equipe técnica para voltar ou permanecer na escola, ir ao posto de saúde ou co- meçar um curso profissionalizante, melhorar a rela- ção com a sua família, entre outras coisas.

Qual a diferença entre semiliberdade e liberdade assistida?

Perguntas Frequentes. Qual é a diferença da liberdade assistida para a semiliberdade? A liberdade assistida não priva a liberdade do adolescente, já a semiliberdade priva parcialmente e, por isso, é aplicada a quem comete atos de maior potencial ofensivo.

Quando aplicada a medida socioeducativa de liberdade assistida não é obrigatória a intimação pessoal do adolescente?

Quando aplicada a medida socioeducativa de liberdade assistida, não é obrigatória a intimação pessoal do adolescente. A medida socioeducativa de semiliberdade possibilita a realização de atividades externas independentemente de autorização judicial.

Quais são as 6 medidas do sistema socioeducativo?

Conforme o ECA, as medidas podem ser caracterizadas como: advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, semiliberdade e internação em estabelecimento educacional.

Qual é o prazo de duração das medidas socioeducativas?

Resumo: Tratando-se de medida socioeducativa aplicada sem termo, o prazo prescricional deve ter como parâmetro a duração máxima da internação (3 anos), e não o tempo da medida, que poderá efetivamente ser cumprida até que o socioeducando complete 21 anos de idade.

Qual o prazo legal da liberdade assistida?

A liberdade assistida será fixada pelo prazo mínimo de seis meses, podendo a qualquer tempo ser prorrogada, revogada ou substituída por outra medida, ouvido o orientador, o Ministério Público e o defensor.

Qual o objetivo das atividades socioeducativas?

As atividades estimulam a participação na vida pública, criando o senso crítico da realidade social fazendo com que ao se questionar e comparar sobre onde vive e o ambiente em que está acostumado a ver. Os principais temas trabalhados são: saúde, educação, esporte, lazer e cultura.

Onde são cumpridas as medidas socioeducativas?

Onde são cumpridas as medidas aplicadas? Quando o juiz aplica a medida socioeducativa, o jovem e sua família são encaminhados aos órgãos executores, ou seja, àquelas instituições que vão viabilizar o cumprimento da sentença judicial, atendendo aos adolescentes vinculados.

O que significa PSC na medida socioeducativa?

A Medida Socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidade – PSC, consiste na prestação de serviços comunitários gratuitos e de interesse geral por período não excedente a seis meses, devendo ser cumprida em jornada máxima de oito horas semanais, aos sábados, domingos e feriados ou em dias úteis, não prejudicando a ...

Quem é responsável pelas medidas socioeducativas?

A lei 12.594 institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) e é responsável por regulamentar a execução de medidas socioeducativas destinadas a adolescentes que pratiquem ato infracional.

Quais são as atividades socioeducativas?

Destacamos duas delas:
  • Oficina de acesso aos direitos.
  • Oficina de desafios em família.
  • Jogos e brincadeiras.
  • Atividades ao ar livre.
  • Exibição de filmes.

Qual a medida socioeducativa mais aplicada?

As medidas socioeducativas cumpridas em meio fechado são a semiliberdade e a internação, sendo que, são consideradas as penas mais graves em relação às outras medidas previstas no ECA, devendo ser impostas ao adolescente no último caso.

O que são medidas socioeducativas Cite alguns exemplos?

Para o (a) adolescente entre 12 e 18 anos e que cometem ato análogo a crime, são dedicadas as medidas socioeducativas. São elas: advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviço à comunidade – PSC, liberdade assistida – LA, semiliberdade e internação.

Como as medidas socioeducativas atuam?

As medidas socioeducativas têm por finalidade a educação, restauração, socialização e a integração do indivíduo no convívio social e são divididas entre as privativas de liberdade e não privativas de liberdade.

O que é a liberdade assistida para um adolescente que cometeu um ato infracional?

Liberdade assistida – o juiz decide que o ato infracional praticado pelo adolescente demanda que o Estado preste atenção maior àquele jovem.

O que pedir na audiência de apresentação de menor?

Ao oferecer a representação, o Ministério Público ainda pode pedir a internação provisória do adolescente, nos termos do art. 108 do ECA, demonstrando os indícios de autoria e materialidade e a necessidade imperiosa da medida, que pode ser deferida pelo prazo máximo de 45 dias.

Como se chama a cadeia de menores?

Vara da Infância e da Juventude (Infratores)

O que acontece se não cumprir a medida socioeducativa?

O que acontece se o jovem não cumpre o programa de PSC? A sua situação jurídica é revista pelo juiz, podendo ser advertido, cumprir novamente a medida ou tê-la substituída por outra, ou até mesmo ser determinada sua internação-sanção.

Quais são as maiores dificuldades das medidas socioeducativas?

O resultado obtido aponta que a dificuldade na aplicação de medidas socioeducativas tem como grande causa a vulnerabilidade social que, além de colaborar na prática de ato infracional, destina ao próprio autor do referido ato a caracterização de indivíduo vítima da sociedade.

Qual é o prazo para a reavaliação das medidas socioeducativas?

O documento prevê, ainda, que as audiências concentradas deverão ser realizadas a cada três meses. Mas poderão ser designadas antes ou depois deste prazo, mediante ato fundamentado do(a) magistrado(a), observado o limite de seis meses para reavaliação da medida.

Artigo anterior
O que é itinerância na educação?
Artigo seguinte
Quais os sujeitos envolvidos nas práticas de EJA?