Qual o objetivo da imobilização em uma lesão?

Perguntado por: Diogo Rodrigo Pinto  |  Última atualização: 2. Juli 2024
Pontuação: 4.3/5 (58 avaliações)

A imobilização de uma lesão ortopédica é um procedimento comum no pronto atendimento e tem como objetivos: aliviar a dor, evitar que os tecidos sejam ainda mais comprometidos e, quando presente, tratar uma fratura.

Qual é o objetivo da imobilização?

Na maioria das vezes a vítima precisa ser imobilizada. A imobilização é um dispositivo que impede os movimentos de uma extremidade traumatizada, fixando ou prendendo partes do corpo. Este processo de imobilização tem papel fundamental para prevenir e diminuir complicações severas dos traumas de extremidade.

Para que serve a imobilização?

Serve para manter a posição do local machucado até que tudo esteja bem novamente. A posição mantida pelo gesso é a de repouso ou de redução, no caso das fraturas, para que o osso fraturado não se mova.

Por que imobilizar?

O objetivo de manter a articulação imobilizada é prevenir possíveis danos à área traumatizada. “O local afetado pelo trauma cria um processo inflamatório que resulta em dor.

Como funciona a imobilização?

Um exemplo comum de imobilização ortopédica é a aplicação de uma tala em um dedo quebrado. Nesse caso, a tala é fixada ao redor do dedo, impedindo que ele se movimente e permitindo que o processo de cicatrização ocorra de forma mais rápida.

Imobilização em Primeiros Socorros

21 questões relacionadas encontradas

Quando é indicada a imobilização?

Imobilização ortopédica: para que serve e cuidados

A medida deve ser adotada sempre que suspeitar de uma fratura, observar inchaço na região, dificuldade de mover o membro etc., buscando sempre o atendimento médico. O membro imobilizado deve ser tratado com cautela.

Quais são os princípios básicos da imobilização?

A imobilização deve ser feita com o mínimo de tração sem forçar, (se a mesma não provocar dor local muito intensa e não houver resistência) já que a flexão associada ao edema que habitualmente se instala podem comprimir os vasos que passam a nível do cotovelo impedindo o fluxo normal de sangue.

Porque devemos imobilizar uma fratura?

O osso fraturado se desvia do seu local original, rompendo a pele. Dependendo da região atingida, pode vir acompanhada de hemorragia. prejudicar a circulação sangüínea na região atingida. Para imobilizar um membro, seja um braço ou uma perna, deve- se imobilizar também as duas articulações vizinhas à lesão.

Porque imobilizar uma fratura?

👉🏼 Serve para aliviar a dor, evita maiores comprometimentos ao tecido e tratar a fratura quando for o caso. A medida deve ser adotada sempre que suspeitar de uma fratura, observar inchaço na região, dificuldade de mover o membro. ✅Center Clínicas, sempre prezando pela saúde e bem-estar de cada paciente.

Porque imobilizar uma luxação?

Algumas articulações luxadas precisam apenas de uma tala ou tipoia, que é colocada depois que a articulação volta para sua posição normal. A imobilização reduz a dor e ajuda na consolidação prevenindo lesão adicional em tecidos circundantes. A imobilização é útil na maioria das luxações moderadas ou graves.

O que é Imobilizaçao?

1. Tornar ou tornar-se imóvel, paralisar. 2. Consolidar.

O que é imobilização na fisioterapia?

A imobilização é um processo que ocorre em pacientes criticamente enfermos e que devido ao grau de sua doença precisam ficar imobilizados por um longo tempo, devido a isso eles acabam desenvolvendo efeitos adversos como: contratura articular, atrofia muscular e óssea das partes sadias dos membros, síndrome do ...

Quais são os tipos de imobilização?

Várias formas de imobilização são utilizadas, como as órteses (robofoot, imobilizadores de lona etc.), as talas gessadas, onde apenas uma parte da imobilização tem gesso e o restante é circulado com faixa elástica (FIGURA 2) e o gesso propriamente dito que circula todo o membro.

Como deve ser feita a imobilização do paciente?

Coloque o membro afetado na posição mais natural possível, sem causar desconforto à pessoa. Imobilize o local da fratura e também as articulações próximas acima e abaixo da área afetada. Para imobilizar use talas de papelão, jornais dobrados, cabos de vassoura, bengalas, galhos de árvore etc.

Qual é a função da tala?

A tala é um dispositivo que tem como função evitar o movimento de uma determinada articulação ou pode ser usada para manter em uma posição os ossos que sofreram fratura. Por isso, é um item muito importante para o socorro de acidentados e a recuperação de um paciente.

Quanto tempo dura uma imobilização?

Geralmente, a imobilização deve durar pelo menos 2-6 semanas, mas pode ser necessária uma imobilização mais prolongada em casos mais graves.

Por que o osso precisa ser imobilizado?

Para todos os pacientes com ossos fraturados, a imobilização é uma parte crítica do tratamento porque qualquer movimento de fragmentos ósseos retarda o processo inicial de cicatrização.

Quando imobilizar uma fratura?

Como imobilizar o membro afetado

A fratura fechada é aquela em que o osso quebrou, mas a pele está fechada, intacta e sem feridas abertas, não permitindo observar o osso. Nestes casos, deve-se colocar uma tala de cada lado da fratura e passar uma ligadura desde o início até o fim das talas.

O que acontece se não imobilizar fratura?

Os ossos nas articulações podem separar-se completamente um do outro (chamado luxação) ou ficar somente parcialmente fora de posição (chamado subluxação). Os ligamentos (que prendem osso a osso) podem sofrer ruptura (entorse). Os músculos podem sofrer ruptura (estiramento).

Como proceder em caso de fratura?

Em caso de fraturas fechadas, o atendimento é o mesmo do anterior, aplicar compressas com gelo na área afetada e evitar movimentar a área afetada.

O que não deve fazer em caso de uma fratura?

- Nunca tente endireitar a fratura! Isso pode piorar ainda mais a lesão; - Aguarde o auxílio médico chamando o serviço de emergência móvel (SAMU 192). Caso não seja possível aguardar, sugere-se levar o paciente para o posto de atendimento mais próximo.

Quais são os 7 tipos de fraturas?

Quais são os tipos de fraturas existentes?
  • Traumáticas e patológicas. Geralmente, esses tipos de fratura ocorrem quando se tem um problema de saúde subjacente, como osteoporose. ...
  • Estresse ou fadiga. ...
  • Simples. ...
  • Expostas. ...
  • Complicadas. ...
  • Completas. ...
  • Incompletas. ...
  • Fratura por compressão.

Como imobilizar uma vítima de trauma?

Coloca as suas mãos lateralmente sobre os pavilhões auriculares da vítima, sem movimentar a cabeça (figura 2); 4. Os dedos deverão ser distribuídos de forma a proporcionar uma estabilização eficaz da cabeça da vítima; 5.

Qual é o sinônimo de imobilização?

1 sinônimo da palavra imobilização: Que impede: 1 bloqueio.

Quais são os itens indispensáveis utilizados na imobilização de uma vítima de trauma?

Tala articulada de madeira e tala de papelão – são equipamentos indispensáveis na imobilização de fraturas e luxações. destinam-se à fixação de talas e curativos. destinam-se a prender a vítima junto a tábua de imobilização.

Artigo anterior
Qual o nome do símbolo das Paraolimpíadas?
Artigo seguinte
Qual é a principal fonte mineral de magnésio?