Qual o objetivo da estatística inferencial dê exemplos práticos?

Perguntado por: Vítor Nogueira de Soares  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (29 avaliações)

O objetivo da Estatística inferencial é tirar conclusões com base em amostras (uma parte) de tal modo que as informações possam ser expandidas para toda a população (o todo). Uma amostra constitui numa redução da população a dimensões menores, sem perda das características essenciais. Examina-se, então, a amostra.

São exemplos de estatística inferencial?

Estatísticas inferenciais

Por exemplo, não seria prático medir o diâmetro de todos os pregos fabricados em uma fábrica, mas é possível medir o diâmetro de uma amostra representativa de pregos e usar essas informações para fazer generalizações sobre os diâmetros dos pregos produzidos.

Qual o objetivo da estatística inferencial?

A estatística inferencial, o segundo tipo de procedimentos em estatística, preocupa-se com o raciocínio necessário para, a partir dos dados, se obter conclusões gerais. O seu objectivo é obter uma afirmação acerca de uma população com base numa amostra.

O que é estatística e exemplos?

Estatística é a parte da ciência responsável pela coleta, organização e interpretação de dados experimentais e pela extrapolação dos resultados da amostra para a população.

Onde usamos a estatística no dia a dia?

Ela é usada em diversas áreas, como no setor financeiro, nos estudos climáticos, na medicina, entre outros. Usamos a estatística para analisar fenômenos do passado, mas ela também serve para prevermos a probabilidade de eventos futuros.

Estatística Descritiva X Estatística Inferencial

26 questões relacionadas encontradas

Onde a estatística pode ser usada?

A Estatística é bastante utilizada em diversos ramos da sociedade, no intuito de realizar pesquisas, colher dados e processá-los, analisar informações, apresentar situações através de gráficos de fácil compreensão.

Qual a importância da estatística no seu dia a dia?

A estatística tem importância direta com o desenvolvimento da sociedade, é a partir dela que podemos avaliar o desenvolvimento socioeconômico de um país, podemos ainda avaliar características de cada região em busca de políticas públicas para resolução dos mais variados problemas.

Quais são os tipos de estatísticas?

A estatística está dividida em três áreas que se complementam: estatística descritiva, probabilidade e estatística inferencial.

O que é uma estatística?

A Estatística é uma área da ciência que oferece uma coleção de métodos para planejar experimentos e levantamentos para obter dados, organizar, resumir, analisar, interpretar dadose deles extrair conclusões.

Qual é conceito de estatística?

Estatística é um conjunto de métodos usados para se analisar dados. A Estatística pode ser aplicada em praticamente todas as áreas do conhecimento humano e em algumas áreas recebe um nome especial. Este é o caso da Bioestatística, que trata de aplicações da Estatística em Ciências Biológicas e da Saúde.

Qual o objetivo da estatística descritiva?

A estatística descritiva é a etapa inicial da análise de dados e tem por objetivo descrever os dados observados. Na sua função de descrição dos dados, esta tem as seguintes atribuições: a obtenção, organização, redução e representação dos dados estatísticos de forma a auxiliar a descrição do fenômeno observado.

Qual a diferença entre a estatística descritiva e inferencial?

Estatística Descritiva é aquele ramo da estatística que se preocupa em descrever a população em estudo. Estatística Inferencial é um tipo de estatística, que se concentra em tirar conclusões sobre a população, com base na análise e observação de amostras.

O que é Inferência Estatística e qual sua aplicação prática?

Inferência estatística é um ramo da Estatística cujo objetivo é fazer afirmações a partir de um conjunto de valores representativo (amostra) sobre um universo (população), assume-se que a população é muito maior do que o conjunto de dados observados, a amostra.

Quais são as estatísticas descritivas?

As estatísticas descritivas podem ser agrupadas em: medidas de tendência central, medidas de dispersão e medidas de forma. As medidas de tendência central são: média, mediana e moda. Estas estatísticas indicam os valores mais prováveis da distribuição de frequências.

O que é uma pesquisa inferencial?

Trata-se de coletar uma amostra representativa da população e a partir desta amostra, obter conclusões a respeito da população. Nesse tipo de análise pressupõe-se amostragem probabilística.

O que é estatística indutiva ou inferencial?

A Estatística Indutiva ou Inferência Estatística, baseando-se nos resulta- dos obtidos da análise de amostra de uma população, procura inferir ou estimar as leis de comportamento de toda a população. Técnicas por meio das quais são tomadas decisões sobre uma população com base na observação de uma amostra.

Como se faz uma estatística?

5 dicas para fazer uma boa análise estatística
  1. Calcule a média e o desvio padrão. ...
  2. Compreenda e aplique a regressão. ...
  3. Teste uma hipótese. ...
  4. Aplique a análise estatística descritiva e a modelagem. ...
  5. Use a tecnologia para fazer análise estatística.

Como é feita a estatística?

Tópicos de metodologia de pesquisa estatística
  1. Identificar e selecionar potenciais membros da amostra.
  2. Contactar indivíduos amostrados e coletar dados de pessoas que são difíceis de alcançar (ou relutante em responder).
  3. Avaliar as perguntas do teste.
  4. Selecione o modo para fazer perguntas e coleta de respostas.

Quais os 2 tipos de estatística existentes qual o mais utilizado?

A estatística descritiva é caracterizada pela organização, análise e apresentação dos dados, enquanto a estatística inferencial tem como característica o estudo de uma amostra de determinada população e, com base nela, a realização de análises e a apresentação de dados.

Quais são as partes da estatística?

Assim, a estatística divide-se em duas grandes áreas: Estatística Descritiva e Estatística Indutiva ou Inferencial.

Qual a importância da estatística na vida pessoal e profissional?

Nos dias atuais a estatística é uma importante ferramenta na contribuição de tomada de decisões, que são baseadas na coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados.

Qual a importância da estatística nas empresas e na vida das pessoas?

O resultado da pesquisa demostrou que a utilização da estatística é uma ferramenta indispensável para um profissional administrativo, tendo uma melhor forma de obter resultados e dados com eficiência, além de auxiliar para o crescimento do conhecimento empresarial.

Qual a importância da estatística para a educação e para a sociedade?

A educação estatística visa uma compreensão crítica e tem como objetivo desenvolver nos alunos a criticidade e o engajamento de forma que o aluno seja capaz de pensar sobre as questões políticas e sociais que são relevantes para a sua comunidade e região, contribuindo dessa forma para a melhoria de vida das pessoas.

O que é uma inferência estatística?

A Inferência Estatística consiste de procedimentos para fazer generalizações sobre as características de uma população a partir da informação contida na amostra.

Quando acontece a inferência estatística?

Resumindo, a inferência estatística é feita quando se estabelecem conclusões para a população com base nos dados de uma amostra e no resultado de um teste estatístico.

Artigo anterior
Como faço para retirar ferro e manganês da água?
Artigo seguinte
O que é uma Constituição formal?