Qual o objetivo da comunicação jurídica?

Perguntado por: Andreia Amorim de Mendes  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (12 avaliações)

Independentemente do tamanho do seu escritório - seja ele pequeno, médio ou grande - é necessário que o advogado saiba se comunicar para atingir o sucesso. O principal objetivo da comunicação é transmitir uma mensagem de forma clara e sem ambiguidades.

Qual é a importância da linguagem jurídica?

Linguagem jurídica é a chave para o êxito nas demandas judiciais. A relação entre linguagem e Direito é íntima, visto que através dela, seja escrita ou falada, é que as teses judiciais podem ser defendidas no processo [1].

Qual é a importância da comunicação para o operador do Direito?

A linguagem é imprescindível ao operador do Direito, daí o fundamento de desenvolver este artigo voltado ao aludido tema, visto que, além do conhecimento específico e doutrinário, se faz primordial o domínio técnico da comunicação objetiva e concisa para o êxito da profissão.

Quais os elementos da linguagem jurídica?

A linguagem jurídica é formada por gramática e dicionário próprios. A linguagem jurídica depende de forma crucial, em seu desenvolvimento, da linguagem natural. Mas, ao provir da linguagem natural, é ao modo de uma especialização, que a linguagem jurídica irá se diferenciar.

Quais as características da linguagem jurídica?

Dessarte, a linguagem jurídica é um meio comunicativo especial, técnico-científico e lógico, utilizado pelos operadores do Direito no exercício de suas funções, em nível culto, com clareza, precisão, concisão, harmonia e estética.

QUAL OBJETIVO DA SUA COMUNICAÇÃO?

21 questões relacionadas encontradas

Como é a linguagem jurídica?

A linguagem jurídica é resultado de um desdobramento da linguagem humana, para ser mais exato, corresponde à linguagem utilizada por juristas e operadores do direito para criar diálogos inerentes à essa ciência, através do bom uso da redação forense e do português jurídico.

O que é a linguagem jurídica?

A linguagem jurídica é uma linguagem própria dos operadores do Direito, por ser técnica e complexa se torna incompressível para os cidadãos quando estes vão atrás de seus direitos, distanciando estes do... Mendes – A Linguagem Jurídica e a Efetivação ao Acesso à Justiça.

Quais são os elementos da linguagem?

De acordo com os seus estudos, em todos os atos comunicativos podemos perceber a presença de seis elementos: emissor (locutor), receptor (interlocutor), mensagem, canal, código e referente.

Quais são os três principais vícios de linguagem jurídica?

Entre os principais vícios, temos: solecismo, barbarismo, estrangeirismo, pleonasmo vicioso, ambiguidade, cacofonia e arcaísmo.

Quais são os elementos da comunicação e como se articulam na comunicação jurídica?

A comunicação pode ser verbal ou não verbal, ou seja, ela pode se dá por meio da linguagem oral ou escrita ou por meio de gestos, expressões corporais, sinais, entre outros. ... No processo comunicativo estão presente os elementos da comunicação que são seis: emissor, código, mensagem, canal, receptor e referente.

Como se dá o processo de comunicação na ótica dos operadores do Direito?

O principal instrumento que o advogado vai usar para se comunicar é a linguagem, sua única “arma” para que possa concretizar seu conhecimento e interagir com seus clientes e também com os demais operadores do Direito.

Qual a importância do domínio e do uso adequado da linguagem para o operador do Direito?

O uso correto da Língua Portuguesa para os operadores do Direito além de crucial é necessário, não só pela escrita, mas também para que haja uma interpretação correta do que está escrito, tanto da parte do advogado, quanto de um juiz ao proferir uma sentença, um despacho, uma decisão interlocutória.

O que você compreendeu sobre o Direito à comunicação?

A importância de comunicar foi reconhecida na Declaração Universal dos Direitos Humanos, que estabelece que “todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e ...

Qual a importância de se utilizar uma linguagem profissional?

Uma boa comunicação no ambiente de trabalho evita que informações sejam divulgadas de forma inadequada. De maneira geral, melhorar a comunicação no ambiente de trabalho contribui para propor soluções, expor ideias, explicar estratégias, fazer acordos, etc, de maneira clara e objetiva.

Quais são os principais vícios de linguagem?

Quais os tipos dos vícios de linguagem?
  1. Arcaísmo. O arcaísmo diz respeito às palavras antigas e em desuso, que não fazem mais parte do vocabulário da Língua Portuguesa. ...
  2. Barbarismo. ...
  3. Solecismo. ...
  4. Neologismo. ...
  5. Pleonasmo.

Quais os tipos de textos jurídicos?

Texto jurídico: Tipos e gêneros
  • Narrativa: conta uma história.
  • Dissertação: argumentar, opinar sobre um assunto.
  • Descrição: descrever objetivamente pessoas, objetos, situações, relações jurídicas.
  • Injunção: uma ordem, um mandamento, uma instrução.

O que é vício de linguagem exemplos?

É natural a apropriação de certas palavras e expressões estrangeiras, mas a ocorrência desse fenômeno em excesso é tida como um vício de linguagem. Exemplo: “Esse filme, apesar de vintage, é muito trash. O pessoal diz que gosta pra se fazer de cool.”

Quais são os elementos?

Os elementos clássicos normalmente se referem aos conceitos de terra, água, ar, fogo e (depois) éter, que foram propostos para explicar a natureza e a complexidade de toda a matéria em termos de substâncias mais simples.

Quais são os tipos de linguagem?

Tipos de linguagem
  • Linguagem verbal. É aquela formada por palavras, seja na escrita ou na fala. ...
  • Linguagem não-verbal. É o tipo de linguagem que não contém palavras, mas possui recursos visuais. ...
  • Linguagem mista ou híbrida. ...
  • Função referencial. ...
  • Função emotiva. ...
  • Função conativa ou apelativa. ...
  • Função metalinguística. ...
  • Função fática.

Quais são os 5 elementos da linguagem visual?

De acordo com o estudo de vários autores, podem-se identificar como principais elementos visuais: o ponto, a linha, a forma, o plano, a textura, e a cor.

São níveis de linguagem jurídica?

Desta forma, estabelecem três níveis de linguagem: nível culto, nível comum e nível popular. Quando se trata da comunicação do advogado com seu cliente, pode-se observar a presença de todos esses níveis da linguagem simultaneamente.

Como surgiu a linguagem jurídica?

Ele explica que a primeira linguagem técnica que surgiu no mundo foi a jurídica, assim como existem linguagens técnicas na medicina e informática, daí o motivo de o vocabulário ser tão antigo. Ele destaca que há 600 anos, o Rei Eduardo III ordenava aos advogados que escrevessem para o povo entender.

Como escrever de forma jurídica?

Prefira verbos mais incisivos.

Embora a redação jurídica não dê muito espaço para verbos mais eloquentes, use a forma verbal mais forte, normalmente verbos simples, para um determinado contexto. Por exemplo, em vez de “chegar a uma conclusão”, prefira “concluir”.

Como funciona a estrutura de um texto jurídico?

Após a introdução, passa-se ao desenvolvimento. O desenvolvimento é a parte do texto jurídico, no qual as idéias, as doutrinas, as informações, as explicações, as fundamentações e as teses argumentativas são apresentadas e explanadas de forma organizada e muito bem articuladas.

Como iniciar uma frase jurídica?

-, como me depreende... -, convém notar, outrossim, que... -, verdade seja, esta é... -, em virtude dessas considerações...

Artigo anterior
Qual é a língua do País Basco?
Artigo seguinte
Que tipo de ligação realizam CEO em co2?