Qual o objetivo da avaliação psicológica?

Perguntado por: Samuel Gaspar Fernandes de Miranda  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (56 avaliações)

O termo avaliação psicológica tem sido usado para descrever um conjunto de procedimentos que têm por objetivo “coletar dados para testar hipóteses clínicas, produzir diagnósticos, descrever o funcionamento de indivíduos ou grupos e fazer predições sobre comportamentos ou desempenho em situações específicas” (Hutz, 2009 ...

Quais os objetivos da avaliação psicológica clínica?

O objetivo da avaliação psicológica não é fazer julgamentos morais ou estabelecer critério de certo ou errado e sim buscar entender a partir de técnicas especificas as diferenças individuais, no que diz respeito às suas capacidades, habilidades, características de personalidade, comportamentos ou algum possível ...

Qual o papel da avaliação psicológica para a psicologia?

A importância da avaliação psicológica advém do fato de a mesma desempenhar um papel muito relevante na psicologia clínica, pois permite uma análise objetiva e detalhada da realidade psicológica de uma determinada pessoa.

O que é uma avaliação psicológica?

A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos, enquanto que a testagem psicológica pode ser considerada um processo diferente, cuja principal fonte de informação são os testes ...

Quais são os objetivos do psicodiagnóstico?

O que é psicodiagnóstico? Psicodiagnóstico é o processo de avaliação onde o principal objetivo é identificar e compreender a queixa e os possíveis distúrbios que o cliente apresenta para que o terapeuta consiga formular hipóteses diagnósticas mais precisas relacionadas às questões levantadas.

O QUE É A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA?

29 questões relacionadas encontradas

Quais são os principais passos do processo psicodiagnóstico?

Levantamento, Análise, Interpretação e Integração de Dados; Diagnóstico e Prognóstico; Comunicação dos Resultados.

Quais são as etapas do processo de psicodiagnóstico?

  • AULA 2. 28/02/2012. PROF. ...
  • OBJETIVOS E ETAPAS DO. PROCESSO. PSICODIAGNÓSTICO.
  • Do que se trata e para que serve?
  •  Estudo profundo da personalidade;  Serve de base para objetivos clínicos (planejamento.
  •  Profundo: postura realista/ abordagem.
  • Sujeito e Cultura.
  • Solicitação da consulta. (ou encaminhamento) Primeiras entrevistas.

Quais são os tipos de avaliação psicológica?

Quais são os tipos de testes psicológicos mais utilizados em processos seletivos?
  1. Teste AC (Atenção Concentrada) ...
  2. Teste Quati (Questionário de Avaliação Tipológica) ...
  3. Teste Não Verbal de Inteligência (G38) ...
  4. Teste BFP (Bateria Fatorial de Personalidade)

Qual a diferença de avaliação psicológica e teste psicológico?

A resposta é muito simples, a Avaliação Psicológica vai ter uma finalidade específica, um processo maior e bem mais estruturado. Já o teste psicológico é um instrumento que está dentro da Avaliação Psicológica.

Quais são os instrumentos de avaliação psicológica?

Os principais instrumentos de Avaliação Psicológica são: Entrevista Psicológica, Testes Psicológicas e Observação.

Quais os benefícios da avaliação psicológica?

Quais os benefícios da avaliação psicológica? Por meio da avaliação é possível verificar se a pessoa está apta a cumprir determinada atividade. Além disso, os testes permitem que o psicólogo aponte características comportamentais e psicológicas dos indivíduos.

Como o psicólogo avalia o paciente?

Nesse momento inicial, o profissional e o paciente devem se conhecer. Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.

O que é avaliação psicológica clínica?

A avaliação psicológica é um procedimento clínico que envolve um corpo organizado de princípios teóricos, métodos e técnicas de investigação tanto da personalidade como de outras funções cognitivas, tais como: entrevista e observações clínicas, testes psicológicos, técnicas projetivas e outros procedimentos de ...

Qual é a importância da avaliação clínica inicial do paciente em psicologia?

A anamnese ou entrevistas iniciais, no contexto da psicologia tem por finalidade conhecer o máximo do seu paciente. É também um período onde podemos estabelecer um vínculo que nos permitirá determinar um plano de tratamento para o caso, sendo uma etapa de fundamental importância.

Quais as características da avaliação psicológica?

A avaliação psicológica pode envolver técnicas de dinâmica de grupo, entrevistas, questionários, levantamento do histórico de vida e tudo o mais que tenha como objetivo avaliar - no sentido de analisar, compreender, esclarecer - a dinâmica dos processos psicológicos representativos de um indivíduo.

Qual a diferença entre avaliar e aplicar testes?

Uma prova ou teste é um "produto" que mede um comportamento em particular ou um conjunto de objetivos. Por outro lado, uma avaliação é um procedimento, não um "produto". A avaliação pode ser utilizada antes ou depois que a instrução foi dada.

Quais os cinco instrumentos de avaliação da personalidade?

Ainda no que concerne aos instrumentos utilizados nos trabalhos, cinco deles têm como objetivo a avaliação do funcionamento patológico da personalidade, sejam eles, MCMI-III, IDTP, PCL-R, Rorschach, e QECP.

Quais são os tipos de testes de personalidade?

Os testes de personalidade são instrumentos científicos desenvolvidos na área da Psicologia que buscam identificar traços inatos e adquiridos do indivíduo. Ao dizer de traços da personalidade, nos referimos às características, formas de ser, pensar e agir no mundo, de acordo com diferentes situações.

Qual a importância do psicodiagnóstico e quais são as suas etapas?

Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os ...

Como se faz um psicodiagnóstico?

Trata-se do primeiro contato com o psicólogo e o paciente, em ambiente como o consultório ou a clínica. Naquele momento, o psicólogo ouvirá o paciente, e realizará perguntas sobre a sua vida, comportamento, pensamentos e visão do mundo. Além disso, identificará alguns sintomas que o paciente porta.

Quais são etapas de operacionalização do processo psicodiagnóstico do ponto de vista do profissional psicólogo?

ETAPAS DO PSICODIAGNÓSTICO Segundo Ocampo (2003) PRIMEIRO CONTATO E ENTREVISTA INICIAL COM O PACIENTE; APLICAÇÃO OU USO DE TESTES E TÉCNICAS ORDENADAS E SELECIONADAS DE ACORDO COM O CASO; ENCERRAMENTO DO PROCESSO: DEVOLUÇÃO ORAL AO PACIENTE (E/OU A SEUS PAIS); INFORME ESCRITO AO REQUERENTE.

Quais são as informações importantes antes do início de qualquer psicodiagnóstico?

Eventualmente, antes do primeiro contato com o paciente, o objetivo do exame já está bem definido, e as questões iniciais, bem deli- mitadas, como, por exemplo, quando há soli- citação de um diagnóstico diferencial num con- texto hospitalar. Há informações prévias sobre o sujeito e o caso em questão.

Quais os principais cuidados que o psicólogo deve ter na escolha de um teste psicológico?

Um dos principais cuidados que o psicólogo deve ter na escolha de um teste psicológico é que este consulte o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi), disponível no site do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (www.crpsp.org.br), com o intuito de verificar se o mesmo consta na listagem e se obteve ...

Quais os elementos que precisam ser discutidos durante a realização do enquadre para um processo psicodiagnóstico?

Quanto a questões do próprio enquadre: ele inclui não somente o modo de formulação do trabalho, mas também o objetivo, a frequência dos encontros, o lugar, os horários, os honorários e, principalmente, o papel que cabe a cada um, o papel de cliente e do profissional.

O que o psicólogo não pode fazer?

O Psicólogo é proibido pelo Código de Ética de usar sua profissão para induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito.

Artigo anterior
Por que está tão calor no RS?
Artigo seguinte
Quem pode preencher partograma?