Qual o objetivo da APR?

Perguntado por: Filipa Carneiro de Torres  |  Última atualização: 29. Juni 2025
Pontuação: 4.1/5 (66 avaliações)

A análise preliminar de risco, conhecida como APR, é um estudo feito em detalhes de cada uma das etapas que envolvem a rotina de trabalho de um profissional. O objetivo dela é identificar eventuais riscos no ambiente laboral, os quais possam causar acidentes e assim prevenir que estas situações ocorram.

São objetivos da APR?

O principal objetivo da APR é identificar os riscos existentes no ambiente de trabalho e estabelecer quais ações devem ser adotadas para a correção desses riscos.

Qual a finalidade é importância da APR na atividade?

A Análise Preliminar de Risco é um documento extremamente importante para prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Por isso, a elaboração da APR é fundamental para proteger os trabalhadores e reduzir o número de incidentes que acontecem diariamente em diversas empresas do nosso país.

O que significa APR para que serve?

APR: O que é a análise preliminar de riscos? A análise preliminar de risco é um levantamento que visa antecipar possíveis ameaças ao negócio e à saúde do trabalho, determinando as medidas de prevenção necessárias.

O que a APR identifica?

APR é uma técnica de identificação de perigos e análise de riscos que consiste em identificar eventos perigosos, causas e consequências e es- tabelecer medidas de controle. Preliminarmente, porque é utilizada como primeira abordagem do objeto de estudo.

Análise Preliminar de Riscos - APR - Passo a Passo Com Modelos

35 questões relacionadas encontradas

Quais são as 5 etapas da APR?

Quais são as 5 etapas da análise preliminar de risco?
  1. Seleção do que será analisado. O primeiro passo para uma APR é identificar qual das atividades será analisada. ...
  2. Segmentação das atividades. ...
  3. Identificação de riscos. ...
  4. Planejamento das ações para prevenção. ...
  5. Elaboração de documento final e divulgação.

O que tem que ter na APR?

Uma APR de segurança eficiente precisa constar todos os riscos presentes no ambiente de trabalho. Essa análise pode utilizar como base o programa de prevenção de riscos ambientais, checklists de controle ou outros formulários desenvolvidos para a coleta dos principais dados.

Quais são os 4 pontos a se observar na análise preliminar de risco?

AVALIE OS RISCOS: Qual a probabilidade de acontecer? Qual a consequência se acontecer? IMPLEMENTE O CONTROLE: Controle os riscos e comunique os desvios.

Como se aplica a APR?

APR EM 5 PASSOS
  1. PENSE NA TAREFA: Quebre-a em passos. ...
  2. IDENTIFIQUE OS RISCOS: E se isso acontecer? ...
  3. AVALIE OS RISCOS: Qual a probabilidade de acontecer? ...
  4. IMPLEMENTE O CONTROLE: Controle os riscos e comunique os desvios.
  5. FAÇA O TRABALHO COM SEGURANÇA: Preste atenção nas mudanças, pense nos cinco passos.

Como é feita a análise de risco?

Como é feita a análise de risco? A análise de risco pode ser feita com base em modelo preditivo ou a partir de um grande conjunto de cálculos elaborados para determinar o grau de exposição da empresa a riscos potenciais.

Qual a importância de uma análise de risco?

Basicamente, a análise de risco é o processo de identificação e avaliação de possíveis problemas que podem impactar negativamente o negócio. Seu principal objetivo é ajudar as organizações a evitar ou mitigar os riscos.

São objetivos da APR exceto?

São objetivos da APR, EXCETO: XOrientar somente os colaboradores que realmente queiram trabalhar para a prevenção para que entendam os riscos no local de trabalho.

O que é APR na NR 10?

A Análise Preliminar de Risco (APR) está presente na NR10 como um dos itens que tratam das medidas de controle. O item 10.2.1 cria a obrigatoriedade da APR em todas as atividades que envolvam intervenção em sistemas elétricos.

O que não pode faltar na APR?

A APR deve conter observações referentes a todos os possíveis riscos e problemas observados em determinado ambiente ou na realização de alguma atividade. Portanto, a etapa de descoberta dos riscos é essencial e de extrema importância para o desenvolvimento do documento de análise.

Qual é o objetivo principal do estudo de análise Preliminar de riscos APR no contexto de segurança do trabalho?

Objetivos da Análise Preliminar de Risco

Orientar e guiar os trabalhadores sobre os riscos aos quais estão expostos durante suas atividades laborais, construindo um ambiente mais seguro para todos os envolvidos. Estabelecer processos que garantam mais segurança para todos.

São exemplos de técnicas de análise de risco?

7 métodos e ferramentas para identificação de riscos
  1. Brainstorming. O brainstorming ou tempestade de ideias é o ato de reunir membros da equipe com o objetivo de levantar o maior número de ideias possíveis para criar algo novo ou solucionar problemas. ...
  2. Matriz SWOT. ...
  3. Análise de Causa Raiz. ...
  4. Técnica Delphi. ...
  5. Entrevistas. ...
  6. Inspeções.

Quem é responsável por emitir a APR na frente de trabalho?

Quem é responsável pela elaboração da APR? O supervisor responsável pelo setor deve conduzir a elaboração da APR. Preferencialmente, com o auxílio de engenheiros e técnicos da equipe de SESMT, já que o documento precisa de informações com grande detalhamento técnico.

Qual o tempo de validade de uma APR?

Diferente da Permissão de Trabalho (PT), a Análise Preliminar de Risco não tem vigência. Sendo assim, cada empresa pode estipular o prazo de acordo com suas atividades podendo ser semanal, mensal, etc.

Quem aprova a permissão de trabalho?

Quem pode emitir a permissão de trabalho? A Permissão de Trabalho (PT) deve ser emitida por um supervisor ou coordenador responsável pela tarefa ou atividade específica que envolve riscos potenciais em ambientes de trabalho.

Quais as 3 fases da análise de risco?

1- Identificação dos riscos. ... 2- Análise e avaliação dos riscos. ... 3- Estabelecimento de medidas de controle. ...

Quais são as 5 fases do processo de avaliação de risco?

De acordo com o ISO 31.000 de 2009, o Processo de Gestão de Riscos é constituído das seguintes etapas: estabelecimento do contexto; identificação dos riscos; análise de riscos; avaliação de riscos; tratamento de riscos e monitoramento e análise crítica dos riscos. Confira a seguir mais detalhes sobre essas etapas.

Quais são os três elementos da análise de risco?

Processo de Avaliação de Riscos

Consiste em três subetapas: identificação de riscos, análise de riscos e avaliação de riscos. Ao final do processo é elaborado o documento “Matriz de Riscos” ou “Lista de Riscos”.

Quem elabora a análise de risco?

Quem elabora a APR? Frequentemente a análise de risco está presente nas Normas Regulamentadoras emitida pelo Ministério do Trabalho. Porém, o que não é especificado é quem deve elaborar esta análise. Sabemos que a obrigação da elaboração é do empregador, mas, para assegurar a proteção dos trabalhadores.

Qual a primeira etapa para a APR?

A primeira etapa da APR é identificar a atividade, processo ou tarefa a ser analisada. Isso envolve a definição do escopo da análise e a identificação dos objetivos da análise.

Qual item da NR-12 fala sobre APR?

– NR 12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos), segundo o item 12.39 letra “a”, e vários outros itens. – NR 33 (Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados) segundo o item 33.4 letra “a”, e vários outros itens.

Artigo anterior
O que é um derivativo futuro?
Artigo seguinte
Qual a característica do vitral?