O que é um derivativo futuro?

Perguntado por: Camila Madalena Fernandes de Gonçalves  |  Última atualização: 29. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (70 avaliações)

O que é contrato futuro? Contrato futuro é um tipo de contrato derivativo, negociado através da bolsa de valores brasileira, a B3. São contratos de compra e venda de um determinado produto (commodities como soja e boi gordo), moeda (como o dólar) ou índice (como o Ibovespa).

O que é derivativo futuro?

Derivativos são ativos que derivam de outros ativos físicos (como café, soja e boi gordo) ou financeiros (como dólar e índices). Podem ser negociados em contratos a termo, contratos futuros ou outras modalidades de transação.

O que significa derivativos?

Derivativos são instrumentos financeiros cujo valor depende do valor de outro ativo, conhecido como ativo subjacente. Eles são utilizados para ajudar a gerenciar o risco financeiro ou para especular sobre as mudanças no preço do ativo subjacente.

Quais são os ativos futuros?

O mercado futuro é um ambiente de compra e venda de diversos ativos com uma data de vencimento predeterminada. Existe uma ampla variedade de ativos que podem ser negociados no mercado futuro, como: commodities (café, milho, açúcar, boi gordo), moedas estrangeiras, índices de ações, títulos e até mesmo criptomoedas.

Quais são os 4 tipos de mercados derivativos?

Tipos de derivativos. Ao todo, existem quatro tipos de derivativos: o mercado futuro, mercado a termo, mercado de opções e swaps.

Tutorial Binance | Futures Como Funciona e Como Operar no Mercado Futuros 2024 | INICIANTES

36 questões relacionadas encontradas

O que é mercado de futuros e derivativos?

O que é mercado futuro e como funciona? Mercado futuro engloba contratos derivativos, que usam o preço atual como base para uma liquidação futura. Mercado futuro é um tipo de derivativo que negocia contratos para liquidação em data futura, com base no preço presente.

Quais os principais derivativos?

São quatro os tipos mais comuns de derivativos:
  • Contratos a termo.
  • Contratos futuro.
  • Opções.
  • Swaps.

O que significa mercado futuro?

No mercado futuro, as pessoas compram um bem ou ativo com uma data de vencimento futura e por um valor pré-fixado. Caso no fim do contrato o valor real desse bem ou ativo for maior do que no momento da compra, seu lucro está garantido.

O que é operar mercado futuro?

O Mercado Futuro é um ambiente dentro da Bolsa de Valores onde são negociados contratos de compra ou venda de ativos para uma data futura. Assim, em vez de negociar ações de empresas, no Mercado Futuro você compra ou vende contratos futuros.

Quais são os contratos futuros da B3?

A B3 disponibiliza diversos contratos futuros e frequentemente cria novos contratos, quando identifica uma demanda de mercado. Os futuros são basicamente de quatro grandes segmentos: juros, moedas, índices e commodities.

Qual a diferença entre ativo e derivativos?

Ações são ativos que representam parte de uma empresa, e o investidor as adquire no mercado à vista. Já os derivativos possuem seu valor vinculado a outro ativo, seja uma ação, um índice ou um item físico, como café. Quem investe em derivativos de ações, compra ou vende um contrato futuro vinculado ao valor da ação.

O que é um derivativo b3?

Contratos Derivativos representam ativos cujas cotações e preços dependem (derivam) de outro mercado mais básico, ou seja, são contratos (instrumentos financeiros) que derivam do valor de ativos subjacentes (objetos), tais como: taxas de juros, moedas, ações, índices, commodities...

Quais os riscos dos derivativos?

A operação com derivativos incorre, também, no risco de distorção do preço entre o derivativo e seu ativo objeto, o que pode ocasionar aumento da volatilidade da carteira, limitar as possibilidades de retornos adicionais nas operações, frustrar os efeitos pretendidos, bem como provocar perdas ao investidor.

Quem fiscaliza os derivativos?

Missão da CVM

Desenvolver, regular e fiscalizar o Mercado de Valores Mobiliários, como instrumento de captação de recursos para as empresas, protegendo o interesse dos investidores e assegurando ampla divulgação das informações sobre os emissores e seus valores mobiliários.

Como contabilizar um derivativo?

Todos os derivativos devem ser reportados no balanço patrimonial. Os instrumentos derivativos devem ser mensurados inicialmente pelo seu custo, que corresponde ao fair value no momento inicial. Todos os ativos financeiros devem ser mensurados pelo fair value subseqüentemente ao seu reconhecimento inicial.

Como operar em derivativos?

Como investir no mercado de derivativos?
  1. Abrir uma conta em corretora de valores;
  2. Transferir valores da sua conta bancária para a conta de investimentos através de uma TED de mesma titularidade;
  3. Acessar o home broker, analisar os ativos e começar a operar;

Como funciona o contrato futuro?

Como funciona um contrato futuro? O mercado futuro permite que os investidores negociem na bolsa contratos atrelados à variação do preço de um ativo ou produto ao longo do tempo. Assim, os investidores podem operar com base na expectativa de valor que o ativo terá em uma data futura.

O que é um contrato de derivativo?

São os chamados contratos derivativos. Esses contratos são ativos financeiros, cujo valor resulta (deriva, daí o nome), integral ou parcialmente, do valor de outro ativo financeiro (ativo subjacente) negociado no mercado à vista.

Quais os riscos do mercado futuro?

Riscos Específicos do Mercado Futuro:

Validade: Todo contrato futuro tem uma data de vencimento, por tanto o cliente deve ficar atento. Risco: Para ficar posicionado no mercado futuro na compra ou na venda o cliente precisa depositar uma margem conforme exigido pela Corretora.

Quais as vantagens do mercado futuro?

Uma das vantagens de investir no mercado futuro é a possibilidade de movimentar grandes volumes financeiros com poucos recursos. Além disso, este investimento pode proporcionar proteção ao seu dinheiro em caso de oscilações bruscas nos preços de ativos.

O que é o mercado de derivativos?

Como o termo sugere, derivativos designam a negociação de ativos derivados de outras mercadorias. Em outras palavras, o que se compra e vende não é um item em si, mas acordos sobre algo relevante do sistema econômico. Esse objeto-base pode ser um produto ou até mesmo uma referência econômica.

Quem fiscaliza o mercado futuro?

O que é a Comissão de Valores Mobiliários (CVM)?

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) é a autarquia que fiscaliza, normatiza e disciplina o mercado de valores mobiliários brasileiro. Instituída pela Lei 6.385, de 7 de dezembro de 1976, a Comissão de Valores Mobiliários é um órgão vinculado ao Ministério da Fazenda.

Quem assume o risco dos contratos futuros?

Os especuladores são os investidores que assumem o risco dos hedgers apostando no direcionamento do mercado favorável a eles. Os especuladores também podem aumentar sua exposição ao risco no mercado de ações, assumindo também posições futuras a favor da sua carteira, alavancando assim o ganho (ou prejuízo) potencial.

Quem pode operar derivativos?

O mercado de derivativos é indicado para quem já está acostumado com Renda Variável, como as operações de Day Trade, por exemplo. Mas apesar de envolver alguns riscos, ele funciona de uma forma simples.

O que é uma call é uma put?

Calls e Puts

Opções são instrumentos que conferem a seus titulares o direito de comprar (Call) ou vender (Put) um ativo em uma data futura por um preço predeterminado. Um investidor pode comprar ou vender Calls ou Puts para fins especulativos ou de hedge.

Artigo anterior
Qual a diferença entre Emax e porcelana?
Artigo seguinte
Qual o objetivo da APR?