Qual o novo cronograma de envio de eventos do eSocial em relação aos eventos de SST?

Perguntado por: Victória Jéssica Gaspar Neves Matos  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (36 avaliações)

A FENACON enviou um ofício ao Governo Federal solicitando que o envio dos eventos SST (Saúde e Segurança no Trabalho) fosse prorrogado para 2023. Com base na Portaria 1.010/2021, que prorrogou o prazo para implantação do PPP eletrônico para 2023.

Foi prorrogado o envio do SST eSocial?

Por conta do PPP eletrônico ter sido adiado, muitos contribuintes acreditaram que o calendário do eSocial também mudaria. Mas o calendário do eSocial e o PPP eletrônico são dois assuntos distintos, mas estão fazendo com que o contribuinte acredite que o envio dos eventos SST pelo eSocial será prorrogado para 2023.

Qual o prazo para envio dos eventos SST eSocial?

Prazo do primeiro envio : devem ser enviados até o dia 15 do mês seguinte a realização, no mês de janeiro, esse envio será até dia 15/02/2022. O evento deve ser enviado até o dia 15 (quinze) do mês subsequente ao da realização do correspondente exame (ASO).

Quando entra o SST no eSocial?

A partir do dia 10 de janeiro deste mês os integrantes do grupo 2 e grupo 3 (pessoas físicas e jurídicas) do eSocial iniciam o envio dos eventos de SST. Se um colaborador realizar algum exame (ASO) a partir do dia 10, deverá ser enviado ao eSocial no evento S-2220 – Monitoramento da saúde do trabalhador.

Como funciona SST eSocial?

eSocial x SST

A SST conta com inúmeros documentos e normas regulamentadoras que orientam as ações e medidas que devem ser adotadas na empresa, porém, o eSocial exigir o envio de apenas três eventos, são eles: S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho. S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador.

SST no eSocial Como enviar os EVENTOS DE SST para o eSocial l XML l TSTONLINE Sistemas Assine já

24 questões relacionadas encontradas

Como consultar SST no eSocial?

Confira os dados no portal do eSocial

Acesse e faça o login (utilizando o certificado digital) no Portal do eSocial e verifique se os dados constam na base do eSocial.

Quem deve enviar os eventos de SST no eSocial?

Quem é o responsável por enviar os eventos do SST? As empresas juntamente com as clínicas de medicina do trabalho, devem acordar quem será deverá enviar das informações dos eventos referente ao SST, ao eSocial, mas a responsabilidade é sempre da empresa.

O que enviar no SST?

São eles:
  • PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) ...
  • AET (Análise Ergonômica do Trabalho) ...
  • LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho) ...
  • PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) ...
  • Laudo de Insalubridade. ...
  • Laudo de Periculosidade.

O que são os eventos S-2210 s-2220 e S-2240?

Os eventos obrigatórios relativos à Saúde e Segurança do Trabalho – SST que deverão ser enviados, são: S-2210 (Comunicação de Acidente de Trabalho), S-2220 (Monitoramento da Saúde do Trabalhador) e S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos).

Quais são os eventos S-2210 s-2220 e S-2240?

Eventos da SST Transmitidos para o eSocial
  • S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho. ...
  • S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador. ...
  • S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos.

Vai prorrogar SST?

A Portaria 313 alterada pela Portaria 1.010 prevê a substituição do PPP papel pelo eletrônico, e prorrogou esta substituição para Janeiro/2023. A Portaria 71 prevê o cronograma do eSocial e não teve nenhuma alteração até o momento.

O que precisa para SST?

Conheça os documentos de SST obrigatórios a todas as empresas
  • Laudo de Insalubridade.
  • Laudo de Periculosidade.
  • Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT)
  • Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)
  • Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)
  • Análise Ergonômica do Trabalho (AET)

Quem é responsável pelo SST?

O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) é o órgão responsável por regulamentar as normas SST por meio do DSST, o Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho.

Quem faz o SST?

Quem realiza? Normalmente é o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho representada por uma equipe de profissionais que ficam dentro da empresa, diariamente).

Como cadastrar o SST no eSocial?

Para acessar o eSocial, seja pelo software da empresa ou pelo Portal do eSocial, é preciso ter o Certificado Digital, uma espécie de “carteira de identidade digital” que garante a segurança e validade jurídica dos arquivos enviados.

Qual o primeiro documento sobre segurança do trabalho?

Livro de inspeção do MTE

O livro de inspeção é um documento utilizado pelo Auditor Fiscal do Trabalho para inspeção e fiscalização da situação da empresa. É nele que o auditor fará todas as anotações, desde a primeira visita à empresa até as subsequentes. Toda empresa, seja matriz ou filial, precisa ter o documento.

Qual o prazo para envio do SST?

O prazo de envio é até o dia 15 do mês subsequente ao da realização do exame correspondente (ASO).

Foi adiado o SST?

Na última sexta-feira (7) a Fenacon enviou um ofício ao governo federal solicitando a atualização no cronograma de implantação do eSocial visto que a Portaria 1.010/2021, publicada no dia 27 de dezembro de 2021, menciona que os eventos de SST foram postergados.

O que muda no eSocial em 2022?

O eSocial 2022 trouxe algumas mudanças, relacionadas com a maneira como ele deve ser entregue, às quais as empresas devem se adaptar. De acordo com a Portaria MTP nº 313/21, as empresas estarão obrigadas a enviar o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) por meio do eSocial.

O que é o evento S 2210 eSocial?

"Evento a ser utilizado para comunicar acidente de trabalho pelo declarante, ainda que não haja afastamento do trabalhador de suas atividades laborais."

O que é o evento S-2240?

"Este evento é utilizado para registrar as condições ambientais de trabalho pelo declarante, indicando as condições de prestação de serviços pelo trabalhador, bem como para informar a exposição aos fatores de risco e o exercício das atividades descritos na Tabela 24 – Fatores de Risco e Atividades – Aposentadoria ...

O que é o evento 2220 do eSocial?

"O evento detalha as informações relativas ao monitoramento da saúde do trabalhador (avaliações clínicas), durante todo o vínculo laboral com o declarante, por trabalhador, bem como os exames complementares aos quais foi submetido, com respectivas datas e conclusões."

Como enviar o evento S-2240?

Para enviar as informações sobre o local de trabalho no evento S-2240, o campo {dscSetor} deve ser preenchido com a descrição do lugar administrativo na estrutura organizacional do declarante ao qual o trabalhador está vinculado.

Como enviar os 2210?

Se um acidente (resultante em afastamento) for cadastrado pelo Segurança:
  1. O Segurança e Medicina se encarregará de gerar e enviar o acidente (S-2210).
  2. O envio do afastamento (S-2230) dependerá da integração com o Administração de Pessoal: Se houver integração, o Administração de Pessoal irá gerar e enviar o afastamento.

Artigo anterior
Quais os alimentos que aumentam o colesterol ruim?
Artigo seguinte
O que uma aeromoça precisa saber?