Qual o novo Código de Ética Enfermagem?

Perguntado por: Violeta Coelho Neves  |  Última atualização: 19. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (47 avaliações)

Entrou em vigor nesta quinta-feira (5/4), a Resolução Cofen 564/2017, que aprova o novo Código de Ética da Enfermagem brasileira. ... A Lei 5905/73 estabelece que compete ao Cofen 'elaborar o Código de Deontologia de Enfermagem e alterá-lo, quando necessário, ouvidos os Conselhos Regionais'.

Qual o novo Código de Ética da Enfermagem?

Pensando no aprimoramento do comportamento ético na saúde, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) sancionou a Resolução n°564/2017, que aprova o Novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE).

O que mudou no novo Código de Ética de Enfermagem?

Proibições – Além da proibição de delegar atividades privativas de enfermeiro para outros profissionais, o novo código não permite que trabalhadores das categorias de enfermagem deleguem atribuições para acompanhantes ou responsáveis pelo paciente, exceto em casos de atenção domiciliar para o autocuidado apoiado.

Quantas versões O Código de Ética da Enfermagem já teve?

A seguir, apresentamos, na tabela 1, a estrutura das quatro versões do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

Qual a Resolução Cofen que aprova o novo Código de Ética de Enfermagem?

Resultados: o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem passou corresponde a quinta reformulação, sendo publicado com a Resolução Cofen nº 564/2017 e traz mudanças na sua estrutura e redação, com inclusão de novas legislações.

Novo Código de Ética da Enfermagem (Capítulo 1 - Dos Direitos) - Profª Juliana Mello

41 questões relacionadas encontradas

Qual a resolução que atualizou o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e qual a Lei que regulamenta o exercício da profissão da Enfermagem no país?

COFEN; Resolução COFEN nº 564/2017 que aprova a reformulação do código de ética dos profissionais de enfermagem.

O que diz a resoluçao Cofen 564 2017?

Art. 1º Exercer a Enfermagem com liberdade, segurança técnica, científica e ambiental, autonomia, e ser tratado sem discriminação de qualquer natureza, segundo os princípios e pressupostos legais, éticos e dos direitos humanos.

Quando ocorreu a reformulação do Código de Ética da Enfermagem?

Em 1993, a Enfermagem Brasileira, sob a coordenação do COFEN, atualizou o Código que passou a se denominar, desde então, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE), o qual foi aprovado pelas Resoluções COFEN 160 e 161/1993.

Quando surgiu a Ética na Enfermagem?

Em 1958, foi aprovado o primeiro Código de Ética de enfermagem, elaborado por enfermeiras religiosas. Nesse período elas estavam preocupadas com os aspectos éticos e humanísticos da enfermagem, sendo que o primeiro Código de Ética era mais voltado para a cultura religiosa.

Como está dividido o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem?

O exercício da profissão de Enfermagem deve ser feito com “justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade”. As relações devem ser baseadas no direito, na solidariedade e no respeito às diversidades.

Quais os princípios fundamentais seguidos no novo Código de Ética?

Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes − autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais. ... II. Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa dos arbítrios e do autoritarismo.

Quando foi publicado o atual Código de Ética e quando ele passou a vigorar?

O texto foi publicado no Diário Oficial da União em 14 de fevereiro de 2019 e passou a valer oficialmente desde 1º de junho de 2019. Esta é a primeira atualização no documento desde 2010.

Quais são as penalidades do código da Enfermagem?

Art. 86 - As penalidades de advertência verbal, multa, censura e suspensão do exercício Profissional são da alçada dos Conselhos Regionais de Enfermagem; a pena de cassação do direito ao exercício Profissional é de competência do Conselho Federal de Enfermagem, conforme o disposto no Art.

Quais são os princípios fundamentais do Código de Ética de Enfermagem?

O Profissional de Enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais, respeitando a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões. ...

O que é o CEPE?

O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem - CEPE reúne normas, direitos, deveres e princípios pertinentes à conduta dos profissionais da área. ... No documento também são explanados os direitos dos enfermeiros, como o de se recusar a executar atividades que não sejam de sua competência legal.

O que modifica a Resolução 311 do Cofen?

Resolução COFEN nº 311, DE 09 DE FEVEREIRO DE 2007

Aprova a Reformulação do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Revoga: Não revoga nenhuma Legislação. Revogada por: Não é revogada por nenhuma Legislação.

O que é a ética na enfermagem?

A ética na enfermagem está estritamente relacionada à qualidade dos serviços prestados pelos profissionais da área. Isso porque são pessoas que atuam nos cuidados a enfermos, crianças e idosos, ou seja, precisam trabalhar com respeito à vida, à dignidade e aos direitos humanos.

Qual é a história da ética?

O significado da palavra ética vem do Grego ethos, referente ao modo de ser do indivíduo, ou ao caráter do ser humano. Na Grécia Antiga, período que coincide com o século IV a.C., os filósofos gregos foram os primeiros a pensar o conceito de ética, associando a tal palavra a idéia de moral e cidadania.

Quais são os 4 princípios éticos?

Em 1979, Tom Beauchamp e James Childress apresentam, pela primeira vez, os quatro princípios bioéticos: Beneficência, Não Maleficência, Autonomia e Justiça. ... Todos os princípios são igualmente importantes, não havendo hierarquia entre eles.

Quando houve a reformulação do Código de Ética da Enfermagem E o que podemos encontrar nessa resolução?

Entrou em vigor nesta quinta-feira (5/4), a Resolução Cofen 564/2017, que aprova o novo Código de Ética da Enfermagem brasileira. ... A Lei 5905/73 estabelece que compete ao Cofen 'elaborar o Código de Deontologia de Enfermagem e alterá-lo, quando necessário, ouvidos os Conselhos Regionais'.

O que diz o artigo 108 da Resolução 564 2017 do COFEN?

Art. 108 As penalidades a serem impostas pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, conforme o que determina o art. ... § 3º A censura consiste em repreensão que será divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação.

O que é resolução do COFEN?

Estabelece normas e padrões para a fabricação, expedição, utilização e controle das carteiras de identidade profissional, certificado de registro de empresas e certificado digital do Sistema Conselho Federal de Enfermagem/Conselhos Regionais de Enfermagem. CONSIDERANDO a prerrogativa estabelecida ao Cofen no art.

O que é e qual a função do COFEN?

O COFEN é responsável por normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, zelando pela qualidade dos serviços prestados e pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional da Enfermagem. ...

O que diz a resolução do Cofen 358 2009?

Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências.

Qual a atual resolução do Cofen?

Prorroga o vencimento das anuidades do exercício de 2021 devidas pelas pessoas físicas e jurídicas inscritas nos Conselhos Regionais de Enfermagem, e dá outras providências.

Artigo anterior
Como fazer um parecer descritivo da turma?
Artigo seguinte
Quais os principais rebanhos criados no Rio Grande do Sul?