Como podem ser classificados os processos corrosivos baseados nos mecanismos de destruição do material?

Perguntado por: Yasmin Matilde Vaz de Pinheiro  |  Última atualização: 18. März 2022
Pontuação: 5/5 (73 avaliações)

Dependendo do tipo de ação do meio corrosivo sobre o material, os processos corrosivos podem ser classificados em dois grandes grupos, abrangendo todos os casos de deterioração por corrosão: Corrosão Eletroquímica e Corrosão Química.

Como podemos classificar os processos corrosivos?

Os principais tipos de corrosão
  1. Química. Acontece quando um agente químico atua sobre determinado material (metálico ou não). ...
  2. Eletroquímica. ...
  3. Eletrolítica. ...
  4. Corrosão uniforme. ...
  5. Corrosão localizada. ...
  6. Corrosão alveolar. ...
  7. Corrosão por pites. ...
  8. Corrosão seletiva.

O que é a corrosão e como é classificada?

Existem três tipos de corrosão, a corrosão eletrolítica, a corrosão química e a corrosão eletroquímica. “Corrosão” é um termo químico bastante empregado no cotidiano para se referir ao processo de destruição total, parcial, superficial ou estrutural de determinado material causado pela ação do meio.

O que é o processo de corrosão?

A corrosão é um processo de oxirredução, ou seja, um material (no caso, o metal) sofre oxidação (perde elétrons), e o outro, redução (ganha elétrons). Para sofrer oxidação, o metal deve apresentar um potencial de redução (Ered) menor que o material que entrou em contato com ele.

Quais são os elementos básicos de um processo corrosivo?

Um sistema de análise do processo corrosivo é composto de quatro elementos básicos: Anodo: eletrodo no qual ocorre a oxidação (corrosão) e de onde a corrente (na forma de íons metálicos positivos) entra no eletrólito. ... Catodo: eletrodo onde ocorre a redução e o local onde a corrente sai do eletrólito.

Proteção contra corrosão | Química Enem

42 questões relacionadas encontradas

Quais os fatores que aceleram o processo corrosivo?

Fatores que aceleram ou retardam o processo corrosivo
  • Corrosão.
  • Fatores que acelaram a Corrosão.
  • Chuva ácida.
  • Monumentos Históricos.
  • Tipos de Corrosão.
  • Solos.
  • - Oxigênio. - Água ( umidade )
  • Eletroquímica.

Quais materiais que sofrem corrosão?

Assim como o ferro, muitos outros metais e ligas metálicas também sofrem corrosão, como ocorre com a prata, que escurece ao longo do tempo, e o cobre, que ganha um aspecto esverdeado com o passar dos anos.

O que é o processo de oxidação?

A oxidação e a redução são processos contrários e que ocorrem simultaneamente em uma reação química em que há transferência de elétrons. ... A oxidação ocorre quando a espécie química perde elétrons para outra, ficando com a carga mais positiva, isto é, o seu Nox (Número de oxidação) aumenta.

O que é corrosão é suas consequências?

A corrosão dos metais é um processo natural em que o metal é deteriorado por meio de reações de oxidorredução entre ele e agentes naturais, principalmente o oxigênio do ar. Esse processo causa grandes prejuízos econômicos e sociais, pois traz danos às estruturas de edifícios, carros, pontes, navios, etc.

Como se dá o processo de ferrugem?

Resultado do processo de oxidação, a ferrugem é fruto da reação química gerada pelo contato do ferro com o oxigênio presente na água e no ar.

O que é a corrosão química?

A corrosão eletroquímica envolve reações de oxirredução. Este tipo de reação acontece com a transferência de elétrons e esta transferência pode ocorrer espontaneamente ou não. No caso da corrosão eletroquímica, as reações de oxirredução são todas espontâneas.

Como são classificados os tipos de corrosão segundo a morfologia dos mesmos?

No que diz respeito a morfologia, a corrosão em duto pode ser classificada como: uniforme, pitting, intergranular, transgranular, filiforme, empolamento pelo hidrogênio, em torno do cordão de solda.

O que é a corrosão por Pite?

A corrosão por pites, ou pite, é uma forma de corrosão extremamente localizada que leva à geração de pequenos furos no metal. A ruptura localizada da camada passiva e o ataque corrosivo restrito a um ou mais pontos pode levar à perfuração da superfície exposta do aço, e a isso denomina-se “corrosão por pites”.

Como identificar tipos de corrosão?

Quais são os tipos de corrosão?
  1. Uniforme. A corrosão uniforme pode atingir todas as partes da peça e não gera desníveis. ...
  2. Por placas. Este tipo de corrosão provoca desníveis na peça, pois alguns pedaços se soltam. ...
  3. Alveolar. ...
  4. Intergranular. ...
  5. Esfoliação. ...
  6. Empolamento por hidrogênio. ...
  7. Em fresta. ...
  8. Grafítica.

Como são conhecidos os dois tipos de corrosivos?

Basicamente existem dois principais grupos de materiais que apresentam essa propriedade e são conhecidos por ácidos e bases.

Como se caracterizam os processos de corrosão eletroquímica?

Os processos de corrosão eletroquímica são os mais freqüentes na natureza e se caracterizam basicamente por: ⇨ Necessariamente na presença de água no estado líquido. ⇨ Temperaturas abaixo do ponto de orvalho da água, sendo a grande maioria na temperatura ambiente.

Quais são os problemas causados pela corrosão?

Além desses, há mais um problema que precisa de uma atenção em caso de corrosão de equipamentos: o risco de acidentes no local de trabalho.
...
  • Deterioração do maquinário: ...
  • Perda de eficiência produtiva: ...
  • Avarias e danos à produção: ...
  • Desperdício em tempos enxutos: ...
  • Risco de acidentes:

Quais são os efeitos e consequências diretas da corrosão nos processos industriais?

Perda de resistência mecânica e consequentes falhas causadas pela redução na espessura do metal; Perda de eficiência e parada de operação de equipamentos fundamentais ao seu processo; Risco à vida dos funcionários causado por falhas estruturais dentro de sua fábrica.

O que devemos fazer para evitar a corrosão?

Formas mais simples de prevenção de corrosão envolvem evitar que as junções de metal acumulem água, sirvam como barreira ao ar atmosférico ou permitam que a água escorra entre as placas. Se não for possível inibir totalmente a passagem de água, a sugestão é criar quebras nas conexões para drenagem.

São exemplos de oxidação?

São exemplos de situações em que ocorre oxidação:
  • Combustão. A combustão de uma material também é um indicativo de oxidação. ...
  • Algumas reações orgânicas. Em toda reação orgânica que ocorre na presença dos meios listados a seguir, ocorre o processo de oxidação: ...
  • Pilhas ou baterias. ...
  • Eletrólise.

O que é oxidação de exemplos?

A oxidação é um processo químico que resulta na perda de elétrons, um exemplo claro disso é a ferrugem no ferro. Entenda melhor como ocorre esse processo. Oxidação é a perda de elétrons por um átomo, grupo, ou espécie iônica, em meio a uma reação química.

O que é a oxidação de uma molécula?

Oxidação é um processo químico desencadeado pela reação entre um composto orgânico e um agente oxidante. Os compostos são substâncias encontradas em organismos vivos e, geralmente, têm carbono na sua composição. O agente é o que ganha elétrons e sofre redução, ocasionando o que chama-se de oxidação.

Qual metal sofre oxidação?

Todos os metais podem sofrer oxidação. Ela ocorre devido o contato dos metais com o ar e a água. Inicialmente, forma-se a corrosão que é o desgaste do metal, em virtude da oxidação. Daí, forma-se a ferrugem.

Quais os tipos de materiais suscetíveis à corrosão por Pite?

Corrosão por pite: Ocorre em metais passivos na presença de íons cloreto.

Qual a placa que sofre corrosão?

a placa de zinco sofre corrosão (desgaste); sobre a placa de cobre deposita-se mais cobre metálico.

Artigo anterior
Como se calcula a mediana?
Artigo seguinte
Quantas cervejas para engordar 1 kg?