Qual o nome do cimento?

Perguntado por: Raúl Sá Torres  |  Última atualização: 6. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (15 avaliações)

O material, conhecido dos antigos egípcios, ganhou o nome atual no século XIX graças à semelhança com as rochas da ilha britânica de Portland. A palavra CIMENTO é originada do latim CAEMENTU, que designava na velha Roma espécie de pedra natural de rochedos e não esquadrejada.

Como é realizado a nomenclatura do cimento?

No mercado. Quando ensacado e já exposto para venda no mercado, o cimento terá sua nomenclatura associada a um tipo de uso. Por exemplo, CPII-E-32 é o Cimento Portland Composto com adição de escória e resistência 32.

O que é a classe do tipo do cimento?

TIPOS DE CIMENTO. ... O CP-II é apresentado em três opções: CP-II E – cimento portland com adição de escória de alto-forno; CP-II Z – cimento portland com adição de material pozolânico; e CP-II F – cimento portland com adição de material carbonático – fíler. Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa.

Quais os tipos de cimento que existem no mercado?

Tipos de cimento Portland
  • Cimento Portland Comum (CP I) ...
  • Cimento Portland Composto (CP II) ...
  • Cimento Portland de Alto-Forno (CP III)
  • Cimento Portland Pozolânico (CP IV)
  • Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)
  • Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)
  • Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC)

Qual a matéria prima para fabricação do cimento?

A fabricação de cimento não é simples e requer muita energia e diferentes mecanismos. Utilizado como agente aglomerante, as principais matérias-primas presentes em sua composição são o calcário e a argila. Ambos encontrados, ainda em excesso, e extraídos da natureza.

Qual o melhor cimento?

36 questões relacionadas encontradas

Qual a matéria prima do cimento Portland?

Mistura e moagem da matéria-prima (calcários, margas e brita de rochas);
...
O clinquer de cimento Portland é constituído por:
  • Óxido de cálcio (CaO) - 60 a 70%;
  • Sílica (SiO2) - 20 a 25%;
  • Alumina (Al2O3) - 2 a 9%;
  • Óxido de ferro III (Fe2O3) - 1 a 6%;
  • Óxido de magnésio (MgO) - 0 a 2%.

Qual é o processo de produção do cimento?

As matérias-primas necessárias para a produção de cimento (carbonato de cálcio, sílica, alumínio e minério de ferro) são geralmente extraídas de rocha calcária ou argila. Essas matérias-primas são extraídas das minas por meio de detonações.

Quais os tipos de cimento existente no Brasil?

Conhecer os tipos de cimento Portland e suas aplicações é fundamental, pois cada um deles tem características diferentes em sua composição e são indicados para situações específicas. De acordo com a Associação Brasileira de Cimento Portland, existem 8 tipos de cimento disponíveis no Brasil.

Qual o tipo de cimento mais utilizado?

Sem dúvidas, o cimento Portland é o mais utilizado em obras da construção civil e o preferido entre os profissionais. Isso porque apresenta excelentes características de resistência, durabilidade e trabalhabilidade, além de ser um produto muito versátil, podendo ser utilizado em diversas aplicações.

Como são classificados os cimentos no Brasil?

Os tipos de cimento

CP I (Cimento Portland Comum); CP I-S (Cimento Portland comum com adição); CP II-E (Cimento Portland composto com escória); CP II-Z (Cimento Portland composto com pozolana);

O que é um material Carbonatico?

Os materiais carbonáticos são rochas moídas, que apresentam carbonato de cálcio em sua constituição tais como o próprio calcário.

Qual o tipo de cimento mais fino?

O cimento Portland é o mais usado no Brasil e seu material é o pulverulento que se apresenta em estado de pó fino. Em sua composição estão os silicatos e aluminatos de cálcio e praticamente não apresenta cal livre.

Para que serve cada tipo de cimento?

Concretos estruturais e convencionais (lajes, vigas e pilares); Argamassas (chapisco e revestimentos); Concreto para pisos industriais e pavimentos; Fibrocimento (caixas-d'água e telha)

Como é feito o clínquer?

O clínquer ou clínquer Portland, como também é conhecido, é obtido a partir da queima de matérias-primas moídas em um forno rotativo a temperaturas de até 1450 °C.

Que tipo de rocha calcária serve para a fabricação do cimento?

Os calcários são constituídos basicamente de carbonato e cálcio (CaCO3) e dependendo da sua origem geológica podem conter várias impurezas como Magnésio, Silício, Alumínio e Ferro. De acordo com o teor de magnésio o calcário se classifica em: Calcário Calcítico – serve para produção de cimento.

O que significa a sigla CP III 40 RS?

CP III – Cimento Portland de alto-forno. ... CP V-ARI – Cimento Portland de alta resistência inicial. CP-RS – Cimento Portland Resistente a Sulfatos. CP-BC – Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação.

Como escolher o tipo de cimento?

Para saber como escolher o cimento da sua obra, você precisa entender do que ele é feito, veja seus componentes a seguir:
  1. Clínquer: O clínquer tem como matérias-primas o calcário e a argila moídos. ...
  2. Gesso: O gesso tem como função básica controlar o tempo de pega, sem ele a pega seria quase imediata.

Qual o cimento é melhor CP2 ou CP3?

Diferentemente do CP II, o cimento CP III é um tipo de cimento que contém adição de 35% a 70% de escória em sua composição, e o resultado disto é que lhe confere maior impermeabilidade e durabilidade, resistência a sulfatos e à expansão além, é claro, de baixo calor de hidratação.

Qual cimento escolher?

1 – Cimento Portland Comum (CP I) – utilizado em obras simples, sem necessidades de misturas mais complexas. ... 2 – Cimento Portland Comum com adição (CP I-S) – também recomendado para obras simples, recebe a adição de clínquer, o que dá mais permeabilidade ao cimento.

Quais os melhores tipos de cimento?

Cimento CP IV

Quando é necessário um cimento com baixa permeabilidade o cimento ideal é o CP IV, que possui uma adição de material pozolânico maior que o CP II – Z. Ele tem como característica maior durabilidade, podendo ser utilizado nas fundações de obras de pequeno porte, devido a baixa permeabilidade.

O que é um cimento pozolânico?

SIGNIFICADO DE CIMENTO POZOLÂNICO

Este cimento tem uma adição de Pozolana entre 15 e 50%, o que lhe confere uma menor porosidade. É aplicado em obras correntes, sob a forma de argamassa, concreto simples, armado e protendido, elementos pré-moldados e artefatos de cimento.

O que diferencia os tipos de cimento?

A diferença é o processo de dosagem e fabricação do clínquer, elemento presente em todo tipo de cimento. O clínquer utilizado aqui possui quantidades diferenciadas de calcário e argila, além de uma moagem mais fina.

Quais são as principais etapas de produção do cimento Portland?

As etapas de mineração e produção do cimento, pode ser dividido em 12 fases principais:
  • Extração do calcário e argila.
  • Britagem.
  • Pré-homogeneização.
  • Dosagem.
  • Moagem da farinha crua.
  • Homogeneização.
  • Fornos.
  • Resfriamento.

Como funciona a moagem de cimento?

O produto final, clinquer, sai do forno com uma temperatura em torno de 1450ºC e é resfriado com recuperação do calor, é armazenado em um galpão, seguindo para a moagem. Quando o material está sendo moído adicionam-se escória, gesso e material pozolânico a fim de fabricar os diferentes tipos de cimento portland.

Quais os impactos ambientais causados pela produção do cimento?

Estima-se que a indústria de cimento é responsável por, aproximadamente, 5% de todas as emissões globais de CO2, um dos principais gases do efeito estufa. Isto fez com que os países do G20 estabelecessem metas para a redução das emissões.

Artigo anterior
O que é o painel IPS?
Artigo seguinte
Quais os efeitos colaterais do chá de quebra pedra?