Qual o nome das manchas na pele?

Perguntado por: Mia Renata Paiva Assunção Lima  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (15 avaliações)

Melanoses ou manchas senis. As melanoses são manchas escuras na pele, arredondadas e surgem com o passar dos anos no corpo devido a exposição prolongada ao sol. Elas mostram o histórico de exposição solar ao longo da vida.

Quais são os tipos de manchas na pele?

Conheça algumas doenças que apresentam manchas na pele e suas características:
  • Acne. Cerca de 98% dos adolescentes serão, em algum momento, atingidos por essa doença. ...
  • Dermatite. Manchas vermelhas e pele descamando podem ser sinais da dermatite. ...
  • Melasma. ...
  • Melanoma. ...
  • Pano Branco. ...
  • Psoríase. ...
  • Vitiligo.

O que significa manchas marrons na pele?

Essas manchas podem ser resultado causado por alguma alteração hormonal, acne, feridas na pele ou exposição solar. Existem muitos casos em que essas manchas indicam alguma doença mais grave, como, por exemplo, o câncer de pele.

Quais tipos de manchas no corpo q eu devo preocupar?

Manchas escuras ou amarronzadas na pele
  • » Nevos. Começando pelo nevo – termo técnico para mancha popularmente conhecida como sinal ou pinta. ...
  • » Melanoma. ...
  • » Melasma. ...
  • » Melanose ou mancha senil. ...
  • » Manchas de acne. ...
  • » Sardas. ...
  • » Rosácea. ...
  • » Leucodermias.

Quando as manchas na pele são perigosas?

“As mais comuns são acantose (manchas escuras nas áreas de dobras que pode estar associado a doenças metabólicas como diabetes), micose (pano branco – manchas que descamam, geralmente no tronco), vitiligo e, menos frequentemente, o melanoma, um tipo mais agressivo de câncer de pele”.

Manchas na Pele - Tipos, Tratamentos e Cuidados com Manchas de Pele - Melasmas - Dr. Everson Rezeck

30 questões relacionadas encontradas

Que tipo de mancha na pele pode ser câncer?

O câncer de pele tem sintomas!

Lesões com relevo, brilhantes ou translúcidas; avermelhadas, acastanhadas ou com diferentes tons; com crosta e que sangram, estão na lista de alerta. Manchas pretas que mudam de cor, textura, crescem ou ficam irregulares também merecem muita atenção.

Como saber se um sinal é cancerígeno?

Pequena ferida ou nódulo na pele, de cor branca, avermelhada ou rosa, que pode causar coceira; Ferida ou nódulo na pele, que cresce rápido e forma uma casquinha, acompanhada de secreção e coceira; Ferida que não sara e que sangra durante várias semanas; Verruga que cresce.

Como saber se uma mancha e perigosa?

Uma pinta que apresente alguma das características a seguir deve ser avaliada pelo médico dermatologista: A- assimetria (formato irregular); B- bordas irregulares (limites externos da lesão mal definidos, irregulares); C- cores variadas na mesma lesão (diferentes tonalidades); D – diâmetro maior que 6 milímetros”, ...

Quando se preocupar com manchas roxas na pele?

Normalmente elas não significam nada de grave, mas você deve procurar um hematologista quando a mancha surge sem causa mecânica, se junto com a mancha vem um sangramento no nariz e na boca, se a mancha for desproporcional ao trauma sofrido ou se ela vier acompanhada por outro sintoma como febre ou dor.

Quais são os tipos de pintas perigosas?

Uma pinta normal não sofre modificações. “As potencialmente malignas são as que surgem do nada e crescem em pouco tempo, possuem mais de uma cor, tonalidades muito negras e mudam de forma e contorno”, explica a médica Alessandra Romiti, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Como tratar manchas marrom na pele?

O Ácido Retinoico, por exemplo, é ideal para tratar sinais do fotoenvelhecimento, como a hiperpigmentação, as manchas e as sardas. Outra ótima opção para clarear manchas é o Ácido Kójico, que não é fotossensibilizante, podendo ser usado durante o dia, sempre aliado ao protetor solar.

O que tira mancha marrom na pele?

Como tirar: É recomendado lavar bem a pele, aplicar um creme com hidroquinona, 3 a 4 vezes por dia, e evitar colocar produtos, como perfumes ou cosméticos, sobre a área afetada. Além disso também é importante usar sempre o protetor solar sobre a área afetada, para que o tratamento seja eficaz.

Qual o nome da doença que deixa a pele escura?

A hiperpigmentação é o escurecimento da pele, mais frequentemente causado por uma quantidade anormalmente alta do pigmento cutâneo melanina.

Qual a diferença de manchas e melasma?

Cicatrizes de acne, dano solar e inflamação persistente, por exemplo, são consequências da hiperpigmentação, termo amplo que se refere a uma condição na qual a pele é descolorida ou escurecida. Já o melasma aparece sob a forma de mancha na pele pela exposição ao sol.

O que é uma mancha senil?

Ta mbém chamadas de lentigo solar ou “mancha senil”, as melanoses solares são lesões benignas que surgem em áreas expostas cronicamente ao sol. A radiação ultravioleta induz o aumento de melanócitos (célula que produz o pigmento que dá a cor à pele) e a sua atividade, produzindo as manchas.

Quais são as principais causas de manchas na pele?

“As principais causas de manchas são as efélides (sardas), lentigos, melasma, hipercromia pós inflamatória e o câncer de pele. Efélides, lentigos e melasma são genéticos e piorados pelo sol.

Porque aparece mancha roxa no corpo do nada?

As manchas roxas são causadas pelo extravasamento de sangue na pele, devido a um rompimento de vasos sanguíneos, geralmente, provocado por fragilidade dos vasos sanguíneos, pancadas, alteração das plaquetas ou da capacidade de coagulação do sangue.

Onde aparecem as manchas roxas da leucemia?

Sangramentos e manchas roxas na pele

Como as plaquetas são as células responsáveis pelo processo inicial da coagulação do sangue, é comum pacientes com plaquetas baixas apresentarem sangramentos, principalmente na gengiva, e equimoses (manchas roxas na pele).

Quando aparece roxo do nada?

Antes de qualquer coisa, é importante saber que a maioria das manchas roxas está relacionada a traumas provocados por pancadas e lesões, ou seja, não são graves ou indicam doenças. Quando surgem aleatoriamente, porém, podem ser indícios de alterações plaquetárias ou dos fatores de coagulação.

Como são as manchas de leucemia?

A leucemia, popularmente conhecida como “câncer no sangue”, geralmente não apresenta sintomas em seus estágios iniciais. Conforme avança, a doença pode apresentar sangramentos e manchas roxas pelo corpo, por exemplo, que também podem ser consequência do tempo seco ou de uma pancada.

Quais os tipos de sinais na pele perigosos?

Você saberia identificar sinais de perigo na sua pele?
  • A - Assimetria. Assimétrico: maligno. ...
  • B - Borda. Borda irregular: maligno. ...
  • C - Cor. Dois tons ou mais: maligno. ...
  • D - Dimensão. Superior a 6 mm: provavelmente maligno. ...
  • E - Evolução. Cresce e muda de cor: provavelmente maligno. ...
  • Veja também: Vem chegando o verão...

Quando se preocupar com um sinal?

“Devemos ficar atentos se tivermos muitos sinais pelo corpo (mais de 10 lesões), se eles mudaram de cor ou de tamanho, se ficaram ásperos, começaram a sangrar, coçar ou se apresentarem algum outro sintoma”, diz a especialista. A regra do ABCDE é um ótimo guia para identificarmos sinais de alerta.

Como saber se uma pinta e câncer?

Se a pinta não tiver uma borda arredondada, bem delimitada, e se espalhar sem formato definido, também pode ser indício de melanoma. C: as pintas que tem mais de uma cor ou são muito escuras também podem representar riscos.

Como são as manchas roxas de câncer?

Manchas roxas no corpo: alerta

Entre os sintomas de leucemia que mais chamam a atenção estão as manchas roxas no corpo, que devem ser investigadas quando surgem sem motivo aparente. Estas manchas são provocadas pela queda na produção das plaquetas, que são responsáveis pelo processo inicial da coagulação do sangue.

O que pode causar o escurecimento da pele?

A hiperpigmentação é causada por um aumento da melanina. A melanina é o pigmento que dá cor à pele, ao cabelo e aos olhos. Existem alguns factores que podem desencadear um aumento na produção de melanina, mas os principais são a exposição ao sol, as influências hormonais, a idade e as lesões cutâneas ou a inflamação.

Artigo anterior
Como saber tamanho de roupa fora do Brasil?
Artigo seguinte
Como estimular a ovulação de forma natural?