Quais tipos de resíduos são produzidos nos domicilios?

Perguntado por: Ângelo Marco Cardoso  |  Última atualização: 23. Juni 2024
Pontuação: 4.1/5 (26 avaliações)

1 – Domiciliar: O resíduo domiciliar é aquele que vem das residências, como casas, condomínios, conjuntos habitacionais e etc. Este tipo de resíduo contém, principalmente, restos de alimentos, produtos deteriorados, embalagens em geral, retalhos de jornais e revistas, papel higiênico etc.

Quais são os tipos de resíduos domiciliares?

Em síntese, esses resíduos são compostos por matéria orgânica (como restos de alimentos); materiais secos (como papel, papelão, plásticos, metais, vidro e embalagem longa vida); e rejeitos (como papel engordurado, papel higiênico, absorventes, fraldas descartáveis e cotonetes).

Quais são os resíduos das residências?

Lixo Domiciliar – gerado pelas atividades residenciais, é composto por restos de alimentos, produtos deteriorados, jornais, revistas, embalagens em geral, papel higiênico, etc.

Quais são os resíduos domésticos?

O lixo doméstico é o resíduo produzido pelos membros de uma casa. Esse tipo de lixo é constituído por fezes de animais, embalagens de alimentos, latas de alumínio, fezes de animais, dentre outros. O lixo radioativo é composto por material radioativo. O lixo industrial é oriundo das esferas industriais.

Quais são os 10 resíduos domésticos mais comuns?

Esses resíduos podem ser classificados como:
  • – Matéria orgânica: restos de comida;
  • – Papel e papelão: jornais, revistas, caixas e embalagens;
  • – Plásticos: garrafas, garrafões, frascos, embalagens;
  • – Vidro: garrafas, frascos, copos;
  • – Metais: latas;
  • – Outros: roupas, óleos de motor, resíduos de eletrodomésticos.

O Caminho do Lixo

29 questões relacionadas encontradas

Quais são os 4 tipos de resíduos?

resíduos domiciliares. resíduos de limpeza urbana. resíduos sólidos urbanos. resíduos de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços.

Que resíduos produzimos na cozinha?

Na cozinha, pode haver sobra de alimentos, diversas embalagens de vidro, plástico e metal são jogadas fora. Na hora do lanche, aquela garrafa PET que embala o refrigerante e foi jogada fora pode ir parar em um córrego e lá permanecer por muitos e muitos anos, pois ela demora mais de 100 anos para se decompor.

Que resíduos domiciliares podem ser tóxicos e por quê?

PILHAS, BATERIAS, TONER DE IMPRESSÃO, EMBALAGENS DE INSETICIDAS E TINTA - São tóxicos e poluentes, contendo metais pesados prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Separe- -os e entregue-os em locais de coleta especializados para resíduos perigosos em sua cidade.

Quais são os resíduos mais comuns?

Resíduos Comuns (Não Recicláveis)

Resíduos que não apresentem risco biológico, químico ou radiológico à saúde pública ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares (podas e folhas de jardim, papel higiênico, papel toalha, fraldas descartáveis, papel carbono).

O que é considerado lixo doméstico?

Lixo Domiciliar Urbano: É constituído pelo lixo das casas, bares, lanchonetes, restaurantes, repartições públicas, lojas, supermercados, feiras e do comércio. Compõem-se principalmente de: sobras de alimentos, embalagens, papéis, papelões, plásticos, vidros, trapos e etc.

O que causa o lixo doméstico?

Entre as doenças relacionadas ao lixo doméstico, destacamos: cisticercose, cólera, disenteria, febre tifoide, filariose, giardíase, leishmaniose, leptospirose, peste bubônica, salmonelose, toxoplasmose, tracoma, triquinose e mais outras nove.

Quais são os 7 tipos de lixo?

Conheça alguns tipos de lixo:
  • Lixo orgânico. Descartado principalmente em residências e estabelecimentos comerciais, o lixo orgânico é composto basicamente por restos de alimento. ...
  • Lixo reciclável. ...
  • Lixo doméstico. ...
  • Lixo comercial. ...
  • Lixo industrial. ...
  • Lixo hospitalar. ...
  • Lixo verde. ...
  • Lixo eletrônico.

O que fazer com o lixo domiciliar?

Ao encaminhar o lixo reciclável ao posto de coleta, a melhor alternativa de embalagem é em recipiente ou sacola plástica reciclável ou reciclada. Ao levar os materiais até o local, outra opção muito bacana é fazer uso de caixas ou sacolas retornáveis para que, após o despejo, seja possível reutilizá-las.

Quais são os tipos de resíduos e como são classificados?

Os resíduos podem ser classificados quanto: à natureza física, a composição química, aos riscos potenciais ao meio ambiente e ainda quanto à origem. A legislação vigente de classificação de resíduos é aplicada, por exemplo, aos resíduos industriais, de saúde, de construção civil e os radioativos.

Quem é responsável pelo lixo domiciliar?

O recolhimento do lixo doméstico é uma obrigação das prefeituras, que tem muitas outras. “Nessa lei fica estipulado que o gerador do resíduo é o responsável pelo resíduo. Tanto da sua coleta quanto pelo tratamento e disposição final.

Que resíduos domiciliares podem ser tóxico?

Pilhas não-alcalinas, baterias, tintas, solventes, remédios, lâmpadas, embalagens de agrotóxicos, produtos químicos e seus derivados, produtos que apresentam radioatividade e diversos outros se encaixam na categoria de resíduos tóxicos.

Que risco o lixo domiciliar pode ocasionar ao meio ambiente?

Além da poluição do ar, terra e água, a má gestão dos resíduos tem efeitos prejudiciais à saúde pública (devido à poluição ambiental e à possível transmissão de doenças infecciosas transportadas por vetores) e à degradação ambiental em geral, bem como aos impactos paisagísticos.

O que são resíduos comuns?

Resíduos comuns: não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares. Ex.: sobras de alimentos e do preparo de alimentos, resíduos das áreas administra- tivas etc.

O que são resíduos produzidos em um serviço de alimentação?

O QUE SÃO RESÍDUOS PRODUZIDOS EM UM SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO? Quais as suas características? Os resíduos provenientes das atividades de pré-preparo, preparo e distribuição de alimentos e da limpeza regular das áreas da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) possuem composição semelhante à do lixo domiciliar.

Que tipo de resíduo e o óleo de cozinha?

O óleo de cozinha, e de forma mais abrangente, os OGRs são considerados resíduos Classe II B pela NBR 10.004/04, sendo seu código nessa norma o A099 (ABNT, 2004).

O que são resíduos de alimentos?

Os resíduos alimentares são as sobras ou resquícios provenientes das atividades de pré-preparo, preparo, distribuição de alimentos e da limpeza das áreas empresas do setor de alimentos. Quando não tratados, os resíduos podem ser focos de proliferação de insetos, roedores e de doenças.

O que são resíduos Cite exemplos?

Resíduos são as partes que sobram de processos derivados das atividades humanas e animal e de processos produtivos como a matéria orgânica, o lixo doméstico, os efluentes industriais e os gases liberados em processos industriais ou por motores.

Quais são os resíduos perigosos?

De acordo com esta norma, resíduos perigosos (também chamados resíduos classe I) são aqueles que apresentam periculosidade, inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, patogenicidade, ou uma das características que constem nos anexos A ou B da norma.

Qual é a diferença entre o lixo e resíduos?

O lixo é tudo aquilo que não se quer mais e joga-se fora. Já o resíduo é aquilo que não serve para você, mas para outros pode se tornar matéria-prima de um novo produto ou processo. O rejeito é um tipo específico de resíduo — quando foram esgotadas todas as possibilidades de reaproveitamento ou reciclagem.

Artigo anterior
Qual o calibre que mais mata no mundo?
Artigo seguinte
São princípios norteadores da aplicação e execução da pena?