Qual o nome da doença provocada pela exposição ao metal chumbo e seus compostos?

Perguntado por: Micael Gustavo de Gaspar  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (57 avaliações)

Saturnismo ou plumbismo (do latim Saturnismus, de saturnus, nome que os alquimistas davam ao chumbo) refere-se a intoxicação por chumbo de um organismo. O chumbo pode se acumular no organismo adulto por vários meses ou anos antes de causar sintomas.

Qual o nome da doença causada pelo chumbo?

Entre outras doenças causadas pelo chumbo estão: anorexia, gastrite, cefaleias agudas e distúrbios mentais gerais. Além disso, a alta exposição a esse metal pode afetar o metabolismo do osso no período da menopausa na mulher, contribuindo para o desenvolvimento da osteoporose.

Qual o nome da doença causada por intoxicação com o metal mercúrio?

O envenenamento por mercúrio pode resultar em várias doenças, incluindo acrodinia (doença rosa), a síndrome de Hunter e a doença de Minamata. Os sintomas dependem da forma de exposição e do derivado.

Que doenças são causadas por metais pesados?

Doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer, assim como depressão, problemas cognitivos, autismo, compulsão e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) têm sido amplamente relacionadas com os danos causados por metais pesados no sistema nervoso central1,2.

O que pode causar intoxicação por chumbo?

Algumas das causas da intoxicação por chumbo são a ingestão de tinta de chumbo e comer ou beber em cerâmica importada incorretamente vitrificada com chumbo.

Breve Vídeo sobre a Toxicidade do Chumbo

42 questões relacionadas encontradas

O que fazer para eliminar o chumbo do organismo?

Para eliminar metais pesados do organismo de forma natural é recomendado aumentar o consumo de coentro, pois essa planta medicinal tem ação desintoxicante no organismo, removendo metais como mercúrio, alumínio e chumbo das células afetadas e ajudando a reduzir seus malefícios no corpo.

Quais os sintomas de intoxicação por metais pesados?

Contudo, ainda assim, a intoxicação pode provocar efeitos a curto prazo, que incluem sintomas como:
  • náuseas;
  • vômitos;
  • diarreia;
  • dor de cabeça;
  • dor abdominal;
  • arritmia;
  • aumento da pressão arterial, dentre outros.

Quais são os principais poluentes por metais pesados?

Os metais pesados que apresentam os maiores riscos ambientais devido ao seu intenso uso industrial são: Mercúrio (Hg), Chumbo (Pb), Cromo (Cr), Cádmio (Cd) e Arsênio (As).

Quais são os metais pesados?

Os elementos químicos normalmente incluídos no grupo dos metais pesados são: arsênio, cádmio, cobre, estanho, antimônio, chumbo, bismuto, prata, mercúrio, molibdênio, índio, ósmio, paládio, ródio, rutênio, cromo, níquel e vanádio.

Como eliminar os metais pesados no nosso corpo?

Terapia de Quelação com EDTA na desintoxicação de Metais Pesados. A terapia de quelação com EDTA é utilizada desde a década de 1950 para o tratamento de intoxicação por metais pesados como o chumbo e mercúrio.

O que causa intoxicação por mercúrio?

A intoxicação pelo mercúrio pode acontecer como consequência da atividade profissional, como no caso dos garimpeiros e pessoas que trabalham confeccionando lâmpadas fluorescentes, ou devido ao consumo de água ou peixes contaminados com mercúrio.

Quais doenças O mercúrio pode causar?

Consequências da contaminação: a inalação de altas concentrações de vapor de mercúrio metálico pode causar dano aos pulmões, e a inalação crônica proporciona distúrbios neurológicos, problemas de memória, erupções cutâneas e insuficiência renal.

O que o mercúrio pode causar no corpo humano?

O envenenamento do mercúrio causa disfunções neurológicas, especialmente em fetos. Outros sintomas incluem a perda de visão periférica, perda de coordenação, fraqueza muscular e deficiências de fala e de audição. A intoxicação de mercúrio inorgânico causa frequentemente erupções cutâneas e inflamação (dermatite).

O que é um Mineralograma?

Chamado de mineralograma, ou Oligoscan (nome comercial), o aparelho faz uma avaliação a partir de quatro pontos na palma da mão. A análise demora segundos e, deste espaço limitado, ele consegue ver as substâncias encontradas em um meio intracelular – o que o diferencia de um exame de sangue tradicional.

O que o arsênio pode causar à saúde?

As conseqüências para a saúde humana da exposição crônica ao arsênio incluem um aumento no risco de várias formas de câncer e numerosos efeitos patológicos, tais como doenças cutâneas (hiperpigmentação e hiperqueratose), gastro-intestinais, vasculares, diabetes melitus e neuropatias periféricas.

O que significa a palavra saturnismo?

[ Medicina ] Doença ou envenenamento causado pelo chumbo.

Quais os metais pesados mais comuns?

Porém, um metal pesado não pode ser sintetizado e nem destruído pela ação do homem. Os metais pesados mais comuns são: sódio, potássio, bário, cálcio, ferro, zinco, cobre, níquel, magnésio, arsênio, chumbo, cádmio, mercúrio, alumínio, titânio, estanho, tungstênio, cromo, cobalto e manganês.

Qual é o mineral mais pesado?

Uma equipe internacional de pesquisadores publicou um documento confirmando a existência do elemento químico de número 117, o ununséptio. Este é o metal mais pesado já criado: cada átomo pesa 40% a mais que o chumbo.

Qual é o metal mais pesado?

O ósmio é um elemento químico, símbolo Os, de número atômico 76 (76 prótons e 76 elétrons), com massa atómica 190,23 u e que está situado no grupo 8 da classificação periódica dos elementos. Trata-se de um metal de transição classificado no grupo da platina.

Quais as principais vias de contaminação por metais pesados e como é a principal forma de contaminação por mercúrio?

A forma mais comum de contaminação é decorrente do lançamento do metal pesado em ecossistemas aquáticos naturais. Uma vez presentes nos rios, o metal já não pode ser destruído e se torna altamente reativo. As responsáveis por esse grave acidente ecológico são as indústrias que utilizam o mercúrio em seus processos.

Quais as principais vias de contaminação por metais pesados que se observa pela contaminação ambiental?

Exposição e contaminação humana por metais pesados podem ser provenientes de várias vias: através do ar, água, solo e alimentos.

Como os metais pesados podem prejudicar o meio ambiente?

As contínuas emissões das partículas de metais pesados produzidos pelo homem podem ser absorvidas por vegetais e animais, causando intoxicações em todos os níveis da cadeia alimentar, caracterizando como poluentes ambientais significativos, devido a sua toxicidade, sendo um problema de importância crescente.

Qual exame fazer para saber se foi contaminado por metais pesado?

O mineralograma é um exame laboratorial que tem como objetivo identificar a quantidade de minerais essenciais e tóxicos no organismo, como fósforo, cálcio, magnésio, sódio, potássio, chumbo, mercúrio, alumínio, entre outros.

O que os metais pesados causam no solo?

Encontrados no solo, água e fertilizantes, metais pesados como mercúrio, chumbo, cádmio e cromo podem reduzir a produtividade no campo e provocar sérios danos à saúde. Das pessoas e de animais. Em doses altas, a presença desses produtos no organismo pode resultar em intoxicação aguda, envenenamento e até morte.

O que o alumínio pode causar no corpo humano?

Alumínio no nosso organismo

Utensílios de cozinha em alumínio, sais, aditivos alimentares, antiácidos, medicamentos antidiarreicos, cosméticos (desodorante, por exemplo), e outras preparações farmacêuticas são outros responsáveis pela exposição aumentada de alumínio.

Artigo anterior
Qual a diferença de serviços prestador e tomador?
Artigo seguinte
Quais são os danos patrimoniais?