Qual o nível de água do reservatório Cantareira?

Perguntado por: Maria Brito de Santos  |  Última atualização: 1. Mai 2025
Pontuação: 4.7/5 (40 avaliações)

O estado do sistema Cantareira em 2024-04-17 é Excelente. A capacidade máxima do sistema Cantareira é de 982 bilhões de litros. De ontem para hoje o sistema Cantareira perdeu 0,10% da sua capacidade máxima, o que corresponde a 98 milhões de litros, que são equivalentes a 4.910 caminhões pipa de 20.000 litros!

Qual é o nível de água da Cantareira hoje?

Sistema Cantareira opera hoje com 48% de sua capacidade.

Como estão os níveis dos reservatórios hoje?

Os reservatórios estão operando, em média, com 80% da capacidade, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Como estão os níveis dos reservatórios?

A situação dos reservatórios nos subsistemas Nordeste (projeção de 61,3% para o fim de outubro) e Norte (57,6%) é muito parecida com a de igual período em 2022, quando estavam respectivamente em 60,8% e 60,1% da capacidade máxima.

Como está o nível das represas de São Paulo?

Hoje, todas as represas que abastecem a Grande São Paulo estão em níveis mais baixos do que no ano passado. O sistema Rio Claro é o que apresenta a maior diferença no volume de água desse ano em relação ao mesmo período do ano passado: 101,9%, em 2020, contra 45,8% em 2021.

Reservatório da Cantareira atinge maior nível dos últimos seis anos

41 questões relacionadas encontradas

Qual foi o nível mais alto do Cantareira?

Cantareira tem maior nível em 11 anos

Veja os volumes armazenados no dia 10 de março de 2012 até agora: 2012 (75,6%), 2013 (57,5%), 2014 (16%), 2015 (16%), 2016 (30,3%), 2017 (65,2%), 2018 (53,5%), 2019 (51,6%), 2020 (62,1%), 2021 (50,8%), e 2022 (43%).

Qual é o nível da represa Guarapiranga hoje?

Na Represa de Guarapiranga, o nível de água hoje é de 74,7% quando o histórico é de 41,5%. O reservatório de Cotia está hoje com 84,1% da sua capacidade de armazenamento ocupada, diante de uma média histórica de 51,3%. Rio Grande está com quase toda a sua capacidade ocupada.

Onde tem que chover para encher o Sistema Cantareira?

O cenário ideal seria de chuva em toda a bacia do Paraná, sobre o rio Tietê e em regiões como Campinas, no interior, para abastecer o sistema Cantareira. "Às vezes não precisa chover em toda a extensão do rio.

Qual é a maior represa do Estado de São Paulo?

A represa de Jurumirim, maior e mais bonita do Estado de São Paulo, é o cenário perfeito para a prática de esportes e para o lazer nos empreendimentos da série Terras de Sta. Cristina. É, formada pelas águas do rio Paranapanema, um dos mais importantes do Estado, por sua pureza e qualidade da água.

Qual é o nível da represa Alto Tietê hoje?

Nível de Água hoje no sistema Alto Tietê

O estado do sistema Alto Tietê em 2024-04-12 é Excelente. A capacidade máxima do sistema Alto Tietê é de 520 bilhões de litros.

Quais são os rios que abastecem o Sistema Cantareira?

Para produzir essa quantidade de água, o Sistema faz a transposição entre duas bacias hidrográficas, importando água da Bacia do Rio Piracicaba para a Bacia do Alto Tietê. Dos 33 m³/s de água produzidos, apenas 2 m³/s são produzidos na Bacia do Alto Tietê, pelo rio Juquery.

Quantas represas tem em São Paulo?

Para saber mais. Composto por 6 represas, que juntas possuem uma capacidade de armazenamento de quase 1 trilhão de litros de água, o Cantareira é o maior sistema produtor da Região Metropolitana de São Paulo.

Qual a represa que abastece a zona leste de São Paulo?

O Cantareira abastece 8,1 milhões de habitantes das zonas norte, central, parte da leste e oeste da capital e os municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul, além de parte de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André.

Quais as represas que abastecem a cidade de SP?

Cinco dos sete reservatórios que abastecem a Grande SP operam com menos da metade da capacidade
  • Cantareira - 28,7% da capacidade.
  • Alto Tietê – 38,8%
  • Guarapiranga – 45,6%
  • Cotia – 47,8%
  • Rio Claro – 36,3%

Qual é a represa mais funda do Brasil?

Trata-se da Lagoa Palmas, com 50m de profundidade. A equipe do projeto “Estudos Integrados no Sistema Lacustre do Baixo Rio Doce” estuda como as lagoas funcionam e a qualidade de suas águas.

Qual a melhor represa de São Paulo?

A Represa de Guarapiranga é a prova de que, não é só descendo a serra que o paulistano pode nadar, tomar sol e aproveitar a natureza. Localizada na Zona Sul de São Paulo, a represa tem 18 praias reconhecidas pela Prefeitura.

Qual a represa mais alta do Brasil?

Irapé possui a barragem mais alta do Brasil e a 2ª maior da América Latina, com 205 m de altura. O empreendimento está localizado entre os municípios de Berilo, margem direita, e Grão Mogol, margem esquerda, e a aproximadamente 540 km de Belo Horizonte.

Porque o Cantareira não enche?

Desde 2014, o Cantareira não consegue se recuperar porque há demanda de retirada e tem chovido abaixo da média tanto na estação chuvosa quanto na seca", relata.

Como funciona o Sistema Cantareira?

Funcionamento. No sistema os seis reservatórios são interligados por um complexo sistema composto por um canal, 48 km de túneis e uma estação de bombeamento de alta tecnologia para ultrapassar a barreira física da Serra da Cantareira.

Onde se localiza o sistema Cantareira?

Construída na década de 1970, a represa faz parte do conjunto de barragens que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo. Localizada nos municípios de Franco da Rocha e Mairiporã, está em uma área de preservação de nascentes, onde o Rio Juqueri desempenha papel central no abastecimento de água.

Qual é a profundidade da represa Guarapiranga?

O lago ficou com um perímetro de 85 km, inundando uma área de 34 km² (3.400 hectares). Na sua parte mais funda, perto da barragem, a profundidade era de 13 m de profundidade, e no restante a média era de 6 m.

Pode nadar na Represa de Guarapiranga?

Cuidado para não se enroscar na vegetação que pode estar no chão da represa; Não nadar próximo de pontos de captação de água; Evite o choque térmico.

O que significa a palavra Guarapiranga?

O topônimo "Guarapiranga" é derivado do termo tupi antigo gûarapiranga, que significa "guarás vermelhos" (gûará, guarás + pirang, vermelho + a, sufixo). O guará é uma ave que nasce preta e que vai se tornando vermelha à medida em que cresce.

Artigo anterior
Quando o rolamento está ruim?
Artigo seguinte
Quantas palavras-chave pode ter no resumo?