Quais os principais requisitos da ação de oposição?

Perguntado por: Francisco Pinho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (17 avaliações)

São pressupostos da oposição: a) litispendência do processo principal; b) que a pretensão do opoente objetive a coisa ou o direito sobre o qual discutem autor e réu. Como ação, o indeferimento da oposição, liminarmente, desafia o recurso de apelação.

Quando cabe ação de oposição?

A oposição deve ser oferecida até o momento de ser proferida a sentença, não havendo mais distinção se oferecida antes ou após a audiência. O oferecimento da oposição após a audiência acarreta apenas a suspensão do processo principal. Esta é basicamente a única diferença da oposição no CPC/73 e no Novo CPC.

O que é ação de oposição?

É uma forma de intervenção espontânea de terceiros que tem natureza jurídica de ação. A oposição enseja a formação de um novo processo independente, mas que será distribuído por dependência e será julgado em conjunto com a ação principal.

Quem são os réus na ação de oposição?

O autor da ação de oposição é o opoente; os réus, em litisconsórcio necessário ulterior e simples, são os opostos.

O que é procedimento especial da oposição?

Função: excluir a pretensão do autor ou do réu, fazendo prevalecer o interesse do terceiro opoente sobre a coisa ou direito discutido.

CPC 2015 - PROCESSO NO PONTO - OPOSIÇÃO

18 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre oposição e embargos de terceiros?

Assim sendo, a diferença fundamental entre os embargos de terceiro e a oposição é a constrição do objeto em litígio, visto que “aqueles recla- mam ato jurisdicional constritivo, enquanto esta se limita à pendência de uma causa”.

Como a oposição era tratada no CPC 73?

A oposição é um instituto previsto nos artigos 682 e seguintes do NCPC. No CPC/73 a oposição era tratada como intervenção de terceiros, mas, no CPC/15, o instituto passou a se enquadrar como ação autônoma, prevista como procedimento especial.

O que é litisconsórcio passivo necessário?

O litisconsórcio passivo, então, é quando há mais de um integrante no polo passivo da demanda. Ou seja, mais de um réu na mesma ação.

Quando a ação de oposição tramitará em apenso aos autos e quando tramitará dentro dos próprios autos?

685. Admitido o processamento, a oposição será apensada aos autos e tramitará simultaneamente à ação originária, sendo ambas julgadas pela mesma sentença. Parágrafo único. ... Cabendo ao juiz decidir de forma simultânea a ação originaria e a oposição, desta conhecerá em primeiro lugar(artigo 686 do CPC de 2015).

Qual é o juízo competente para apreciar a ação de oposição artigos 682 a 686 do CPC 2015 )?

19.03.2015). (1) A distribuição da oposição e vinculada a ação originária é distribuída por dependência ao juízo da ação principal, sendo que juiz seja competente para julgar oposição em razão da matéria.

Qual é o juízo competente para julgar a ação de oposição?

Sendo a oposição uma ação que nasce com a intenção de se opor a uma ação principal já em curso, logo o juiz competente para julgar a oposição é o juiz da ação-base.

Qual o prazo para contestar na ação de habilitação?

■ Da citação dos requeridos

Recebido o pedido de habilitação, o juiz ordenará a citação dos requeridos para se manifestarem nos autos, no prazo de 05 (cinco) dias. Não existindo, ainda, procurador constituído nos autos, a citação será pessoal.

O que é intervenção de terceiros no CPC?

Intervenção de terceiros - Novo CPC (Lei nº 13.105/15) Trata-se de fato jurídico processual em que um terceiro, alheio à relação jurídica processual originária, ingressa no processo já em andamento. ... Uma vez admitido no processo, o sujeito deixa de ser terceiro e passa a ser considerado parte.

Quando é cabível o oferecimento de oposição é contra quem é dirigida?

697. Quem pretender, no todo ou em parte, a coisa ou o direito sobre que controvertem autor e réu, poderá, até ser proferida a sentença, oferecer oposição contra ambos.

Em que momento processual será possível apresentar a peça de oposição a execução?

Após o ajuizamento da execução pelo credor, o executado poderá opor os embargos à execução para se defender, no prazo de 15 dias, independentemente de pagamento de caução, oferecimento de depósito ou penhora (art. 914 e 915 do NCPC).

O que se deve fazer caso um dos litisconsortes ativos não concorde com o ajuizamento da demanda?

Nesse caso, dependendo do número de litigantes, a intimação das partes poderá ter efeito reverso, comprometendo a celeridade do processo. Deve-se, então, fazer um sopesamento entre o direito de ação conferido aos litigantes e o comprometimento da celeridade processual.

Quando os herdeiros não se habilita?

Com o falecimento de uma das partes, desaparece um dos sujeitos da relação processual, impondo-se a suspensão do processo, nos termos do art. 313 , I , § 1º e § 2º e do art. 687 e seguintes, todos do CPC/15 , para regularidade da relação processual e habilitação dos sucessores ou herdeiros à substituição da parte.

O que fazer quando o réu faleceu?

No caso de processos criminais, por exemplo, quando um réu morre no curso de um processo criminal, a sua punibilidade é extinta e o processo é arquivado em relação a ele. A pena do falecido não pode ser transferida para seus herdeiros e sucessores.

Quando posso pedir a suspensão do processo?

Suspende-se o processo:
  • pela morte ou pela perda da capacidade processual de qualquer das partes, de seu representante legal ou de seu procurador;
  • pela convenção das partes;
  • pela arguição de impedimento ou de suspeição;
  • pela admissão de incidente de resolução de demandas repetitivas;
  • quando a sentença de mérito:

Quando ocorre o litisconsórcio necessário?

Designa-se litisconsórcio necessário quando a lei obriga a presença na ação de todas as pessoas titulares da mesma relação jurídica, sob pena de nulidade e posterior extinção do feito sem análise do mérito.

O que é litisconsorte ativo necessário?

O litisconsórcio ativo necessário é uma espécie da pluralidade de sujeitos, onde visa cumular dois ou mais demandantes no polo ativo, no intuito de obrigar a quem detenha o direito subjetivo, a demandar de acordo com o caso concreto, por exemplo, de acordo com julgados dos tribunais federais, a discussão de valor da ...

Quais os requisitos para a formação de um litisconsórcio necessário?

O litisconsórcio será necessário por disposição de lei ou quando, pela natureza da relação jurídica controvertida, a eficácia da sentença depender da citação de todos que devam ser litisconsortes”.

Quais as principais alterações na intervenção de terceiros do CPC de 1973 para o CPC de 2015?

O Código de Processo Civil de 1973 foi revogado com o advento da Leinº 13.105/2015 (Novo CPC), e trazia 05 (cinco) modalidades de intervenção de terceiros, a saber: Assistência (arts. 50 a 55); Oposição, (arts. 56 a 61); Nomeação à autoria (arts. 62 a 69); Denunciação à lide (arts.

O que é oposição em usucapião?

A oposição é instituto de intervenção de terceiros que tem natureza jurídica de ação judicial de conhecimento, de modo que o opoente deve preencher as condições da ação e os pressupostos processuais para o seu processamento. 4. Não cabe intervenção de terceiros na modalidade de oposição na ação de usucapião.

Quais são as formas de intervenção de terceiros?

A partir do CPC, podemos elencar como modalidades de intervenção de terceiros: a assistência, a denunciação da lide, o chamamento ao processo, o incidente de desconsideração da personalidade jurídica, e o amicus curiae.

Artigo anterior
O que comprar para uma festa surpresa simples?
Artigo seguinte
Como a Midari perdeu o olho?