Qual o momento certo para pisar na embreagem para o carro parar?

Perguntado por: Cláudio Sérgio Fonseca Campos  |  Última atualização: 25. Juni 2025
Pontuação: 4.5/5 (32 avaliações)

Para parar o veículo sem interromper o funcionamento do motor, o certo é pisar primeiro no freio e depois na embreagem. Quando você pisa no freio, o carro ainda anda alguns metros.

Qual a hora certa de pisar na embreagem?

Utilize a embreagem apenas quando for dar a partida e trocar de marchas. Evite deixar o pé no pedal por muito tempo principalmente quando estiver parado ou como “apoio” para os pés enquanto dirige. Isso superaquece o sistema e pode provocar o lixamento de disco.

Em que momento se usa a embreagem?

É comum encontrar condutores que utilizam a embreagem continuamente no trânsito, mas saiba que esse é um hábito que pode reduzir a vida útil do dispositivo. A orientação é utilizar a embreagem apenas quando necessário, como na hora de passar as marchas, pois mantê-la acionada não traz nenhuma vantagem.

O que apertar primeiro embreagem ou freio?

Ao pisar na embreagem, o motor funciona completamente desengrenado, mesmo se uma marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e colocá-lo em uma situação de risco. O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.

Como parar o carro com a embreagem?

Com o carro alinhado ao meio-fio, acelere mantendo o ponteiro do conta-giros entre o 2 e 3, solte a embreagem até o ponto da meia embreagem e pare o veículo sem usar o freio. Mantenha a aceleração entre 2 e 3 e solte a embreagem até a meia altura para parar o veículo.

Aprenda como 'DERRETER' sua embreagem em três passos

31 questões relacionadas encontradas

O que acontece se eu pisar no freio sem pisar na embreagem?

Aprenda a usar o freio do carro

E a explicação é: sem pisar na embreagem o freio motor ajuda a reduzir a velocidade. Mas tem a situação oposta, no caso de uma freada de emergência. Pois tem quem reduz a marcha, pra usar ainda mais o freio-motor.

Como parar o carro sem deixar ele morrer?

Porém, a dica é mais simples que você imagina: quando pisar na embreagem e engatar a primeira marcha, acelere devagar até sentir a trepidação. A partir daí, solte o freio de mão gradualmente e acelere, também, lentamente. Não faça movimentos bruscos, porque são eles que vão deixar o carro morrer.

Quais os cuidados que o motorista deve ter ao frear?

Porém, até mesmo com essa tecnologia o condutor precisa ter alguns cuidados: – É necessário pisar no freio de forma firme até que o carro pare totalmente; – Se o motorista ouvir estalos ou sentir vibração no pedal, não deve aliviar a pressão feita no mesmo.

Como frear o carro em alta velocidade?

Para a frenagem correta, pise fundo no freio, com firmeza e rapidamente, mas não de uma só vez. Você vai sentir a força do freio pulsando sob seu pé, por isto, coloque pressão no pé esquerdo contra o apoio dos pés para estabilizar o corpo, não se assuste e nem solte.

Pode pisar na embreagem antes do freio?

Ao pisar na embreagem, o motor funciona completamente desengrenado, mesmo se uma marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e colocá-lo em uma situação de risco. O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.

Quando piso na embreagem o giro sobe?

Existem diferentes motivos que fazem o carro acelerar ao pisarmos na embreagem, entretanto, o mais comum é para ajudar o motorista na hora da saída em primeira marcha. Essa assistência também pode ocorrer com o carro em movimento, para manter o motor na mesma rotação durante a troca de marcha.

O que acontece se eu passar a marcha sem apertar a embreagem?

Se houver diferença, não será possível mover a alavanca de troca de marchas com facilidade — e se o motorista insistir, poderá haver quebra de dentes das engrenagens. Para quem acha ruim ter que pisar na embreagem para trocar de marcha, saiba que poderia ser pior.

Como usar a embreagem de maneira correta?

A maneira mais correta de agir com o trânsito parado é desengatando o veículo e tirando totalmente o pé do pedal da embreagem, e só acionar novamente quando o trânsito a sua frente começar a fluir. É bem simples, mas isto requer atenção, pois quem não tem este hábito, segura o pedal apertado inconscientemente.

Qual a marcha para descer?

Dirigir com a marcha engrenada garante estabilidade, além de oferecer mais eficiência no momento de frenagem do motor. Esse cuidado permite com que o freio não precise ser acionado o tempo todo durante a descida, preservando todo o sistema do veículo.

Pode ligar o carro com a primeira marcha engatada?

Um hábito muito comum de alguns motoristas é deixar o carro engatado na primeira marcha ao estacionar. No entanto, essa pode não ser uma boa ideia. Afinal, é o freio de estacionamento o elemento responsável por manter o automóvel parado. Nessas situações, a transmissão deverá permanecer em ponto morto.

Porque não pode frear na curva?

Frear durante a curva pode tirar o veículo da faixa de rolamento ou até mesmo travar as rodas. Caso seja preciso frear durante a curva, pise levemente no pedal. Do contrário, o pneu do veículo perde a aderência no asfalto devido à força centrífuga, que tende jogar o carro para fora da pista.

Como evitar frenagens bruscas?

Evite andar próximo dos demais veículos (à frente, ao lado e atrás), mantenha a velocidade compatível com a via, com o trânsito, com o tipo de operação, com a carga, com as condições do veículo e com as suas condições físicas e psicológicas.

O que acontece se frear bruscamente?

Além das chances de colisão, a frenagem brusca pode provocar o desgaste do sistema de freios do veículo. Este é um sinal de alerta, pois o desgaste é progressivo. Sem a manutenção ou revisão adequada, os freios podem perder sua eficiência e trazer outros riscos durante a rota.

Como saber o ponto da embreagem?

Primeiro de tudo, você precisa saber o passo a passo de como achar o ponto certo: pise fundo na embreagem e engate a primeira marcha. Depois, vá soltando a embreagem bem devagar até sentir que o carro está tremendo levemente. Pronto, você encontrou o ponto da embreagem.

Como fazer a baliza no dia da prova?

Dicas úteis para fazer uma baliza corretamente:
  1. Faça a manobra lentamente e com cuidado, prestando atenção ao seu entorno.
  2. Use os espelhos e olhe para trás com frequência para se certificar de que está manobrando com segurança.
  3. Se você errar a primeira vez, não se preocupe! ...
  4. Lembre-se de que a prática leva à perfeição.

Como sair de uma subida?

Como subir ladeira com carro?
  1. Mantenha o freio de mão puxado. ...
  2. Utilize a primeira marcha. ...
  3. Não tire o pé da embreagem de forma brusca. ...
  4. Redobre sua atenção ao trânsito. ...
  5. Não cante pneu na saída. ...
  6. Tenha atenção à manutenção veicular. ...
  7. Conte com alguém de sua confiança. ...
  8. Treine em dias de pouco movimento.

Pode passar no quebra mola pisando na embreagem?

Ou seja, se você estiver dirigindo em uma velocidade que pede a quarta marcha, você deverá frear e mudar as marchas para terceira e, finalmente, até a segunda para poder passar por cima da lombada. Atenção: é preciso passar pela lomba de segunda marcha e sem pisar na embreagem.

Pode ficar com o pé na embreagem com o carro parado?

Segundo Lopes, o pedal de embreagem deve ser acionado, até o fim do curso, apenas ao trocar de marcha. O costume de deixar o pé apoiado no pedal, por menos que seja, causa desgaste acentuado de todo o sistema - afirma o engenheiro. "Mesmo ao pressionar levemente o pedal, não há atrito total entre o disco e o platô.

Pode passar marcha com o pé no freio?

O freio motor também deve ser usado para imobilizar o carro em vias planas. Para parar no semáforo, por exemplo, reduza as marchas enquanto pisa no freio.

Artigo anterior
Quanto tempo demora o processo seletivo do Hospital Sírio Libanês?
Artigo seguinte
Quais são os 7 passos de vendas?