Qual o método de custeio onde os custos fixos são considerados diretamente no resultado do exercício?

Perguntado por: Carlota Castro de Simões  |  Última atualização: 24. April 2024
Pontuação: 4.5/5 (11 avaliações)

CUSTEIO VARIÁVEL Consiste na apropriação de todos os custos variáveis aos produtos, enquanto os custos fixos são considerados no resultado do período, junto com as despesas. Sendo assim, nesse método de custeio os estoques serão compostos apenas pelos custos variáveis (FREZATTI et al.

Quais são as 3 metodologia de custeio existentes?

Existem variações, tais como o custo-padrão ideal, o custo-padrão corrente e o custo-padrão estimado.

O que é método de custeio padrão?

Custo-padrão é uma previsão ou predeterminação do que os custos reais devem ser dentro de condições projetadas, servindo com uma base para o controle de custos e como uma medida da eficiência de produção (padrão de comparação), quando colocada diante dos custos reais.

O que é o método de Custeio Variável?

A principal característica do custeio variável é justamente seu caráter mutável, atrelado às variações na produção e ou à inserção de novos produtos. Ao contrário dos custos fixos que não mudam — independentemente do volume de produção —, os custos variáveis acompanham o ritmo de vendas de uma empresa.

O que é um método de custeio direto?

O Conceito do Custeio Direto

Visa o custeio direto dar maior flexibilidade à determinação dos preços de venda e do lucro da emprêsa, separando as despesas fixas de fabricação, de vendas e de administração (que são debitadas diretamente à conta de lucros e perdas) dos custos diretamente variáveis com a produção.

Contabilidade de Custos - Método do Custeio ABC - Aula 1

20 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença de custeio por absorção e custeio direto?

“No custeio por absorção, todos os custos de produção são alocados aos bens ou serviços produzidos, o que compreende todos os custos variáveis, fixos, diretos ou indiretos. Os custos diretos, por meio da apropriação direta, enquanto os custos indiretos, por meio de sua atribuição com base em critérios de rateios. “

Quais são os métodos de custeio?

Veja, a seguir, detalhes a respeito dos 4 principais métodos aplicados em indústrias!
  1. Custeio Variável. ...
  2. Custeio por Absorção. ...
  3. Custeio ABC (Activity-Based Costing) ...
  4. Custeio Padrão.

Como funciona o método de custeio ABC?

O custeio ABC funciona como um rastreador de custos para os produtos ou serviços da empresa através da coleta de dados de todas as etapas de recursos utilizados para a sua produção. Assim, o custeio ABC parte da ideia de que os recursos são consumidos pela atividade e não vice-versa.

Qual o objetivo do custeio variável?

O Custeio Variável oferece à gestão de custos, informações úteis para a decisão de preço, principalmente por apresentar, de forma clara, a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio da empresa.

Qual é o método de custeio mais utilizado?

Custeio variável

Esse método é o mais utilizado pelas empresas e é um tipo de cálculo que só faz uso dos dados ligados aos custos variáveis diretos ou indiretos, não considerando os fixos.

Qual o conceito de custo padrão?

Custo-padrão é o custo planejado de um produto, segundo condições de operação correntes e/ou previstas.

Quais são os custos diretos?

Custos diretos são aqueles em que o gestor consegue atribuir facilmente, pois são diretamente ligados à linha de produção de uma empresa. Ou seja, todos os custos ligados ao consumo de matéria-prima e mão de obra direta para a produção ou entrega do serviço.

Qual a diferença entre custo padrão e custo real?

Qual é a diferença entre custo padrão e custo real? A principal diferença é que o custo padrão é uma estimativa com base em padrões predefinidos, enquanto o custo real é o custo real incorrido nas transações.

Quais são os custos variáveis?

Ao contrário do custo fixo, os custos variáveis, como o próprio nome diz, são aqueles que variam de acordo com a produção ou vendas da empresa. Nesse sentido, tratam-se de custos que estão ligados diretamente à operação da organização. Ou seja, quanto maior a produtividade, maior os custos variáveis.

O que é custeio exemplo?

Recursos de custeio (correntes) são aqueles aplicados nas despesas com contratos de prestação de serviços, aquisição de materiais de consumo, diárias, passagens, bolsas e benefícios aos estudantes.

Quais são os tipos de custos?

Os custos são classificados em três elementos distintos, matéria-prima, mão- de-obra direta e custos indiretos.

Quais as características do método de custeio variável?

O custeio variável é um tipo de custeio que considera como custo de produção apenas as despesas variáveis que foram reportadas em determinado período. Ou seja, o que integra o custo variável de uma empresa variará de acordo com a sua atividade-fim, serviço ou produto. Está diretamente ligado com a produção.

Qual o objetivo de uso do método de custeio padrão?

O custo-padrão é uma ferramenta de controle que tem como objetivo demonstrar a forma correta para utilizar os fatores de produção, além de controlar as operações da empresa. A principal finalidade do custo-padrão está em controlar os custos das empresas.

Qual o método de custeio mais utilizado pelas empresas brasileiras?

Tradicionalmente, no Brasil, o método de custeio utilizado pela contabilidade financeira é o Custeio por Absorção, no qual os custos indiretos são alocados aos produtos e serviços por meio de rateios.

Quando o método de custeio ABC é recomendado?

O ABC normalmente é recomendado para empresas que tenham departamentos de custos e contabilidade bem estruturados e que os demais métodos de custeio não estão atendendo as necessidades da empresa de forma satisfatória, porque quando a empresa faz a opção por esse método obrigatoriamente ela terá que utilizar o custeio ...

Quais as desvantagens do custeio ABC?

Talvez uma das maiores desvantagens do Custeio ABC seja o custo elevado em decorrência do alto nível de controles internos a serem implantados e avaliados. Estes controles demandam tempo e trabalho, envolvendo implantação, permanência e revisão constante das informações.

Quais os componentes do custeio ABC?

Etapas do custeio ABC
  • Identificar as atividades necessárias para completar o produto. ...
  • Atribuição de custos indiretos para atividades identificadas. ...
  • Identificar os direcionadores de custo para cada atividade. ...
  • Calculando as taxas de despesas gerais que foram determinadas para cada atividade.

Qual a diferença entre custeio por absorção e ABC?

Assim, podemos dizer que o sistema de custeio por Absorção consegue auxiliar nas decisões de preço para os produtos e serviços e avalia os estoques, por outro lado, o sistema de custeio ABC apresenta vantagens que devem ser criteriosamente analisadas, para que possam contribuir com a adequada necessidade da organização ...

Quais são os métodos de custeio por absorção?

CUSTEIO POR ABSORÇÃO Consiste na apropriação de todos os custos (sejam eles fixos ou variáveis) à produção do período, enquanto os demais gastos devem ser considerados como despesas e contabilizados no resultado (VICECONTI; NEVES, 1998; LEONE, 2000; CREPALDI, 2009; MARTINS, 2010).

Quais as vantagens do método de custeio por absorção?

O custeio por absorção atende à legislação fiscal e deve ser usado quando as empresas buscam o uso do sistema de custos integrado à contabilidade. Pode ser também menos custoso de se implementar, pois não requer a separação dos custos de manufatura nos componentes fixos e variáveis (SEVERIANO FILHO e MELO, 2006).

Artigo anterior
Como saber qual é o meu manequim?
Artigo seguinte
Quem nunca contribuiu Tem direito ao Loas?