O que acontece se uma dívida foi ajuizada?

Perguntado por: Miguel Andrade de Ribeiro  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (2 avaliações)

Quando você não paga uma dívida judicial, o credor poderá pedir ao juiz diversas medidas contra você: bloqueio de conta bancária, inscrição do nome no SPC e Serasa, penhora de carro, penhora de imóveis, penhora de bens de valor e outros que possui em seu nome.

O que acontece com a dívida ajuizada?

Ocorre quando a cobradora tentou realizar um acordo com o devedor inúmeras vezes e não conseguiu, por esse motivo a cobrança pode passar a ser realizada diretamente na justiça.

O que é uma dívida ativa ajuizada?

Por fim, o devedor também terá a dívida ativa ajuizada. Ou seja, a dívida será cobrada na justiça. Se, após o julgamento da sentença, o devedor ainda não quitar seus débitos poderá ter seu nome protestado. Como consequência, o processo para fazer o penhor de seus bens é instalado.

Como saber se a dívida foi ajuizada?

Ao consultar o relatório de pendências no site do Serasa Consumidor, você consegue saber se existe alguma ação judicial no seu nome.
  1. Acesse o site do Serasa Consumidor;
  2. Escolha a opção “consultar dívidas”;
  3. Preencha seu CPF e coloque sua senha;
  4. Se não for cadastrado, faça o cadastro;

O que acontece quando uma dívida é cobrada judicialmente?

A ação de cobrança, também chamada de cobrança judicial, é o ato de cobrar uma dívida através da Justiça. Esse tipo de processo garante ao credor a possibilidade de reaver seu dinheiro quando o devedor se recusa a pagar. Após a negociação da dívida, o juiz determina um prazo máximo para o pagamento do débito em aberto.

Entenda sobre ajuizamento de dívidas

36 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo uma dívida pode ser cobrada judicialmente?

Os mais comuns são os serviços, como luz, água e telefone, além de cartões de crédito e planos de saúde. Esses débitos prescrevem em 5 anos. Depois desse prazo, o credor não pode mais acionar a Justiça para receber os valores devidos, nem deixar esse consumidor negativado.

Quanto tempo dura uma cobrança judicial?

Quanto tempo demora uma ação de cobrança? Conforme o relatório “Justiça em Números” de 2019, a fase de conhecimento leva em média 1 anos e 7 meses. Na fase de execução este prazo alcança 4 anos e 3 meses.

Como saber se tenho alguma ação judicial?

Como descobrir ações judiciais em seu nome?
  1. Entre no site da Serasa;
  2. Clique em "Consultar CPF grátis";
  3. Insira seu CPF e coloque sua senha;
  4. Se não for cadastrado, faça o cadastro primeiro;
  5. Quando finalizar essa parte, a Serasa irá mostrar todas as pendências financeiras ligadas ao seu nome, inclusive ações judiciais;

Como saber se alguém está me processando?

"A forma mais garantida de saber se o processo de fato está em trâmite é solicitar junto ao 'cartório distribuidor' do Fórum uma 'Certidão de Feitos Ajuizados' em seu CPF".

Como tirar uma ação judicial do Serasa?

Para isso, basta abrir uma solicitação, preencher os campos com seus dados e enviar a documentação. Escreva uma carta simples contendo nome, endereço, CPF, RG e o motivo do envio de documentos, assinada por você. Após o recebimento da documentação, e estando tudo certo com ela, daremos baixa na informação negativa.

É possível parcelar dívida ativa ajuizada?

Transação Excepcional: A modalidade que permite parcelamento foi regulamentada através da Portaria PGFN nº 14.402/20 e possibilita parcelar a Dívida Ativa com descontos de até 100% de multas e juros, sendo que a entrada de 4% poderá ser parcelada em 12 vezes e o restante do débito em 133 parcelas.

O que acontece se não pagar a dívida ativa?

Lembre-se que não pagar os valores gera consequências para sua vida financeira, além de causar atrasos no pagamento das demais dívidas. Além disso, no valor original da dívida, juros e taxas são acrescentadas. Uma das consequências dívida ativa é a perda do automóvel ou residência para o banco.

O que é uma situação ajuizada?

É o processo de avaliar, de supor ou de fazer consideração a algo ou alguém. Ex: Fiz um ajuizamento errado sobre seus méritos. No âmbito do Direito, fazer ajuizamento é levar a juízo, é submeter uma ação a um juiz, é o ato de protocolar uma ação na justiça para que seja apreciada e julgada por um juiz.

Como negociar uma dívida ajuizada?

A renegociação das dívidas com o credor pode ser a forma mais favorável. O usual é que a instituição bancária tente conciliação direta com o cliente devedor e, não obtendo êxito, redirecione para uma financeira especializada em cobranças.

Como pagar dívida ajuizada?

Cobrança por carta

Antes de seguir com o ajuizamento da dívida, existe também a cobrança na cobrança por meio da carta, também há uma tentativa de negociação para o pagamento da dívida. Assim como na ligação por telefone, o cliente terá acesso à informações importantes para tentar pagar o valor.

O que acontece quando o nome vai para o departamento jurídico?

Quando uma dívida vai pro jurídico, irão verificar se vale a pena ingressar com um processo judicial ou continuar com a cobrança fora do judiciário. Acontece que o jurídico de uma empresa é o setor responsável por cuidar da recuperação dos valores em aberto, sendo assim a cobrança da dívida pode continuar por anos.

Como saber se tem processo pelo CPF?

Como consultar o processo pelo CPF?
  1. Acesse o site de consultas do Tribunal onde tramita o seu processo. ...
  2. Tenha o número de identificação. ...
  3. Qual a etapa do processo. ...
  4. A posição na fila de pagamento. ...
  5. Banco onde o valor será depositado. ...
  6. Evolução anual dos pagamentos. ...
  7. Lista de precatórios pendentes.

Quanto tempo prescreve uma ação judicial?

De acordo com o artigo 205 do Código Civil, os débitos prescrevem em 10 anos. Entretanto, existem algumas exceções. Contas de serviços como água, luz e telefone, e boletos em geral, só podem ser cobradas por no máximo cinco anos. No caso de aluguel, o prazo é de três anos.

Como se defender de uma cobrança judicial?

Confira alguns exemplos:
  1. a letra de câmbio, a nota promissória, a duplicata, a debênture e o cheque;
  2. a escritura pública ou outro documento público assinado pelo devedor;
  3. o documento particular assinado pelo devedor e por 2 (duas) testemunhas;

Pode cobrar uma dívida depois de 5 anos?

A pontuação é formada pelo histórico financeiro do consumidor. Assim, quanto mais tempo uma dívida ficar pendente, menor vai ser o score. Passados os cinco anos, quando a cobrança sumir dos órgãos de crédito, pode ser que a pontuação sofra algum aumento, mas o histórico inadimplente ainda vai ser considerado.

O que acontece com dívidas após 5 anos?

Quando existe a prescrição da dívida, ou seja, no prazo de 5 anos, o credor é obrigado a retirar o nome da base dos órgãos de proteção de crédito. Uma dívida prescrita não deixa de existir. Ela poderá ser cobrada, negociada e quitada. Caso você não pague, vai ter problemas.

O que acontece se o nome ficar mais de 5 anos no SPC?

Caso o devedor não pague sua dívida por 5 anos desde que ela não tenha sido levada à justiça para a cobrança, ela irá desaparecer dos bancos de dados como o Serasa, e a sua retirada significa também que o score será recalculado como se você tivesse quitado seu débito.

O que é ajuizada?

Julgar-se, supor-se, reputar-se.

Qual é a data do ajuizamento?

Boa Tarde, essa é a data do ajuizamento, é quando o processo é distribuído para uma das varas ou juizados, no fórum municipal onde foi protocolada a ação/processo.

Quanto tempo prescreve a dívida ativa?

A dívida ativa prescreve em cinco anos. No entanto, vale ficar atento, pois há casos em que há a paralisação da prescrição. Os casos mais comuns que interrompem a prescrição são: citação judicial para conhecimento de uma execução fiscal, protesto judicial e o reconhecimento da dívida pelo devedor.

Artigo anterior
Quem é o dono da Sequoia?
Artigo seguinte
Quantos pacotes de cigarro Eight vem numa caixa?